PGM 05 (LEGENDADO) - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS II - PARTE 01
A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, REFLEXÃO E REFRAÇÃO E LEI DE SNELL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, REFLEXÃO E REFRAÇÃO E LEI DE SNELL.
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS GANHARAM FORÇA EM TODO O PAÍS DESDE O INÍCIO DOS ANOS 2000. NESTE PROGRAMA, MOSTRAMOS O EXEMPLO DE DUAS CIDADES QUE REALIZAM ESTE TIPO DE AVALIAÇÃO EM SUAS REDES E QUE JÁ PODEM OBSERVAR OS RESULTADOS POSITIVOS NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS.
NESTA AULA DO CURSO DE ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP EXPLICA O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO E COMENTA SOBRE ALGUNS DOS TELESCÓPIOS DE RAIOS-X, INFRAVERMELHO E ULTRAVIOLETA.
PESQUISADORES DA USP QUE ESTUDAM CAVERNAS, O FUNDO MAR E FLORESTAS SE JUNTARAM NUMA CIÊNCIA CHAMADA PALEOCLIMATOLOGIA. CADA UM À SUA MANEIRA, ELES QUEREM MAPEAR O CLIMA DO PASSADO. O BIÓLOGO MARINHO CONSEGUE ENXERGAR NAS BACTÉRIAS CALCIFICADAS NO FUNDO DO MAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DE MILHARES DE ANOS ATRÁS. O GEÓLOGO VISITA CAVERNAS, OBSERVA ESTALAGMITES E ESTALACTITES E DELAS CONSEGUE EXTRAIR DADOS SOBRE AS CHUVAS DO PASSADO E AINDA DIZER DE ONDE ELAS VIERAM. O BIÓLOGO QUE ESTUDA TESTEMUNHOS DE ÁRVORES TAMBÉM CONSEGUE OBSERVAR DADOS SOBRE AS CHUVAS E A TEMPERATURA NO PASSADO. O PROGRAMA ACOMPANHA ESSAS TRÊS PESQUISAS E CONTA COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DO PASSADO E PARA QUE ISSO SERVE.
PARA FALAR SOBRE ILUMINISMO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DO FILÓSOFO IMMANUEL KANT, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA SE REFERE AO FAMOSO ARTIGO "RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO?", PUBLICADO EM 1783 A PEDIDO DE UM JORNAL ALEMÃO, E O CONTRAPÕE COM OS COMENTÁRIOS FEITOS POR OUTRO IMPORTANTE FILÓSOFO, MICHEL FOUCAULT.
NESTE PRIMEIRO EPISÓDIO, CHICO APRESENTA O TEMA QUE PRETENDE DESENVOLVER NO MESTRADO: A COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NO VIOLÃO E A CANÇÃO.
A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, REFLEXÃO E REFRAÇÃO E LEI DE SNELL.
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS GANHARAM FORÇA EM TODO O PAÍS DESDE O INÍCIO DOS ANOS 2000. NESTE PROGRAMA, MOSTRAMOS O EXEMPLO DE DUAS CIDADES QUE REALIZAM ESTE TIPO DE AVALIAÇÃO EM SUAS REDES E QUE JÁ PODEM OBSERVAR OS RESULTADOS POSITIVOS NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS.
NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//
MAIOR RETROSPECTIVA DA ARTISTA SÉRVIA NA AMÉRICA DO SUL, CONSIDERADA ATUALMENTE A PRINCIPAL EXPOENTE DA PERFORMANCE NO MUNDO. REALIZADA EM 2015 PELO SESC POMPÉIA EM PARCERIA COM O INSTITUTO MARINA ABRAMOVIC´, A MOSTRA REÚNE TRÊS INSTALAÇÕES DE IMERSÃO QUE REPRESENTAM AS MAIS IMPORTANTES PERFORMANCES FEITAS PELA ARTISTA NOS ÚLTIMOS DOZE ANOS, UMA SELEÇÃO ESPECIAL DE VÍDEOS DE TODAS AS FASES DE SUA CARREIRA E UM ESPAÇO DESTINADO AOS "OBJETOS TRANSITÓRIOS", OBRAS CRIADAS COM MINERAIS E OUTROS MATERIAIS ORGÂNICOS DO BRASIL.
NA ÚLTIMA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA, O PROFESSOR GABRIEL COHN CONTA COMO O FILÓSOFO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. NA AULA, O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO, NIKLAS LUHMANN.
NESTA 5ª E ÚLTIMA AULA DO CURSO DE "ENUNCIAÇÃO", O PROFESSOR JOSÉ LUIZ FIORIN TRATA DA CATEGORIA DE ESPAÇO, APÓS TER APRESENTADO NAS AULAS ANTERIORES AS CATEGORIAS DE PESSOA E DE TEMPO. O ESPAÇO PODE SER MARCADO EM UM TEXTO POR UM PRONOME DEMONSTRATIVO, UM ADVÉRBIO DE LUGAR OU UM ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR. MAS, AO CONTRÁRIO DAS CATEGORIAS DE PESSOA E DE TEMPO, QUE NÃO PODEM ESTAR FORA DE UM TEXTO (UMA VEZ QUE O VERBO APRESENTA UM MORFEMA INDICADOR DE TEMPO, DE MODO, DE PESSOA E DE NÚMERO), O ESPAÇO PODE SER IMPLÍCITO NO TEXTO. O ESPAÇO DO ENUNCIADOR É SEMPRE UM "AQUI", MAS QUE NÃO É NECESSARIAMENTE MANIFESTADO NO TEXTO. A MARCAÇÃO DO ESPAÇO É TRIÁDICA, OU SEJA, EXISTEM TRÊS ESPAÇOS - O DA 1ª, O DA 2ª E O DA 3ª PESSOA. MAS O QUE OCORRE ATUALMENTE É UMA PASSAGEM DESSE ESPAÇO TRIÁDICO PARA UM ESPAÇO DIÁTICO, EM QUE SE SEPARA DE UM LADO O ESPAÇO DA ENUNCIAÇÃO (DAS 1ª E 2ª PESSOAS) E DE OUTRO O ESPAÇO EXTERIOR AO ESPAÇO DA ENUNCIAÇÃO (DA 3ª PESSOA). ASSIM, POR EXEMPLO, "ESTE" E "ESSE" PASSAM A SER USADOS COM O MESMO VALOR, COM A ÚNICA DIFERENÇA DE QUE "ESTE" É MAIS ENFÁTICO QUE "ESSE". QUANDO OCORRE O USO DE UM MARCADOR DE ESPAÇO EM LUGAR DE OUTRO, HÁ A "EMBREAGEM ESPACIAL". DURANTE A AULA, O PROFESSOR APRESENTA DIVERSOS EXEMPLOS DESSE USO E EXPLICA QUE ESSE RECURSO LINGÜÍSTICO É UTILIZADO PARA DAR A IDEIA DE PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NO TEXTO. ASSIM, O PROFESSOR FIORIN CONCLUI A SÉRIE, APÓS TER NOS MOSTRADO COMO PODEMOS UTILIZAR AS TRÊS CATEGORIAS DA ENUNCIAÇÃO PARA CRIAR SENTIDOS NO TEXTO
NESTA 5ª E ÚLTIMA AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR BRITO APRESENTA OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, QUE RESULTAM EM UM INQUESTIONÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL. TAIS IMPACTOS, ILUSTRADOS POR IMAGENS E GRÁFICOS DURANTE A AULA, VÃO DESDE O DEGELO DAS CALOTAS POLARES E O CONSEQÜENTE AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS, ATÉ A MUDANÇAS CLIMÁTICAS CAPAZES DE PREJUDICAR A AGRICULTURA OU FAVORECER O AUMENTO DE MOSQUITOS E A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS. O PROFESSOR EXPLICA AINDA COMO FUNCIONA O TRABALHO DO IPCC (INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE) PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DA MUDANÇA CLIMÁTICA. E, POR FIM, SÃO APRESENTADAS AS PROVIDÊNCIAS QUE PODEM SER TOMADAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, E QUE DEPENDEM DE UM GRANDE AVANÇO NO ACORDO ENTRE OS PAÍSES E TAMBÉM DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS PARA DESCOBRIR MANEIRAS DE PRODUZIR ENERGIA QUE NÃO CAUSEM EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA A ATMOSFERA.
NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//
O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIA DAS DESIGUALDADES, COMO O BRASIL MUDOU NOS ÚLTIMOS 50 ANOS" ACONTECEU EM JUNHO DE 2015. O LIVRO REÚNE CATORZE ENSAIOS QUE DESCREVEM UM PANORAMA COMPLEXO DAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2010, E É RESULTADO DE DOIS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DA EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. OS ARTIGOS FORAM FEITOS USANDO COMO BASE OS DADOS ESTATÍSTICOS DOS CENSOS DO IBGE LEVANTADOS NO PERÍODO, E ESTÃO DIVIDIDOS EM CINCO EIXOS CENTRAIS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA; EDUCAÇÃO E RENDA; POLÍTICAS PÚBLICAS; DEMOGRAFIA; MERCADO DE TRABALHO.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....
ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS: COOPAMARE (SP) SILVIO RUIZ (COLOMBIA) LIXO (REPUBLICA DOMINICANA)
NESTE EPISÓDIO, O PROGRAMA TRATA DOS PROCESSOS DE CONVERSÃO IMPOSTOS AOS POVOS INDÍGENAS, DESDE O ENVIO COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS ÍNDIAS À ORFANATOS DA CIDADE, ONDE ERAM ESCRAVIZADAS E IMPEDIDAS DE FALAR A LÍNGUA NATIVA, PASSANDO PELO CHOQUE COM A CIVILIZAÇÃO MAIA E A OCUPAÇÃO DE SEUS TEMPLOS PELA IGREJA CATÓLICA, ATÉ A SITUAÇÃO ATUAL, ONDE DESCENDENTES DE ÍNDIOS CATEQUISADOS PROCURAM RESGATAR A TRADIÇÃO RELIGIOSA DE SEU POVO.
A PROFESSORA CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP, FALA SOBRE AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, REFLEXÃO E REFRAÇÃO E LEI DE SNELL.
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS GANHARAM FORÇA EM TODO O PAÍS DESDE O INÍCIO DOS ANOS 2000. NESTE PROGRAMA, MOSTRAMOS O EXEMPLO DE DUAS CIDADES QUE REALIZAM ESTE TIPO DE AVALIAÇÃO EM SUAS REDES E QUE JÁ PODEM OBSERVAR OS RESULTADOS POSITIVOS NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS.
NESTA AULA DO CURSO DE ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP EXPLICA O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO E COMENTA SOBRE ALGUNS DOS TELESCÓPIOS DE RAIOS-X, INFRAVERMELHO E ULTRAVIOLETA.
NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//