PGM 18 (LEGENDADO) - OSCILAÇÕES - PARTE 2
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO ENCERRA A AULA APRESENTANDO O TRABALHO DO ESCRITOR URUGUAIO JOSÉ ENRIQUE RODÓ. ATRAVÉS DA ANÁLISE DA OBRA ARIEL, A PROFESSORA EXPLICA COMO O ESCRITOR CONSTRUIU UM DISCURSO IDENTITÁRIO SOBRE A AMÉRICA PÓS-INDEPENDÊNCIA. NO LIVRO ARIEL, A AMÉRICA LATINA SERIA O ESPELHO DO MUNDO CLÁSSICO GRECO-ROMANO, DA CONTEMPLAÇÃO, DO CULTO ÀS ARTES. ESSA AMÉRICA SE CONTRAPUNHA À AMÉRICA ANGLO-SAXÃ, MATERIALISTA E CALCADA NUMA CULTURA DE RESULTADOS. UM DOS CONSENSOS EM TORNO DE ARIEL É A AFIRMAÇÃO DE QUE O LIVRO FAZIA UMA DEFESA À AMÉRICA LATINA FRENTE À AMEAÇA DA EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS. A PROFESSORA TAMBÉM COLOCA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO SOBRE ARIEL DE RODÓ FEITA PELO HISTORIADOR BRASILEIRO ANTÔNIO MITRE, QUE DEFENDE A TESE DE QUE RODÓ ESCREVEU A OBRA PENSANDO EM UM MOMENTO ESPECÍFICO DO URUGUAI, DURANTE A ONDA DE IMIGRAÇÕES DO SÉCULO 19.
ROMUALDO PORTELA, PROFESSOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP, APRESENTA PERSPECTIVA DE ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE DENTRO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA ISSO, VÁRIOS FATORES SÃO ANALISADOS. A PALESTRA ACONTECEU NO V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO CEDES-UNICAMP.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
O melhor de shows, exposições, teatro, dança e visitas culturais do Estado de São Paulo agora está disponível na palma da mão com o aplicativo digital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado. Tuti e Felipe desvendam dois dos museus mais famosos de São Paulo, o MAC e o MAM, com a ajuda desse aplicativo. Territórios Culturais traz até você a tecnologia aplicada à cultura. Vale a pena conferir!
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
ACOMPANHAMOS A PESQUISA DE CAMPO DE ASTOLFO ARAÚJO EM IPEÚNA, SÃO PAULO. ELE É PROFESSOR DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP E DESENVOLVE UM PROJETO FINANCIADO PELA FAPESP PARA ENTENDER COMO OCORREU A OCUPAÇÃO DOS PALEOÍNDIOS ONDE HOJE É NOSSO ESTADO. PARA ISSO, TRABALHA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA DO CAMARGO, ONDE ENCONTROU MATERIAL LÍTICO, OU SEJA, PEDRA LASCADA PELO HOMEM DO PASSADO COM O INTUITO DE CAÇAR E CORTAR ALIMENTOS.
A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, ABORDA O NACIONALISMO DO SÉCULO XIX NA EUROPA, REFORÇANDO A IDEIA DE UMA CULTURA NACIONAL. A INCORPORAÇÃO DE ELEMENTOS NACIONAIS ÀS ARTES. AS OBRAS COMEÇAM A SER ESCRITAS EM LÍNGUAS ?PERIFÉRICAS? COMO O CHECO, HÚNGARO E RUSSO.
A PARTIR DA LEITURA DE TRECHOS DE OBRAS CLÁSSICAS DE FERNANDO NOVAIS E CAIO PRADO JÚNIOR SOBRE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, E CRÍTICAS HISTORIOGRÁFICAS DE AUTORES COMO CIRO CARDOSO, JOÃO FRAGOSO E MANOLO FLORENTINO, O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA APRESENTA UMA PROPOSTA INTERPRETATIVA PARA O MODELO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL.
RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MACAPÁ, RECIFE, BELO HORIZONTE. O ARTISTA TORNA-SE UMA ESPÉCIE DE MEDIADOR SOCIAL, QUE ATIVA TEMPORARIAMENTE O CONVÍVIO, MOTIVANDO MICRO-ESTRATÉGIAS DE TERRITORIALIZAÇÃO E INTERFERINDO NAS CIDADES, EVOCANDO SITUAÇÕES RÁPIDAS E REVELADORAS, CRIANDO RUÍDOS NA URBANIDADE, AINDA QUE MOMENTANEAMENTE. MARISA FLÓRIDO CONCENTRA-SE, NESTE PROGRAMA FINAL DO CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DA ARTE, EM APRESENTAR PRÁTICAS ARTÍSTICAS BRASILEIRAS COM TRABALHOS DE, ENTRE OUTROS, CARLOS LINHARES, ALEXANDRE VOGLER, TIAGO ROCHA PITA.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO ENCERRA A AULA APRESENTANDO O TRABALHO DO ESCRITOR URUGUAIO JOSÉ ENRIQUE RODÓ. ATRAVÉS DA ANÁLISE DA OBRA ARIEL, A PROFESSORA EXPLICA COMO O ESCRITOR CONSTRUIU UM DISCURSO IDENTITÁRIO SOBRE A AMÉRICA PÓS-INDEPENDÊNCIA. NO LIVRO ARIEL, A AMÉRICA LATINA SERIA O ESPELHO DO MUNDO CLÁSSICO GRECO-ROMANO, DA CONTEMPLAÇÃO, DO CULTO ÀS ARTES. ESSA AMÉRICA SE CONTRAPUNHA À AMÉRICA ANGLO-SAXÃ, MATERIALISTA E CALCADA NUMA CULTURA DE RESULTADOS. UM DOS CONSENSOS EM TORNO DE ARIEL É A AFIRMAÇÃO DE QUE O LIVRO FAZIA UMA DEFESA À AMÉRICA LATINA FRENTE À AMEAÇA DA EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS. A PROFESSORA TAMBÉM COLOCA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO SOBRE ARIEL DE RODÓ FEITA PELO HISTORIADOR BRASILEIRO ANTÔNIO MITRE, QUE DEFENDE A TESE DE QUE RODÓ ESCREVEU A OBRA PENSANDO EM UM MOMENTO ESPECÍFICO DO URUGUAI, DURANTE A ONDA DE IMIGRAÇÕES DO SÉCULO 19.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O melhor de shows, exposições, teatro, dança e visitas culturais do Estado de São Paulo agora está disponível na palma da mão com o aplicativo digital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado. Tuti e Felipe desvendam dois dos museus mais famosos de São Paulo, o MAC e o MAM, com a ajuda desse aplicativo. Territórios Culturais traz até você a tecnologia aplicada à cultura. Vale a pena conferir!
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
PROGRAMA PRODUZIDO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP / UNIVESP TV.
A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.
SINFONIA - PALAVRA QUE VEM DO LATIM SYMPHONIA - SIGNIFICA SOAR EM CONJUNTO, CONCORDÂNCIA. A PROFESSORA DOROTÉA KERR EXPLICA O CONCEITO DE SINFONIA E A SUA IMPORTÂNCIA NA MÚSICA DO SÉCULO XIX. ABORDA, TAMBÉM, O CRESCIMENTO DA MÚSICA ORQUESTRAL E O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DOS INSTRUMENTOS.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA EXPÔS AS CONDIÇÕES DE VIDA DURANTE OS PRIMEIROS VINTE ANOS DO ADVENTO DO OURO EM MINAS GERAIS, NO SÉCULO XVIII. A POPULAÇÃO CRESCIA RAPIDAMENTE NAS VILAS E POVOADOS E NÃO HAVIA ALIMENTOS PARA TODOS. SÓ DE PORTUGAL VINHAM SEIS MIL PESSOAS POR ANO EM BUSCA DO OURO. O MERCADO DE ESCRAVOS TAMBÉM AUMENTAVA. ERAM OS EGRESSOS DO SETOR AÇUCAREIRO, JÁ EM DECLÍNIO, QUE VINHAM PARA TRABALHAR NA MINERAÇÃO.
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO ENCERRA A AULA APRESENTANDO O TRABALHO DO ESCRITOR URUGUAIO JOSÉ ENRIQUE RODÓ. ATRAVÉS DA ANÁLISE DA OBRA ARIEL, A PROFESSORA EXPLICA COMO O ESCRITOR CONSTRUIU UM DISCURSO IDENTITÁRIO SOBRE A AMÉRICA PÓS-INDEPENDÊNCIA. NO LIVRO ARIEL, A AMÉRICA LATINA SERIA O ESPELHO DO MUNDO CLÁSSICO GRECO-ROMANO, DA CONTEMPLAÇÃO, DO CULTO ÀS ARTES. ESSA AMÉRICA SE CONTRAPUNHA À AMÉRICA ANGLO-SAXÃ, MATERIALISTA E CALCADA NUMA CULTURA DE RESULTADOS. UM DOS CONSENSOS EM TORNO DE ARIEL É A AFIRMAÇÃO DE QUE O LIVRO FAZIA UMA DEFESA À AMÉRICA LATINA FRENTE À AMEAÇA DA EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS. A PROFESSORA TAMBÉM COLOCA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO SOBRE ARIEL DE RODÓ FEITA PELO HISTORIADOR BRASILEIRO ANTÔNIO MITRE, QUE DEFENDE A TESE DE QUE RODÓ ESCREVEU A OBRA PENSANDO EM UM MOMENTO ESPECÍFICO DO URUGUAI, DURANTE A ONDA DE IMIGRAÇÕES DO SÉCULO 19.