PGM 02 (LEGENDADO) - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS I - PARTE 02
NESTA AULA DO CURSO DE FÍSICA IV, A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NESTA AULA DO CURSO DE FÍSICA IV, A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
A UNIVESP TV FOI CONHECER UMA PARCERIA ENTRE A UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE E A PREFEITURA DE ARAÇATUBA. É UM TRABALHO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PROFESSORA E PESQUISADORA ELISA SCHLÜNZEN, JUNTAMENTE COM DANIELLE SANTOS, EXPLICA O PROCESSO DE CRIAÇÃO E USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS.
NESTA SEGUNDA AULA DO CURSO DE ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA DA INVENÇÃO DOS TELESCÓPIOS; COMENTA AS DESCOBERTAS DE GALILEU GALILEI, TAIS COMO, AS MANCHAS DO SOL, AS CRATERAS DA LUA, OS ANÉIS DE SATURNO E AS ESTRELAS ANTIGAS DA VIA LÁCTEA. O PROFESSOR TAMBÉM EXPLICA COMO FUNCIONAM AS LENTES REFRATORAS E REFLETORAS, E O FOCO NEWTONIANO.
NESTA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA, GABRIEL COHN CONTA COMO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA TAMBÉM SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO NIKLAS LUHMANN.
O GERENTE DE PROJETOS, ESPECIALISTA EM PMO (PROJECT MANAGEMENT OFFICE), É UM PROFISSIONAL CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPE PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM DIVERSAS ÁREAS.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
NESTA AULA DO CURSO DE FÍSICA IV, A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
NESTA AULA, O PROFESSOR JOSÉ LUIZ FIORIN TRATA DA CATEGORIA DE PESSOA E MOSTRA QUE, EMBORA TODOS NÓS APRENDAMOS NA ESCOLA QUE EXISTEM A 1ª, A 2ª E A 3ª PESSOAS DO SINGULAR E DO PLURAL, PELA TEORIA DE ÉMILE BENVENISTE, A 1ª E A 2ª SÃO AS PESSOAS DO DISCURSO, OS PARCEIROS DA ENUNCIAÇÃO, ENQUANTO A 3ª PESSOA É A "NÃO PESSOA". OUTRA DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO ENSINO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS É QUE O "NÓS" NÃO É PLURAL, "NÓS" É NA VERDADE UMA PESSOA AMPLIADA, "EU" MAIS ALGUÉM. POIS QUANDO "EU" TOMO A PALAVRA, "EU" SEMPRE TOMO A PALAVRA SOZINHO. O PROFESSOR FIORIN APRESENTA, POR MEIO DE EXEMPLOS EM TEXTOS, A "DEBREAGEM ACTANCIAL", OU SEJA, A OPERAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PESSOAS NO ENUNCIADO. E NOS MOSTRA, AINDA, QUE UMA PESSOA PODE SER UTILIZADA COM O VALOR DE OUTRA PARA CRIAR DETERMINADOS SENTIDOS, CASO EM QUE TEMOS OUTRA OPERAÇÃO, A "EMBREAGEM ACTANCIAL". A 1ª PESSOA CRIA O EFEITO DE SENTIDO DE SUBJETIVIDADE, ENQUANTO A 3ª PESSOA CRIA O EFEITO DE SENTIDO DE OBJETIVIDADE. O PONTO CRUCIAL DA AULA É LEMBRAR QUE MAIS DO QUE NOS PREOCUPARMOS COM AS FORMAS DA LÍNGUA, DEVEMOS ATENTAR QUE ELAS EXISTEM PARA CRIAR SENTIDOS
NESTA 2ªAULA, O PROFESSOR BRITO EXPLICA COMO FUNCIONA O EFEITO ESTUFA. NA ATMOSFERA EXISTEM CERTAS MOLÉCULAS QUE ABSORVEM A RADIAÇÃO INFRA-VERMELHA EMITIDA PELA TERRA, COMO É O CASO DO VAPOR DE ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO, ALÉM DO METANO E DO ÓXIDO NÍTRICO. O EFEITO ESTUFA É BOM PARA NÓS HUMANOS E PRA VIDA NO PLANETA, POIS É ELE QUE GARANTE UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA NOSSA EXISTÊNCIA. O PROBLEMA QUE TEMOS AGORA NÃO É O EFEITO ESTUFA EM SI, MAS SIM O AUMENTO DELE, E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ISSO É O GÁS CARBÔNICO. ISTO PORQUE MUITAS DAS ATIVIDADES HUMANAS GERAM E LIBERAM GÁS CARBÔNICO, O QUE ESTÁ CAUSANDO A ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA E O AUMENTO DA PORCENTAGEM DE ENERGIA EMITIDA PELA TERRA QUE FICA RETIDA NA ATMOSFERA (O FATOR G). O PROFESSOR BRITO VAI MOSTRAR UM GRÁFICO DA TEMPERATURA DA TERRA EM FUNÇÃO DE G. NESSE GRÁFICO É POSSÍVEL OBSERVAR QUE QUANTO MAIOR FOR O FATOR G, MAIS A TEMPERATURA DA TERRA SE ELEVA. A QUESTÃO PRA HUMANIDADE AGORA É PREVER DE QUANTO SERÁ ESSE AUMENTO DE TEMPERATURA, POR ISSO SE TORNOU TÃO IMPORTANTE ESTUDAR, ENTENDER E CONHECER MELHOR QUAIS OS MECANISMOS QUE DEFINEM A TEMPERATURA MÉDIA DO PLANETA.
PESQUISADORES DA USP QUE ESTUDAM CAVERNAS, O FUNDO MAR E FLORESTAS SE JUNTARAM NUMA CIÊNCIA CHAMADA PALEOCLIMATOLOGIA. CADA UM À SUA MANEIRA, ELES QUEREM MAPEAR O CLIMA DO PASSADO. O BIÓLOGO MARINHO CONSEGUE ENXERGAR NAS BACTÉRIAS CALCIFICADAS NO FUNDO DO MAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DE MILHARES DE ANOS ATRÁS. O GEÓLOGO VISITA CAVERNAS, OBSERVA ESTALAGMITES E ESTALACTITES E DELAS CONSEGUE EXTRAIR DADOS SOBRE AS CHUVAS DO PASSADO E AINDA DIZER DE ONDE ELAS VIERAM. O BIÓLOGO QUE ESTUDA TESTEMUNHOS DE ÁRVORES TAMBÉM CONSEGUE OBSERVAR DADOS SOBRE AS CHUVAS E A TEMPERATURA NO PASSADO. O PROGRAMA ACOMPANHA ESSAS TRÊS PESQUISAS E CONTA COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DO PASSADO E PARA QUE ISSO SERVE.
PARA FALAR SOBRE ILUMINISMO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DO FILÓSOFO IMMANUEL KANT, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA SE REFERE AO FAMOSO ARTIGO "RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO?", PUBLICADO EM 1783 A PEDIDO DE UM JORNAL ALEMÃO, E O CONTRAPÕE COM OS COMENTÁRIOS FEITOS POR OUTRO IMPORTANTE FILÓSOFO, MICHEL FOUCAULT.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
NESTE PRIMEIRO EPISÓDIO, CHICO APRESENTA O TEMA QUE PRETENDE DESENVOLVER NO MESTRADO: A COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NO VIOLÃO E A CANÇÃO.
No computador dos Cybercafes em Nairobi, você pode estar em qualquer cidade do mundo. Realidade bem diferente das imagens tradicionais do Quênia - e de fazendeiros como William. Poderá Muniu construir um 'Aplicativo para Vida' para ajudar William a ser o fazendeiro que ele quer? E o que os homens do campo poderão fazer para ajudarem uns aos outros?
NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS RED SECO(MÉXICO), TOTORAS (URUGUAI) E CAATINGA (ALAGOAS).
ANOS DE CAOS ECONÔMICO E POLÍTICO NO HAITI LEVARAM A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL, POBREZA ESMAGADORA E ÊXODO EM MASSA DE HAITIANOS QUE TENTAM CHEGAR À MECA DOS ESTADOS UNIDOS. ESTE DOCUMENTÁRIO É UMA VIAGEM COM DIFERENTES PERSONAGENS, POR DIVERSAS ROTAS E PARA VÁRIOS DESTINOS PELO PAÍS MAIS POBRE DO CARIBE. GUIANDO O TELESPECTADOR HÁ UM NARRADOR QUE REPRESENTA UM DIÁLOGO ENTRE UM FICTÍCIO E SÁBIO CAMPONÊS E O "BARÃO DA MORTE". O VELHO CAMPONÊS AINDA NÃO ESTÁ PRONTO PARA DESISTIR DE SUA VIDA NA TERRA, APESAR DAS SOLICITAÇÕES DA MORTE. ENQUANTO A HISTÓRIA SE DESENROLA, O CAMPONÊS E SEU COMPANHEIRO DE VIAGEM CONTAM COM O SEU CONHECIMENTO ANCESTRAL DA VIDA E DA MORTE PARA DISCORRER SOBRE A VERDADEIRA SITUAÇÃO DOS HAITIANOS QUE ENCONTRAM PELO CAMINHO. OS HAITIANOS NORMALMENTE VIAJAM OBRIGADOS A FUGIR DA OPRESSÃO POLÍTICA OU PELA NECESSIDADE DE ENCONTRAR TRABALHO E MUITAS DAS HISTÓRIAS SÃO TRÁGICAS. O PROGRAMA APRESENTA DEPOIMENTOS DOS MORADORES DA ILHA SOBRE A POBREZA, O ÊXODO E O SONHO DE ENCONTRAR UMA VIDA MELHOR EM OUTRO PAÍS. HÁ O RELATO COMOVENTE DE UMA MULHER SOBRE OS FILHOS QUE MORRERAM AFOGADOS QUANDO O BARCO AFUNDOU AO TENTAREM FUGIR DA ILHA. MAS TAMBÉM HÁ AQUELES QUE, APÓS TEREM TIDO A OPORTUNIDADE DE PASSAR ANOS FORA, DECIDIRAM VOLTAR. DEPOIS DE TRABALHAR DOIS ANOS COMO PROFESSOR EM PARIS, MAXIME RETORNOU E ESTÁ CONSTRUINDO UMA NOVA CASA E UMA NOVA VIDA NO HAITI. ELE TEVE PROBLEMAS COM O REGIME HAITIANO POR SUA ATIVIDADE SINDICAL NA FRANÇA, TORNOU-SE UM EXILADO E PROMETEU VOLTAR QUANDO A DITADURA CAÍSSE. O DIRETOR QUIS MOSTRAR QUE ESSAS PESSOAS EM SUA MAIORIA NÃO QUEREM DEIXAR SEU PAÍS. NENHUM DELES DESEJA PARTIR PARA SEMPRE, MAS SÃO OBRIGADOS A SE EXILAR PELA FALTA DE ESPERANÇA. NA VERDADE, O DIRETOR RAOUL PECK ESCOLHEU PESSOAS QUE LUTAM E NÃO DESISTEM, CHEIAS DE CRIATIVIDADE E QUE, SEM RECURSOS E COM POUCO ACESSO À INFORMAÇÃO, CONSEGUEM SOBREVIVER.
NESTA AULA DO CURSO DE FÍSICA IV, A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
A UNIVESP TV FOI CONHECER UMA PARCERIA ENTRE A UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE E A PREFEITURA DE ARAÇATUBA. É UM TRABALHO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PROFESSORA E PESQUISADORA ELISA SCHLÜNZEN, JUNTAMENTE COM DANIELLE SANTOS, EXPLICA O PROCESSO DE CRIAÇÃO E USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS.
NESTA SEGUNDA AULA DO CURSO DE ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA DA INVENÇÃO DOS TELESCÓPIOS; COMENTA AS DESCOBERTAS DE GALILEU GALILEI, TAIS COMO, AS MANCHAS DO SOL, AS CRATERAS DA LUA, OS ANÉIS DE SATURNO E AS ESTRELAS ANTIGAS DA VIA LÁCTEA. O PROFESSOR TAMBÉM EXPLICA COMO FUNCIONAM AS LENTES REFRATORAS E REFLETORAS, E O FOCO NEWTONIANO.
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.