PGM 04 - LEGENDADO - ESCALARES E VETORES
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA AS GUERRAS QUE CULMINARAM NA INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA LATINA. NESTA AULA, ELA FALA DA INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA INVASÃO DE NAPOLEÃO À PENÍNSULA IBÉRIA NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS. ELA TAMBÉM INTRODUZ O CONTEÚDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO.
O PROFESSOR DOUTOR ROMERO TORI, COORDENADOR DO INTERLAB - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, FALA SOBRE AS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE PODEM SER EMPREGADAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. NESTA PALESTRA, "OS LIMITES DO VIRTUAL NA EDUCAÇÃO REAL", ROMERO TORI COMEÇA DISCUTINDO O QUE É O VIRTUAL E COLOCA OS PRINCIPAIS PARADIGMAS TECNOLÓGICOS QUE PODEM IMPACTAR NA EDUCAÇÃO NOS PRÓXIMOS ANOS.
INÉDITA NO BRASIL, A EXPOSIÇÃO GAUDÍ: BARCELONA, 1900 REÚNE 46 MAQUETES ORIGINAIS E 25 PEÇAS ENTRE OBJETOS E MOBILIÁRIOS CRIADOS PELO MESTRE CATALÃO QUE SE INSPIRAVA NA NATUREZA PARA CONCEBER SUAS CRIAÇÕES. AS MAQUETES REVELAM OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E ESTUDOS REALIZADOS POR ANTONI GAUDÍ PARA A CONSTRUÇÃO DE OBRAS MONUMENTAIS COMO A SAGRADA FAMÍLIA E PARQUE GÜELL, ENTRE OUTROS PROJETOS ARQUITETÔNICOS DO ARTISTA QUE INSTAURARAM UMA ESTÉTICA DE MODERNIZAÇÃO DE BARCELONA NOS ANOS 1900.
O PROFESSOR SÉRGIO ROSSO, DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP EXPLICA O CONCEITO DE ZONAÇÃO E MOSTRA EXEMPLOS PRÁTICOS DE FATORES QUE INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO DOS ORGANISMOS EM UM COSTÃO ROCHOSO EM SÃO SEBASTIÃO, NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO.
TENDO EM VISTA A PRÓPRIA DEFINIÇÃO QUE O BAUDELAIRE DÁ 'A ARTE - METADE CONTINGENTE, METADE ABSOLUTA - A AULA QUE ACONTECE SOB O TEMA "O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA" TENTA ESCLARECER COMO O POETA, QUE É ENTÃO UM INDIVÍDUO SINGULAR DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SE POSICIONA DIANTE DA REALIDADE. A PERGUNTA QUE SE COLOCA, E QUE O PROFESSOR BUSCA RESPONDER: É POSSÍVEL NA MODERNIDADE, NAS CONDIÇÕES DA MODERNIDADE, ENCONTRAR-SE COMO SINGULAR?
O PROGRAMA EXPOSIÇÕES REGISTRA A MOSTRA QUE REÚNE 70 OBRAS DA ARTISTA ANITA MALFATTI, CONSIDERADA A PRECURSORA DO MOVIMENTO MODERNISTA NO BRASIL. REALIZADA NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO, A EXPOSIÇÃO EXIBE DESENHOS E PINTURAS QUE ILUSTRAM RETRATOS, PAISAGENS E NUS DE TRÊS FASES DISTINTAS DA TRAJETÓRIA DA ARTISTA, AO LADO DE FOTOGRAFIAS, CARTAS E CATÁLOGOS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.
O 1. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - FE-USP REÚNE NOMES IMPORTANTES PARA TRATAR DO TEMA. AS PROFESSORAS PESQUISADORAS LISETE ARELARO (FE-USP), MÁRCIA MALAVASI (FE-UNICAMP) E MANUELA TERRASÊCA (UNIVERSIDADE DO PORTO) TRAZEM VISÕES CRÍTICAS E HISTÓRICAS SOBRE O MODO DE AVALIAR OS ALUNOS E AS POSTURAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO E A AVALIAÇÃO EM PORTUGAL HOJE SÃO OS ASSUNTOS PRINCIPAIS DAS TRÊS PARTICIPANTES.
O PROJETO CALENDÁRIO, ONDE ALUNOS DO SEGUNDO ANO OBSERVAM SEMANALMENTE A SOMBRA DE UM PONTO DA ESCOLA, SERVE COMO PONTO DE PARTIDA DO PROGRAMA. ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES FERNANDO PAIXÃO E JORGE MEGID, DA UNICAMP, E MYRIAM KRASILCHIK, DA USP, ABORDARAM ASSUNTOS RELACIONADOS A MÉTODOS E TÉCNICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA FINALIZAR, A EQUIPE ACOMPANHOU UMA ATIVIDADE DE AGRUPAMENTO DE FIGURAS DE ANIMAIS DE ALUNOS DE 5 ANOS.
A PRIMEIRA AULA DO CURSO FOI DIVIDIDA EM DOIS PROGRAMAS. A PROFESSORA MARISA FLÓRIDO CESAR FAZ UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DO ATELIÊ DESDE A IDADE MÉDIA, PASSANDO AO SÉC. XVI, COM A ÊNFASE NO ATELIÊ LAICO, E CHEGANDO ATÉ O SÉCULO XX. ELA ANALISA AS EXPANSÕES E OS DESDOBRAMENTOS DOS ATELIÊS ARTÍSTICOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA AS GUERRAS QUE CULMINARAM NA INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA LATINA. NESTA AULA, ELA FALA DA INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA INVASÃO DE NAPOLEÃO À PENÍNSULA IBÉRIA NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS. ELA TAMBÉM INTRODUZ O CONTEÚDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO.
NESSA 4ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM MEDIR A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DE HOJE ATÉ 800 MIL ANOS ATRÁS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE BOLHAS DE AR QUE FICARAM PRESAS NO GELO DE REGIÕES POLARES. ASSIM, FOI POSSÍVEL DESCOBRIR QUE NUNCA NA HISTÓRIA DO PLANETA TERRA HOUVE TANTO CO2 NA ATMOSFERA COMO EXISTE HOJE. NENHUM EVENTO NATURAL CAUSOU TANTO AUMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA QUANTO A AÇÃO ANTROPOGÊNICA. TODO ESSE GÁS CARBÔNICO PASSOU A SER LIBERADO NA ATMOSFERA A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, DEVIDO À GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO PARA O FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS, E MAIS TARDE DO AUTOMÓVEL. ATUALMENTE, OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELAS EMISSÕES DE GEE NO MUNDO SÃO A CHINA EM PRIMEIRO LUGAR, OS EUA EM SEGUNDO E A UNIÃO EUROPÉIA EM TERCEIRO. O BRASIL OCUPA UMA CONFORTÁVEL POSIÇÃO EM 18º LUGAR DEVIDO AO USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS, COMO AS HIDROELÉTRICAS E O ETANOL. PORÉM, DEIXA A DESEJAR QUANDO O ASSUNTO É O USO DA ENERGIA COM EFICIÊNCIA. O DESAFIO DA HUMANIDADE HOJE É PESQUISAR E DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE GERAR ENERGIA QUE NÃO DEPENDAM DO PETRÓLEO E NÃO LIBEREM CO2 NA ATMOSFERA.
Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
OS ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODEM SER CONSIDERADOS UMA SUB-ÁREA DA LITERATURA COMPARADA, CUJA ESPECIFICIDADE RESIDE EM SEU OBJETO (OS SISTEMAS LITERÁRIOS EM PORTUGUÊS) E EM ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE SERÃO DISCUTIDOS NESTA SESSÃO.
O FOCO DESTA AULA É O PROCESSO DE EXPANSÃO MATERIAL E CULTURAL DA CHAMADA ECONOMIA-MUNDO EUROPEIA NOS SÉCULOS XV E XVI, DESTACANDO OS PAPÉIS ESPECÍFICOS NELE DESEMPENHADOS POR PORTUGAL E PELO CONTINENTE AMERICANO.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA AS GUERRAS QUE CULMINARAM NA INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA LATINA. NESTA AULA, ELA FALA DA INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA INVASÃO DE NAPOLEÃO À PENÍNSULA IBÉRIA NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS. ELA TAMBÉM INTRODUZ O CONTEÚDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO.
O PROJETO CALENDÁRIO, ONDE ALUNOS DO SEGUNDO ANO OBSERVAM SEMANALMENTE A SOMBRA DE UM PONTO DA ESCOLA, SERVE COMO PONTO DE PARTIDA DO PROGRAMA. ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES FERNANDO PAIXÃO E JORGE MEGID, DA UNICAMP, E MYRIAM KRASILCHIK, DA USP, ABORDARAM ASSUNTOS RELACIONADOS A MÉTODOS E TÉCNICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA FINALIZAR, A EQUIPE ACOMPANHOU UMA ATIVIDADE DE AGRUPAMENTO DE FIGURAS DE ANIMAIS DE ALUNOS DE 5 ANOS.