PGM 03 (LEGENDADO) - CAMPO ELÉTRICO - PARTE 01
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN, DA UNICAMP, DISCUTE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO, DE LINHAS DE FORÇA E CALCULA O CAMPO PARA ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS E CONTÍNUAS DE CARGAS ELÉTRICAS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN, DA UNICAMP, DISCUTE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO, DE LINHAS DE FORÇA E CALCULA O CAMPO PARA ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS E CONTÍNUAS DE CARGAS ELÉTRICAS.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
O GERENTE DE PROJETOS, ESPECIALISTA EM PMO (PROJECT MANAGEMENT OFFICE), É UM PROFISSIONAL CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPE PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM DIVERSAS ÁREAS.
PROGRAMA PRODUZIDO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP / UNIVESP TV.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN, DA UNICAMP, DISCUTE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO, DE LINHAS DE FORÇA E CALCULA O CAMPO PARA ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS E CONTÍNUAS DE CARGAS ELÉTRICAS.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO
O PROGRAMA APRESENTA O LABORATÓRIO DE PALEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR RICARDO TRINDADE FALA SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SEU REGISTRO NAS ROCHAS. NO MESMO LABORATÓRIO, COORDENADO PELA PROFESORA MÁRCIA ERNESTO, TAMBÉM SÃO EFETUADOS ESTUDOS DE ARQUEOMAGNETISMO, QUE USAM O MAGNETISMO REGISTRADO EM TIJOLOS PARA ESTUDAR O CAMPO MAGNÉTICO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS.
CLÉLIA ALVARENGA CRAVEIRO, DA PUC-GOIÁS, FALA DE SUA EXPERIÊNCIA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, QUANDO PODE RELACIONAR A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FREQUÊNCIA ESCOLAR COM O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. A PALESTRA ACONTECEU NO V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO CEDES-UNICAMP.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, EXPLICA OS MEIOS PARA A COMPOSIÇÃO PROGRAMÁTICA E OS RECURSOS MUSICAIS USADOS PELOS COMPOSITORES. NESTA AULA, ELA DÁ DETALHES DA OBRA DE HECTOR BERLIOZ, CONSIDERADO "O PAI" DA MÚSICA PROGRAMÁTICA.
UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA FALA SOBRE A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO DURANTE O PERÍODO POMBALINO E DE COMO AS MUDANÇAS IMPOSTAS POR SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO, MAIS CONHECIDO COMO MARQUÊS DE POMBAL, INFLUENCIARAM A HISTÓRIA DE COLÔNIAS COMO O BRASIL.
USAR CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SÓ PROFISSÃO? É O QUE O BIOINFORMATA FAZ.
NA COMPANHIA DA ARQUEÓLOGA LUANA ALBERTO, FOMOS A ITAPEVA CONHECER ALGUNS DOS SÍTIOS DE PINTURAS RUPESTRES QUE ELA MAPEOU AO LONGO DA PESQUISA DE MESTRADO NO MAE-USP. LUANA, AO LADO DO TAMBÉM ARQUEÓLOGO SILVIO ARAÚJO, MOSTROU AS RIQUEZAS DO ABRIGO DE ITAPEVA E DE OUTROS DOIS PAREDÕES QUE SERVIRAM DE MORADA AOS ANTIGOS HABITANTES DA REGIÃO.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO
ADEUS WEBER É COORDENADO E APRESENTADO PELO SOCIÓLOGO GABRIEL COHN, DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP E ESPECIALISTA NA OBRA DE MAX WEBER. A PALESTRA É CENTRADA NA APRESENTAÇÃO DA IDEIA QUE PERMEIA O PENSAMENTO DE MAX WEBER, DO RELACIONAMENTO ENTRE AÇÃO E INSTITUIÇÃO. O PROFESSOR GABRIEL COHN VAI AO NÚCLEO DO PENSAMANTO WEBERIANO: O PODER NÃO COMO ATRIBUTO DE ALGUÉM, MAS COMO RELAÇÃO ENTRE OS HOMENS. ELE LANÇA O DESAFIO: O QUE AINDA PODEMOS APRENDER COM WEBER HOJE? ESTADO, PODER, TRADIÇÃO DE MAQUIAVEL E HOBBES EM WEBER, SÃO ALGUNS DOS TEMAS QUE VAMOS ENCONTRAR NESTA AULA.
Palestra com Jorge Forbes sobre as razões dos excessos cometidos pela civilização moderna.
OS COMPOSITORES ESCOLHIDOS PARA REPRESENTAR A ÓPERA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO SÃO: GIUSEPPE VERDI E RICHARD WAGNER. WAGNER É MUITO PARECIDO COM VERDI NOS ASPECTOS ARTÍSTICO E POLÍTICO, PORÉM WAGNER SE ATÉM AOS TEMAS SOBRE A CULTURA E A HISTÓRIA ALEMÃ.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTIU A REALIDADE DA ESCRAVIDÃO, UM FATOR ESTRUTURAL DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE ATRAVESSA TODA A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, A PARTIR DO SÉCULO XVI. DE MUITAS MANEIRAS, AFIRMOU O PROFESSOR, HERDAMOS ALGUMAS DETERMINAÇÕES ESSENCIAIS DESSA SOCIEDADE ESCRAVISTA COLONIAL QUE PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE. UM EXEMPLO É O RACISMO QUE, AO LONGO DO TEMPO, TEM ASSOCIADO A COR DA PELE NEGRA A UMA DIFERENÇA SOCIAL.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN, DA UNICAMP, DISCUTE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO, DE LINHAS DE FORÇA E CALCULA O CAMPO PARA ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS E CONTÍNUAS DE CARGAS ELÉTRICAS.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO