PGM 22 (LEGENDADO) - INDUÇÃO - PARTE 02
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
O PROGRAMA APRESENTA O LABORATÓRIO DE PALEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR RICARDO TRINDADE FALA SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SEU REGISTRO NAS ROCHAS. NO MESMO LABORATÓRIO, COORDENADO PELA PROFESORA MÁRCIA ERNESTO, TAMBÉM SÃO EFETUADOS ESTUDOS DE ARQUEOMAGNETISMO, QUE USAM O MAGNETISMO REGISTRADO EM TIJOLOS PARA ESTUDAR O CAMPO MAGNÉTICO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS.
SP ARQUEOLOGIA VAI AO LITORAL SUL DE SÃO PAULO ENCONTRAR MARIA CRISTINA MINEIRO SCATAMACCHIA, LIVRE DOCENTE EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA PELO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. LÁ, FOMOS CONHECER UM SAMBAQUI (MONTE DE CONCHAS, EM TUPI) EM ILHA COMPRIDA, MARCA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO, QUE ERAM COLETORES-PESCADORES.
PARTINDO DA PREMISSA DE QUE MAX WEBER TRABALHA NA PERSPECTIVA DOS DOMINANTES, GABRIEL COHN CONTRAPÕE O TEMA DA DOMINAÇÃO AO MODO INDIVIDUAL DE CONDUÇÃO DA VIDA. A PARTIR DAÍ, TRADUZ PARA O EXPECTADOR AS DIMENSÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO PENSAMENTO WEBERIANO. TAIS DIMENSÕES, EM WEBER, ESTÃO IMBRICADAS E, SEGUNDO O PROFESSOR, NÃO PODEM SER DISSOCIADAS.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, ABORDA O TEMA POLÍTICA. QUAL A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA NAS ARTES E PRINCIPALMENTE NA MÚSICA. FALA DOS DOIS TEMAS MARCANTES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E SE REFLETIRAM DIRETAMENTE NA MÚSICA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A REVOLUÇÃO RUSSA. OS COMPOSITORES PASSAM A INCORPORAR O NOVO ESTILO DE VIDA URBANA ÀS SUAS MÚSICAS.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA QUE OS CONFLITOS DURANTE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL OCORRIAM POR DIFERENTES MOTIVOS. POR SER UMA ECONOMIA AGRÁRIA E, PORTANTO, INSTÁVEL, A SAFRA INSUFICIENTE PODERIA CAUSAR FOME E CONSEQUENTES LEVANTES ENTRE OS COLONOS. O NÃO PAGAMENTO DO SOLDO AOS MILICIANOS (NÃO HAVIA AINDA EXÉRCITO FORMAL) ERA OUTRA CAUSA RECORRENTE DOS MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO. SEGUNDO O PROFESSOR, A MAIORIA DESSES CONFLITOS, FORA A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, TINHA CARACTERÍSTICAS CONSERVADORAS. EM GERAL LUTAVA-SE PARA QUE FOSSE RESTABELECIDA UMA SITUAÇÃO ANTERIOR QUE FORA PERDIDA E NÃO PARA MUDAR O MUNDO.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
O 1. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - FE-USP REÚNE NOMES IMPORTANTES PARA TRATAR DO TEMA. AS PROFESSORAS PESQUISADORAS LISETE ARELARO (FE-USP), MÁRCIA MALAVASI (FE-UNICAMP) E MANUELA TERRASÊCA (UNIVERSIDADE DO PORTO) TRAZEM VISÕES CRÍTICAS E HISTÓRICAS SOBRE O MODO DE AVALIAR OS ALUNOS E AS POSTURAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO E A AVALIAÇÃO EM PORTUGAL HOJE SÃO OS ASSUNTOS PRINCIPAIS DAS TRÊS PARTICIPANTES.
NOSSA MISSÃO É NOS APROXIMAR DE OUTRO ESPAÇO GEOGRÁFICO: O RURAL. TAMBÉM OPTAMOS PELA OBSERVAÇÃO. DESTA VEZ, A CONVIDADA É SUELI ANGELO FURLAN, DOUTORA EM GEOGRAFIA E PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. O ESPAÇO ESCOLHIDO PARA A VISITA É BORORÉ-COLÔNIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO. UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL JUNTO À REPRESA BILLINGS, UMA IMPORTANTE FONTE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. SUELI É RESPONSÁVEL PELO PLANO DE MANEJO DESSA ÁREA, OU SEJA, DE COMO O ESPAÇO VAI SER ORGANIZADO.
O músico catalão Pedro Sierra e a cantora sevilhana Juana Riba Salazar, conhecida como “La Tobala” interpretam peças que representam aessência do Flamenco. São bulerías, fandangos, tangos e outros temas da música espanhola.
A cidade de São Paulo que até os anos vinte do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português , se transforma com a criação da Academia de Direito , atual Faculdade de Direito da USP . No Largo São Francisco nasce uma geração de escritores . Nascem também novas idéias que levarão a importantes transformações políticas no país , como o abolicionismo.
EM SETEMBRO DE 2011, ANTÔNIO CÂNDIDO PARTICIPOU DO SEMINÁRIO "ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA", PROMOVIDO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, IEB/USP. ANTÔNIO CÂNDIDO FALA DO SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO. FALA DO PAPEL DESSAS CIDADES E E DA VIDA CULTURAL DELAS NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR. TRATA, TAMBÉM, DA CONTRIBUIÇÃO DO RIO DE JANEIRO PARA A FORMAÇÃO INTELECTUAL DELE E DO QUE LEVOU CULTURALMENTE DO RIO DE JANEIRO PARA SÃO PAULO
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DESCREVE O CENÁRIO INTERNACIONAL QUE CERCAVA A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL EM 1808. A VOCAÇÃO EXPANSIONISTA DO IMPÉRIO FRANCÊS, QUE SE ESTABELECE COM NAPOLEÃO BONAPARTE EM 1804, AMEAÇA VALORES MONÁRQUICOS TRADICIONAIS. COM A INVASÃO DE PORTUGAL NO FINAL DE 1807, DOM JOÃO, QUE REINAVA EM NOME DE SUA MÃE, DONA MARIA PRIMEIRA, DECIDE TRANSFERIR A CORTE PARA O RIO DE JANEIRO NUMA TENTATIVA DE PRESERVAR O IMPÉRIO PORTUGUÊS.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//