PGM 09 - LEGENDADO - FORÇA E MOVIMENTO II PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
NESTA PRIMEIRA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA EXPLICA COMO A HISTORIOGRAFIA DISCUTE O CONCEITO DE REVOLUÇÃO NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS NA AMÉRICA. MUITOS AUTORES QUESTIONAM O CARÁTER REVOLUCIONÁRIO DESTES MOVIMENTOS PORQUE CONSIDERAM QUE NÃO HOUVE RUPTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DEPOIS DA EMANCIPAÇÃO DESTES ESTADOS.
A PRIMEIRA AULA DO CURSO FOI DIVIDIDA EM DOIS PROGRAMAS. A PROFESSORA MARISA FLÓRIDO CESAR FAZ UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DO ATELIÊ DESDE A IDADE MÉDIA, PASSANDO AO SÉC. XVI, COM A ÊNFASE NO ATELIÊ LAICO, E CHEGANDO ATÉ O SÉCULO XX. ELA ANALISA AS EXPANSÕES E OS DESDOBRAMENTOS DOS ATELIÊS ARTÍSTICOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
NESTA AULA DO CURSO USP DE OCEANOGRAFIA, A PROFESSORA ANA MARIA VANIN, DO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO, EXPLICA O QUE É BENTOS E APRESENTA CONCEITOS QUE AJUDAM A COMPREENDER A ECOLOGIA DOS DIFERENTES ECOSSISTEMAS DO SUBSTRATO OCEÂNICO.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.
A AULA VISA UMA APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDOS DA LITERATURA COMPARADA (EM GERAL) DESDE A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO DISCIPLINA ACADÊMICA, NO FINAL DO SÉCULO XIX, ATÉ A SUA "CRISE", TAL COMO APONTADA POR RENÉ WELLEK NOS ANOS 1950, EXPLICITANDO SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E A SUA REFORMULAÇÃO.
NESTA SEGUNDA PARTE DA AULA, O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA ABORDA QUESTÕES RELATIVAS À HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES NATIVAS DA AMÉRICA A PARTIR DO ENCONTRO COM OS COLONIZADORES EUROPEUS. ELE DESTACA A DIVISÃO DICOTÔMICA E A SIMPLIFICAÇÃO ETNOCÊNTRICA DOS HABITANTES DO NOVO MUNDO SOB O PONTO DE VISTA DO EUROPEU, ASSIM COMO A LIMITAÇÃO DA ESCOLHA DE DETERMINADOS PONTOS DE VISTA AO ANALISAR O ENCONTRO COM A POPULAÇÃO INDÍGENA.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
DE QUE FORMA É POSSÍVEL FALAR DE HEROÍSMO DA MODERNIDADE? NA ÚLTIMA AULA DO CURSO DE FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA FALA SOBRE A ATRIBUIÇÃO DO SIGNIFICADO DE VALOR DA MODERNIDADE POR VIA DA POÉTICA DE BAUDELAIRE. O PROFESSOR UTILIZA, ENTRE OUTRAS REFERÊNCIAS, TRECHOS DE TEXTOS DO FILÓSOFOS WALTER BENJAMIN E MICHEL FOUCAULT QUE DISCUTEM A OBRA DE BAUDELAIRE.
NESTA PRIMEIRA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA EXPLICA COMO A HISTORIOGRAFIA DISCUTE O CONCEITO DE REVOLUÇÃO NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS NA AMÉRICA. MUITOS AUTORES QUESTIONAM O CARÁTER REVOLUCIONÁRIO DESTES MOVIMENTOS PORQUE CONSIDERAM QUE NÃO HOUVE RUPTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DEPOIS DA EMANCIPAÇÃO DESTES ESTADOS.
NESTA AULA DO CURSO USP DE OCEANOGRAFIA, A PROFESSORA ANA MARIA VANIN, DO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO, EXPLICA O QUE É BENTOS E APRESENTA CONCEITOS QUE AJUDAM A COMPREENDER A ECOLOGIA DOS DIFERENTES ECOSSISTEMAS DO SUBSTRATO OCEÂNICO.
A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.
USAR CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SÓ PROFISSÃO? É O QUE O BIOINFORMATA FAZ.
NESTE PRIMEIRO EPISÓDIO, CHICO APRESENTA O TEMA QUE PRETENDE DESENVOLVER NO MESTRADO: A COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NO VIOLÃO E A CANÇÃO.
EM SUA AULA NO CICLO DE ARTES VISUAIS PROMOVIDO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA USP, A HISTORIADORA LILIA SCHWARCZ TRAÇA UM RETRATO SINGULAR DO PINTOR FRANCÊS NICOLAS- ANTOINE TAUNAY. NOS CINCO ANOS QUE PASSOU NO BRASIL A PARTIR DE 1816 ELE PRODUZIU CERCA DE 30 TELAS, E EM QUASE TODAS ELAS REPRESENTOU A NATUREZA E A ESCRAVIDÃO. TAUNAY REPRESENTAVA OS ESCRAVOS BRASILEIROS COMO PEQUENAS FIGURAS, SEMPRE NO PRIMEIRO PLANO DAS TELAS, E SEMPRE OCUPADOS COM ALGUMA TAREFA. NA SEGUNDA PARTE DE SUA AULA A HISTORIADORA LILIA SCHWARCZ MOSTRA QUE O GOSTO PELOS DETALHES APARECE TAMBÉM NAS OBRAS QUE ELE PRODUZIU NA FRANÇA, QUANDO PINTAVA PARA A CORTE DE NAPOLEÃO.
NOS ANOS 2000, BENJAMIN ABDALA JR., UM DOS PRECURSORES DOS ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, PROPÔS OS CONCEITOS DE "SOLIDARIEDADE" E DE "MACROSSISTEMA LITERÁRIO" COMO BASE DO COMPARATISMO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA. A AULA VISA A DISCUTIR ESSA E OUTRAS PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS NESSE CAMPO ACADÊMICO.
OS ANOS INICIAIS DE PRESENÇA EUROPEIA NA AMÉRICA DO SUL SÃO ABORDADOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DAS PRIMEIRAS FORMAS ECONÔMICAS E POLÍTICAS DE EXPLORAÇÃO DA TERRA.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
NESTA PRIMEIRA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA EXPLICA COMO A HISTORIOGRAFIA DISCUTE O CONCEITO DE REVOLUÇÃO NOS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS NA AMÉRICA. MUITOS AUTORES QUESTIONAM O CARÁTER REVOLUCIONÁRIO DESTES MOVIMENTOS PORQUE CONSIDERAM QUE NÃO HOUVE RUPTURAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DEPOIS DA EMANCIPAÇÃO DESTES ESTADOS.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA? QUEM RESPONDE SÃO AS PESQUISADORAS MARIA ELISABETH DE ALMEIDA, DA PUC DE SÃO PAULO, E ROSELI LOPES, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP. PARA ILUSTRAR, MOSTRAMOS A EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO SOCIAL CRIADA PELO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA), NA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA, E TAMBÉM O TRABALHO COM TECNOLOGIAS ENVOLVENDO CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM INDAIATUBA, INTERIOR DO ESTADO.