PGM 01 - LEGENDADO - INTRODUÇÃO PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN INICIA O CURSO TRATANDO DO MÉTODO CIENTÍFICO, GRANDEZAS FÍSICAS FUNDAMENTAIS E ANÁLISE DIMENSIONAL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN INICIA O CURSO TRATANDO DO MÉTODO CIENTÍFICO, GRANDEZAS FÍSICAS FUNDAMENTAIS E ANÁLISE DIMENSIONAL.
NESTA PRIMEIRA AULA, A PROFESSORA GABRIELLA PELLEGRINO APRESENTA O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE I, QUE ABORDARÁ A CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS DA AMÉRICA ESPANHOLA NO SÉCULO 19. ELA FALA DA BIBLIOGRAFIA QUE SERÁ UTILIZADA E DÁ UM PEQUENO RESUMO DOS TEMAS QUE SERÃO ESTUDADOS, COMO AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA HISPANO-AMERICANAS E A FIGURA DE SIMÓN BOLÍVAR.
O GERENTE DE PROJETOS, ESPECIALISTA EM PMO (PROJECT MANAGEMENT OFFICE), É UM PROFISSIONAL CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPE PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM DIVERSAS ÁREAS.
A ANTROPÓLOGA MANUELA CARNEIRO DA CUNHA, PESQUISADORA DO CEBRAP E PROFESSORA EMÉRITA DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS NA PRESERVAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE BRASILEIRA. ELA EXPLICA COMO ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS OS PROJETOS-PILOTOS DE PESQUISA SOBRE O TEMA, QUE AGORA CONTAM COM O APOIO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. PARA A ANTROPÓLOGA, ESSES PROJETOS-PILOTOS SERVIRÃO DE EXEMPLO DE COMO É POSSÍVEL A COLABORAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E LOCAIS, CAPAZES DE DAR GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE PLANTAS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN INICIA O CURSO TRATANDO DO MÉTODO CIENTÍFICO, GRANDEZAS FÍSICAS FUNDAMENTAIS E ANÁLISE DIMENSIONAL.
Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.
O PROGRAMA MOSTRA COMO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PASSOU A FAZER PARTE DA SALA DE AULA E COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS SE DESENVOLVEU CONFORME A HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO. PROFESSORES ESTUDIOSOS DO TEMA FALARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USAR EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. PARA MOSTRAR COMO ISSO ACONTECE NA REALIDADE ESCOLAR, A EQUIPE DA UNIVESP TV FOI CONHECER OS TRABALHOS DA EMEF JARDIM DA CONQUISTA, EM SÃO PAULO, ESCOLA QUE BUSCOU TREINAMENTO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
A PRIMEIRA PARTE DO DOCUMENTARIO,RELATA A EXPERIENCIA DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DA INDONÉSIA E DO MÉXICO, PAÍSES DE CARACTERISTICAS TOTALMENTE OPOSTAS,MAS QUE INVESTIRAM NA INFORMACAO E APRESENTAM RESULTADOS SATISFATORIOS.A INDONESIA APOSTOU NA APROXIMACAO COM A COMUNIDADE ,LEVANDO INFORMACAO E SERVICOS A SUAS 67 MIL COMUNIDADES. O MEXICO INVESTIU NA RECONHECIDA FORCA DA MIDIA,DESENVOLVENDO CAMPANHAS EDUCATIVAS PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS E ADOLESCENTES.
NESTA PRIMEIRA AULA, A PROFESSORA GABRIELLA PELLEGRINO APRESENTA O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE I, QUE ABORDARÁ A CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS DA AMÉRICA ESPANHOLA NO SÉCULO 19. ELA FALA DA BIBLIOGRAFIA QUE SERÁ UTILIZADA E DÁ UM PEQUENO RESUMO DOS TEMAS QUE SERÃO ESTUDADOS, COMO AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA HISPANO-AMERICANAS E A FIGURA DE SIMÓN BOLÍVAR.
NESTA 1ª AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ (PROFESSOR DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNICAMP E DIRETOR CIENTÍFICO DA FAPESP) NOS ENSINA QUE O PRINCIPAL EFEITO DA MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL É O AQUECIMENTO GLOBAL, ISTO É, A TEMPERATURA DO NOSSO PLANETA ESTÁ SE ELEVANDO POUCO A POUCO. PARA QUE NÓS POSSAMOS ENTENDER COMO ISSO ESTÁ ACONTECENDO, O PROFESSOR IRÁ NOS MOSTRAR QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DETERMINAM A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA. PARA ISSO, ELE UTILIZARÁ CONCEITOS SIMPLES DE TERMOLOGIA, ESTUDADOS NAS AULAS DE FÍSICA DO COLEGIAL. ASSIM, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE O PLANETA TERRA ESTÁ EM EQUILÍBRIO TÉRMICO, A ENERGIA QUE ENTRA NO PLANETA DEVE SER IGUAL A QUE SAI. ENTÃO, A ENERGIA DO SOL QUE ENTRA NA TERRA, MENOS A ENERGIA DO SOL QUE É REFLETIDA, DEVE SER IGUAL A ENERGIA QUE A TERRA IRRADIA, MENOS A ENERGIA QUE AS MOLÉCULAS DE EFEITO ESTUFA DA ATMOSFERA ABSORVEM. ASSIM, O PROFESSOR BRITO CHEGARÁ A UMA FÓRMULA SIMPLES PARA CALCULAR A ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DO PLANETA TERRA.
Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.
O PROFESSOR SÉRGIO ROSSO, DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP EXPLICA O CONCEITO DE ZONAÇÃO E MOSTRA EXEMPLOS PRÁTICOS DE FATORES QUE INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO DOS ORGANISMOS EM UM COSTÃO ROCHOSO EM SÃO SEBASTIÃO, NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO.
TENDO EM VISTA A PRÓPRIA DEFINIÇÃO QUE O BAUDELAIRE DÁ 'A ARTE - METADE CONTINGENTE, METADE ABSOLUTA - A AULA QUE ACONTECE SOB O TEMA "O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA" TENTA ESCLARECER COMO O POETA, QUE É ENTÃO UM INDIVÍDUO SINGULAR DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SE POSICIONA DIANTE DA REALIDADE. A PERGUNTA QUE SE COLOCA, E QUE O PROFESSOR BUSCA RESPONDER: É POSSÍVEL NA MODERNIDADE, NAS CONDIÇÕES DA MODERNIDADE, ENCONTRAR-SE COMO SINGULAR?
A AULA VISA UMA APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDOS DA LITERATURA COMPARADA (EM GERAL) DESDE A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO DISCIPLINA ACADÊMICA, NO FINAL DO SÉCULO XIX, ATÉ A SUA "CRISE", TAL COMO APONTADA POR RENÉ WELLEK NOS ANOS 1950, EXPLICITANDO SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E A SUA REFORMULAÇÃO.
ESTA AULA APRESENTA E DISCUTE QUESTÕES RELATIVAS À HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES NATIVAS DA AMÉRICA, À ÉPOCA DA CHEGADA AO CONTINENTE DOS PRIMEIROS EUROPEUS, BEM COMO AS IMPLICAÇÕES DESSA HISTÓRIA EM TERMOS DO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS, HIERÁRQUICAS E CONFLITUOSAS ENTRE AS CULTURAS AMERÍNDIAS E A EUROPEIA AO LONGO DOS SÉCULOS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN INICIA O CURSO TRATANDO DO MÉTODO CIENTÍFICO, GRANDEZAS FÍSICAS FUNDAMENTAIS E ANÁLISE DIMENSIONAL.
NESTA PRIMEIRA AULA, A PROFESSORA GABRIELLA PELLEGRINO APRESENTA O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE I, QUE ABORDARÁ A CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS DA AMÉRICA ESPANHOLA NO SÉCULO 19. ELA FALA DA BIBLIOGRAFIA QUE SERÁ UTILIZADA E DÁ UM PEQUENO RESUMO DOS TEMAS QUE SERÃO ESTUDADOS, COMO AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA HISPANO-AMERICANAS E A FIGURA DE SIMÓN BOLÍVAR.
O PROGRAMA MOSTRA COMO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PASSOU A FAZER PARTE DA SALA DE AULA E COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS SE DESENVOLVEU CONFORME A HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO. PROFESSORES ESTUDIOSOS DO TEMA FALARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USAR EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. PARA MOSTRAR COMO ISSO ACONTECE NA REALIDADE ESCOLAR, A EQUIPE DA UNIVESP TV FOI CONHECER OS TRABALHOS DA EMEF JARDIM DA CONQUISTA, EM SÃO PAULO, ESCOLA QUE BUSCOU TREINAMENTO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.