SÉRGIO ADORNO - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROFESSOR GABRIEL COHN DÁ SEQUÊNCIA AO CURSO SOBRE O SOCIÓLOGO MAX WEBER. NESTA AULA, ELE CONFRONTA O PENSAMENTO DE WEBER COM O DE OUTRO ALEMÃO, O FILÓSOFO NIKLAS LUHMANN, CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTES REPRESENTANTES DA SOCIOLOGIA ALEMÃ ATUAL.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
PALESTRA DE NESTOR GOULART REIS FILHO, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÁTICA DO PROJETO (FAU-USP), NO SEMINÁRIO "ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA" REALIZADO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, IEB/USP, ENTRE 13 E 16 DE SETEMBRO DE 2011. O DIÁLOGO DA ARQUITETURA E DA URBANIZAÇÃO DO BRASIL COM O LIVRO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA RAÍZES DO BRASIL.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA COMO O BRASIL SURGIU COMO ESTADO E COMO NAÇÃO A PARTIR DA RUPTURA POLÍTICA COM PORTUGAL, EM 1822. A INDEPENDÊNCIA INICIOU UM PROCESSO INOVADOR CUJAS BASES PERDURAM ATÉ HOJE. O PROFESSOR DEU COMO EXEMPLO O SISTEMA ELEITORAL QUE, APESAR DAS MUDANÇAS ATRAVÉS DO TEMPO, AINDA CONSISTE EM ESCOLHER REPRESENTANTES DO POVO PARA OS DIVERSOS NÍVEIS DO GOVERNO.
PALESTRA REALIZADA PELO PROFESSOR JOSÉ GOLDEMBERG NO VIII WORKSHOP DE EDUCAÇÃO E PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O TEMA "ÁGUA, CLIMA E ENERGIA: PROBLEMAS E DESAFIOS".O EVENTO ACONTECEU NA USP, EM SÃO PAULO, EM MARÇO DE 2015. ESPECIALISTAS DISCUTIRAM SOLUÇÕES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DIANTE DAS CRISES DE ABASTECIMENTO NO PAÍS E A MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL.
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.
A UNIVESP TV ACOMPANHOU O IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS DO GREPPE - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REALIZADO EM AGOSTO DE 2014 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. ACOMPANHE A PALESTRA DA PROFESSORA TEISE GARCIA (USP-RIBEIRÃO PRETO).
O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOSÉ LUIZ FIORIN TRATA DA CATEGORIA DE PESSOA E MOSTRA QUE, EMBORA TODOS NÓS APRENDAMOS NA ESCOLA QUE EXISTEM A 1ª, A 2ª E A 3ª PESSOAS DO SINGULAR E DO PLURAL, PELA TEORIA DE ÉMILE BENVENISTE, A 1ª E A 2ª SÃO AS PESSOAS DO DISCURSO, OS PARCEIROS DA ENUNCIAÇÃO, ENQUANTO A 3ª PESSOA É A "NÃO PESSOA". OUTRA DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO ENSINO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS É QUE O "NÓS" NÃO É PLURAL, "NÓS" É NA VERDADE UMA PESSOA AMPLIADA, "EU" MAIS ALGUÉM. POIS QUANDO "EU" TOMO A PALAVRA, "EU" SEMPRE TOMO A PALAVRA SOZINHO. O PROFESSOR FIORIN APRESENTA, POR MEIO DE EXEMPLOS EM TEXTOS, A "DEBREAGEM ACTANCIAL", OU SEJA, A OPERAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PESSOAS NO ENUNCIADO. E NOS MOSTRA, AINDA, QUE UMA PESSOA PODE SER UTILIZADA COM O VALOR DE OUTRA PARA CRIAR DETERMINADOS SENTIDOS, CASO EM QUE TEMOS OUTRA OPERAÇÃO, A "EMBREAGEM ACTANCIAL". A 1ª PESSOA CRIA O EFEITO DE SENTIDO DE SUBJETIVIDADE, ENQUANTO A 3ª PESSOA CRIA O EFEITO DE SENTIDO DE OBJETIVIDADE. O PONTO CRUCIAL DA AULA É LEMBRAR QUE MAIS DO QUE NOS PREOCUPARMOS COM AS FORMAS DA LÍNGUA, DEVEMOS ATENTAR QUE ELAS EXISTEM PARA CRIAR SENTIDOS
NESTA 2ªAULA, O PROFESSOR BRITO EXPLICA COMO FUNCIONA O EFEITO ESTUFA. NA ATMOSFERA EXISTEM CERTAS MOLÉCULAS QUE ABSORVEM A RADIAÇÃO INFRA-VERMELHA EMITIDA PELA TERRA, COMO É O CASO DO VAPOR DE ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO, ALÉM DO METANO E DO ÓXIDO NÍTRICO. O EFEITO ESTUFA É BOM PARA NÓS HUMANOS E PRA VIDA NO PLANETA, POIS É ELE QUE GARANTE UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA NOSSA EXISTÊNCIA. O PROBLEMA QUE TEMOS AGORA NÃO É O EFEITO ESTUFA EM SI, MAS SIM O AUMENTO DELE, E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ISSO É O GÁS CARBÔNICO. ISTO PORQUE MUITAS DAS ATIVIDADES HUMANAS GERAM E LIBERAM GÁS CARBÔNICO, O QUE ESTÁ CAUSANDO A ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA E O AUMENTO DA PORCENTAGEM DE ENERGIA EMITIDA PELA TERRA QUE FICA RETIDA NA ATMOSFERA (O FATOR G). O PROFESSOR BRITO VAI MOSTRAR UM GRÁFICO DA TEMPERATURA DA TERRA EM FUNÇÃO DE G. NESSE GRÁFICO É POSSÍVEL OBSERVAR QUE QUANTO MAIOR FOR O FATOR G, MAIS A TEMPERATURA DA TERRA SE ELEVA. A QUESTÃO PRA HUMANIDADE AGORA É PREVER DE QUANTO SERÁ ESSE AUMENTO DE TEMPERATURA, POR ISSO SE TORNOU TÃO IMPORTANTE ESTUDAR, ENTENDER E CONHECER MELHOR QUAIS OS MECANISMOS QUE DEFINEM A TEMPERATURA MÉDIA DO PLANETA.
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//
Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.