PGM 06 - LEGENDADO - MOVIMENTO EM 2D E 3D PARTE 2
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
NESTA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO SEGUE COM A HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO VICE-REINO DO RIO DA PRATA E A CHEGADA DO GENERAL SAN MARTIN A BUENOS AIRES. SAN MARTIN VAI ORGANIZAR UM EXÉRCITO PATRIÓTICO COM OBJETIVO DE LIBERTAR O VICE-REINO DA ESPANHA. SAN MARTIN TAMBÉM NEGOCIA COM ETNIAS INDÍGENAS PARA QUE SEU EXÉRCITO CONSIGA ATRAVESSAR OS ANDES PARA PROMOVER A INDEPENDÊNCIA DO CHILE. A PROFESSORA TAMBÉM EXPLICA O MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI.
A AULA VISA UMA APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDOS DA LITERATURA COMPARADA (EM GERAL) DESDE A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO DISCIPLINA ACADÊMICA, NO FINAL DO SÉCULO XIX, ATÉ A SUA "CRISE", TAL COMO APONTADA POR RENÉ WELLEK NOS ANOS 1950, EXPLICITANDO SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E A SUA REFORMULAÇÃO.
PALESTRA REALIZADA PELO PROFESSOR JOSÉ GOLDEMBERG NO VIII WORKSHOP DE EDUCAÇÃO E PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O TEMA "ÁGUA, CLIMA E ENERGIA: PROBLEMAS E DESAFIOS".O EVENTO ACONTECEU NA USP, EM SÃO PAULO, EM MARÇO DE 2015. ESPECIALISTAS DISCUTIRAM SOLUÇÕES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DIANTE DAS CRISES DE ABASTECIMENTO NO PAÍS E A MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL.
INÉDITA NO BRASIL, A EXPOSIÇÃO GAUDÍ: BARCELONA, 1900 REÚNE 46 MAQUETES ORIGINAIS E 25 PEÇAS ENTRE OBJETOS E MOBILIÁRIOS CRIADOS PELO MESTRE CATALÃO QUE SE INSPIRAVA NA NATUREZA PARA CONCEBER SUAS CRIAÇÕES. AS MAQUETES REVELAM OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E ESTUDOS REALIZADOS POR ANTONI GAUDÍ PARA A CONSTRUÇÃO DE OBRAS MONUMENTAIS COMO A SAGRADA FAMÍLIA E PARQUE GÜELL, ENTRE OUTROS PROJETOS ARQUITETÔNICOS DO ARTISTA QUE INSTAURARAM UMA ESTÉTICA DE MODERNIZAÇÃO DE BARCELONA NOS ANOS 1900.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIA DAS DESIGUALDADES, COMO O BRASIL MUDOU NOS ÚLTIMOS 50 ANOS" ACONTECEU EM JUNHO DE 2015. O LIVRO REÚNE CATORZE ENSAIOS QUE DESCREVEM UM PANORAMA COMPLEXO DAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2010, E É RESULTADO DE DOIS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DA EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. OS ARTIGOS FORAM FEITOS USANDO COMO BASE OS DADOS ESTATÍSTICOS DOS CENSOS DO IBGE LEVANTADOS NO PERÍODO, E ESTÃO DIVIDIDOS EM CINCO EIXOS CENTRAIS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA; EDUCAÇÃO E RENDA; POLÍTICAS PÚBLICAS; DEMOGRAFIA; MERCADO DE TRABALHO.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
NA PRIMEIRA PARTE, PEDRO MEIRA INICIA O COLÓQUIO COM UMA DEFINIÇÃO DE SÍNCOPA QUE, SEGUNDO ELE, APONTA PARA UMA CONDIÇÃO DE QUEBRA, UM DESVIO DA ORDEM ESTABELECIDA. ESTA ORDEM ESTABELECIDA A QUE ELE SE REFERE COMEÇA PELA MÚSICA, CAMINHA PELA DANÇA E ENTRA NO PENSAMENTO. O PROFESSOR DE PRINCETON PRETENDE ENTENDER SE UMA REFLEXÃO SOBRE A SÍNCOPA AJUDARIA A COMPREENDER DE FORMA MAIS DENSA AS DINÂMICAS CULTURAIS A PARTIR DA MÚSICA E DA DANÇA.
O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE ACONTECER FORA DA ESCOLA? O QUE O PROFESSOR PODE EXTRAIR E APROVEITAR DE UMA EXCURSÃO OU PASSEIO ESCOLAR? A UNIVESP TV FOI AO INTERIOR DO ESTADO DE SP PARA CONHECER A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NELSON RODRIGUES, EM SÃO MIGUEL ARCANJO. AS PROFESSORAS FERNANDA E MICHELE LEVAM OS ALUNOS A AMBIENTES EDUCATIVOS DIFERENTES PARA APRENDER E DISCUTIR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS QUE PLANEJARAM. AS EXCURSÕES FAZEM PARTE DA AGENDA DA ESCOLA E ESTÃO EM PAUTA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A POLUIÇÃO DOS RIOS. JÁ A PROFESSORA CIRLENE, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DIADEMA, MOSTRA UM OUTRO EXEMPLO: A SUA TURMA FOI SORTEADA PARA VISITAR O CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, EM SÃO PAULO. ELA TENTA APROVEITAR O APRENDIZADO DO ESPAÇO, VOLTADO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA, LIGANDO-O AO CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA. PARA COMENTAR O ASSUNTO, O CONVIDADO FOI PAULO CÉSAR GOMES, PESQUISADOR E PROFESSOR DA UNESP DE BOTUCATU.
Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.
NESTA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO SEGUE COM A HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO VICE-REINO DO RIO DA PRATA E A CHEGADA DO GENERAL SAN MARTIN A BUENOS AIRES. SAN MARTIN VAI ORGANIZAR UM EXÉRCITO PATRIÓTICO COM OBJETIVO DE LIBERTAR O VICE-REINO DA ESPANHA. SAN MARTIN TAMBÉM NEGOCIA COM ETNIAS INDÍGENAS PARA QUE SEU EXÉRCITO CONSIGA ATRAVESSAR OS ANDES PARA PROMOVER A INDEPENDÊNCIA DO CHILE. A PROFESSORA TAMBÉM EXPLICA O MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI.
NESSA 4ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM MEDIR A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DE HOJE ATÉ 800 MIL ANOS ATRÁS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE BOLHAS DE AR QUE FICARAM PRESAS NO GELO DE REGIÕES POLARES. ASSIM, FOI POSSÍVEL DESCOBRIR QUE NUNCA NA HISTÓRIA DO PLANETA TERRA HOUVE TANTO CO2 NA ATMOSFERA COMO EXISTE HOJE. NENHUM EVENTO NATURAL CAUSOU TANTO AUMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA QUANTO A AÇÃO ANTROPOGÊNICA. TODO ESSE GÁS CARBÔNICO PASSOU A SER LIBERADO NA ATMOSFERA A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, DEVIDO À GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO PARA O FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS, E MAIS TARDE DO AUTOMÓVEL. ATUALMENTE, OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELAS EMISSÕES DE GEE NO MUNDO SÃO A CHINA EM PRIMEIRO LUGAR, OS EUA EM SEGUNDO E A UNIÃO EUROPÉIA EM TERCEIRO. O BRASIL OCUPA UMA CONFORTÁVEL POSIÇÃO EM 18º LUGAR DEVIDO AO USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS, COMO AS HIDROELÉTRICAS E O ETANOL. PORÉM, DEIXA A DESEJAR QUANDO O ASSUNTO É O USO DA ENERGIA COM EFICIÊNCIA. O DESAFIO DA HUMANIDADE HOJE É PESQUISAR E DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE GERAR ENERGIA QUE NÃO DEPENDAM DO PETRÓLEO E NÃO LIBEREM CO2 NA ATMOSFERA.
Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha
A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.
RICARDO III, UM HOMEM COMPLEXADO COM A PRÓPRIA APARÊNCIA, SE VÊ EM MEIO À FÚRIA E À FOME DE PODER ENTRE SEUS RIVAIS. ESCRITO PELO POETA E DRAMATURGO INGLÊS WILLIAM SHAKESPEARE. A OBRA É UM DRAMA BASEADO NA HISTÓRIA DO REI RICARDO III DA INGLATERRA E CONTA A HISTÓRIA DA AMBICIOSA DISPUTA ENTRE AS FAMÍLIAS YORK E LANCASTER. O ESPETÁCULO FOI ENCENADO EM 2013 NO TEATRO JOÃO CAETANO, EM SÃO PAULO E FAZ PARTE DO PROJETO 39 SHAKESPEARE. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JORGE LOURAÇO, DIREÇÃO DE MARCELO LAZZARATTO E NO ELENCO, CHICO CARVALHO E MAYARA MAGRI.
INÉDITA NO BRASIL, A EXPOSIÇÃO GAUDÍ: BARCELONA, 1900 REÚNE 46 MAQUETES ORIGINAIS E 25 PEÇAS ENTRE OBJETOS E MOBILIÁRIOS CRIADOS PELO MESTRE CATALÃO QUE SE INSPIRAVA NA NATUREZA PARA CONCEBER SUAS CRIAÇÕES. AS MAQUETES REVELAM OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E ESTUDOS REALIZADOS POR ANTONI GAUDÍ PARA A CONSTRUÇÃO DE OBRAS MONUMENTAIS COMO A SAGRADA FAMÍLIA E PARQUE GÜELL, ENTRE OUTROS PROJETOS ARQUITETÔNICOS DO ARTISTA QUE INSTAURARAM UMA ESTÉTICA DE MODERNIZAÇÃO DE BARCELONA NOS ANOS 1900.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
NESTA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO SEGUE COM A HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO VICE-REINO DO RIO DA PRATA E A CHEGADA DO GENERAL SAN MARTIN A BUENOS AIRES. SAN MARTIN VAI ORGANIZAR UM EXÉRCITO PATRIÓTICO COM OBJETIVO DE LIBERTAR O VICE-REINO DA ESPANHA. SAN MARTIN TAMBÉM NEGOCIA COM ETNIAS INDÍGENAS PARA QUE SEU EXÉRCITO CONSIGA ATRAVESSAR OS ANDES PARA PROMOVER A INDEPENDÊNCIA DO CHILE. A PROFESSORA TAMBÉM EXPLICA O MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI.
O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE ACONTECER FORA DA ESCOLA? O QUE O PROFESSOR PODE EXTRAIR E APROVEITAR DE UMA EXCURSÃO OU PASSEIO ESCOLAR? A UNIVESP TV FOI AO INTERIOR DO ESTADO DE SP PARA CONHECER A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NELSON RODRIGUES, EM SÃO MIGUEL ARCANJO. AS PROFESSORAS FERNANDA E MICHELE LEVAM OS ALUNOS A AMBIENTES EDUCATIVOS DIFERENTES PARA APRENDER E DISCUTIR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS QUE PLANEJARAM. AS EXCURSÕES FAZEM PARTE DA AGENDA DA ESCOLA E ESTÃO EM PAUTA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A POLUIÇÃO DOS RIOS. JÁ A PROFESSORA CIRLENE, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DIADEMA, MOSTRA UM OUTRO EXEMPLO: A SUA TURMA FOI SORTEADA PARA VISITAR O CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, EM SÃO PAULO. ELA TENTA APROVEITAR O APRENDIZADO DO ESPAÇO, VOLTADO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA, LIGANDO-O AO CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA. PARA COMENTAR O ASSUNTO, O CONVIDADO FOI PAULO CÉSAR GOMES, PESQUISADOR E PROFESSOR DA UNESP DE BOTUCATU.