PGM 24 - LEGENDADO - MOVIMENTO ANGULAR PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN RELACIONA A ENERGIA CINÉTICA DE UM SISTEMA DE PARTÍCULAS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN RELACIONA A ENERGIA CINÉTICA DE UM SISTEMA DE PARTÍCULAS.
NESTA ÚLTIMA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA O ENGANCHE, UMA PRÁTICA QUE POR MUITO TEMPO DOMINOU AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO PERU E TRANSFORMOU A ESTRUTURA DOS PUEBLOS. NESTA ÉPOCA, O PERU CONVIVIA COM DUAS REALIDADES: UMA DA LIMA MODERNA E OUTRA DA SIERRA COM POBREZA E RELAÇÕES DE TRABALHO ARCAICAS. A PROFESSORA TAMBÉM FALA DO GRANDE ÊXODO QUE ACONTECEU NOS ANDES E QUE SUPERPOVOOU A CAPITAL LIMA.
BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESSA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN RELACIONA A ENERGIA CINÉTICA DE UM SISTEMA DE PARTÍCULAS.
O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.
DISCUSSÃO ANALÍTICA DE TRECHOS DO ROMANCE SÃO BERNARDO (1934), DE GRACILIANO RAMOS, À LUZ DO TEXTO DE RAYMUNDO FAORO ESTUDADO ANTERIORMENTE.
OS MODOS PELOS QUAIS OS EUROPEUS VIAM O QUE PARA ELES ERAM TERRAS NOVAS E DESCONHECIDAS PROPICIAM UMA OBSERVAÇÃO DE FORMAS DE PENSAR E VIVER O MUNDO QUE CONSTITUEM UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES DA EXPANSÃO IMPERIAL EUROPEIA PORTUGUESA.
A EQUIPE DA UNIVESP TV VIAJOU ATÉ OS MUNICÍPIOS DE IPORANGA E APIAÍ, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA CONHECER O BAGRE CEGO DE IPORANGA, O PRIMEIRO PEIXE DE CAVERNA DESCRITO NA AMÉRICA DO SUL. PARA ENTENDER MELHOR COMO ESTA ESPÉCIE SE DESENVOLVEU, A REPORTAGEM ENTREVISTOU PESQUISADORES E VISITOU UMA DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, O PETAR.
NO TERCEIRO EPISÓDIO, UMA REUNIÃO COM OS ORIENTADORES. CHICO TERÁ DE ESCOLHER SE ACOLHE INTEGRALMENTE AS SUGESTÕES DE SEUS PROFESSORES.
NESTA ÚLTIMA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA O ENGANCHE, UMA PRÁTICA QUE POR MUITO TEMPO DOMINOU AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO PERU E TRANSFORMOU A ESTRUTURA DOS PUEBLOS. NESTA ÉPOCA, O PERU CONVIVIA COM DUAS REALIDADES: UMA DA LIMA MODERNA E OUTRA DA SIERRA COM POBREZA E RELAÇÕES DE TRABALHO ARCAICAS. A PROFESSORA TAMBÉM FALA DO GRANDE ÊXODO QUE ACONTECEU NOS ANDES E QUE SUPERPOVOOU A CAPITAL LIMA.
BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESSA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.
O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.
DANDO CONTINUIDADE À AULA SOBRE; ATELIÊS EXPANDIDOS NO BRASIL, MARISA FLÓRIDO CESAR, DA ESCOLA DE BELAS ARTES - UFRJ, APRESENTA LOCAIS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS DESTACANDO OS CASOS DOS BRASILEIROS LETÍCIA PARENTE, CARLOS ZÍLIO, ANDRÉ SANTANGELO, BEATRIZ LEMOS E CRISTINA RIBAS.
Este programa tem como tema a Tristeza. A coordenação é da filósofa Márcia Tiburi, da Unisinos, e a curadoria é do professor Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
DISCUSSÃO DE TRECHOS DO ROMANCE HISTÓRICO A GLORIOSA FAMÍLIA, DO ESCRITOR ANGOLANO PEPETELA, À LUZ DO TEXTO DE JACOB GORENDER ESTUDADO ANTERIORMENTE.
NA TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE DA AULA, UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ATLÂNTICA DO AÇÚCAR E DOS EXPERIMENTOS COM A CULTURA DO AÇÚCAR PELO MUNDO. O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA EXPLICA AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, DO CULTIVO DA CANA ATÉ A OBTENÇÃO DO AÇÚCAR, A UTILIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA LIVRE E ESCRAVA DENTRO DA VASTA GAMA DE TIPOS DE TRABALHO E HIERARQUIAS SOCIAIS PRESENTES NA SOCIEDADE COLONIAL DA CULTURA AÇUCAREIRA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN RELACIONA A ENERGIA CINÉTICA DE UM SISTEMA DE PARTÍCULAS.
NESTA ÚLTIMA PARTE DA AULA, A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO EXPLICA O ENGANCHE, UMA PRÁTICA QUE POR MUITO TEMPO DOMINOU AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO PERU E TRANSFORMOU A ESTRUTURA DOS PUEBLOS. NESTA ÉPOCA, O PERU CONVIVIA COM DUAS REALIDADES: UMA DA LIMA MODERNA E OUTRA DA SIERRA COM POBREZA E RELAÇÕES DE TRABALHO ARCAICAS. A PROFESSORA TAMBÉM FALA DO GRANDE ÊXODO QUE ACONTECEU NOS ANDES E QUE SUPERPOVOOU A CAPITAL LIMA.
A UNIVESP TV VISITA UMA ESCOLA ESTADUAL, CONVERSA COM PROFESSORES E ENTREVISTA OS EDUCADORES FRANCISCO CORDÃO (CNE) E GUIOMAR MELLO (CEE-SP).