CIÊNCIA POLÍTICA: QUALIDADE DA DEMOCRACIA - PGM 14 - ANÁLISE BRASIL - PARTE 02
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS QUATRO GRANDES CIVILIZAÇÕES ORIGINAIS DA HUMANIDADE: O EGITO, A MESOPOTÂMIA, A ÍNDIA E A CHINA. FALA TAMBÉM DOS GRANDES IMPÉRIOS: ASSÍRIO, BABILÔNIO, PERSA E DE ALEXANDRE MAGNO. O DESENVOLVIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES RESULTOU EM FORMAS DE POLÍTICAS PARA COMANDAR ESSAS CIVILIZAÇÕES, ESSAS FORMAS FORAM: MONARQUIA, ARISTOCRACIA E DEMOCRACIA.
A PROFESSORA MARTHA MONTEIRO, DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA USP, FAZ EXERCÍCIOS SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS MÁXIMOS E MÍNIMOS DE UMA FUNÇÃO RESTRITA AOS PONTOS DE UMA CURVA.
O PROGRAMA MOSTRA COMO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PASSOU A FAZER PARTE DA SALA DE AULA E COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS SE DESENVOLVEU CONFORME A HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO. PROFESSORES ESTUDIOSOS DO TEMA FALARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USAR EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. PARA MOSTRAR COMO ISSO ACONTECE NA REALIDADE ESCOLAR, A EQUIPE DA UNIVESP TV FOI CONHECER OS TRABALHOS DA EMEF JARDIM DA CONQUISTA, EM SÃO PAULO, ESCOLA QUE BUSCOU TREINAMENTO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
COMO PERGUNTAS FEITAS POR ALUNOS E POR PROFESSORES PODEM FAZER A DIFERENÇA EM UMA AULA DE CIÊNCIAS? O ÚLTIMO PROGRAMA DA SÉRIE MOSTRA DE QUE FORMA OS QUESTIONAMENTOS AJUDAM O ALUNO A FORMULAR HIPÓTESES E DESENVOLVER SEU RACIOCÍNIO DURANTE O APRENDIZADO. ESPECIALISTAS SOBRE O ASSUNTO FALAM SOBRE A NECESSIDADE DE MUDANÇA DO OLHAR DO PROFESSOR E DE APOIO DA EQUIPE PEDAGÓGICA PARA QUE UMA AULA INVESTIGATIVA POSSA ACONTECER.
Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros
TRABALHADORES DO BRASIL É A SEGUNDA REPORTAGEM DA SÉRIE SOBRE OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL. NESTE PROGRAMA, VAMOS TENTAR ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA CLASSE TRABALHADORA NO PERÍODO DA QUARTA REPÚBLICA, QUE VAI DE 1946 A 1964. ESTUDIOSOS DO TEMA NOS AJUDAM A RESPONDER COMO ERA A RELAÇÃO DAS MASSAS POPULARES COM O GOVERNO GETÚLIO VARGAS E DE QUE MANEIRA ESTA APROXIMAÇÃO PODE TER CONTRIBUÍDO PARA O GOLPE DE 1964. FORAM ENTREVISTADOS PEDRO PAULO ZAHLUTH BASTOS, DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP, ANGELA DE CASTRO GOMES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RODRIGO PATTO SÁ MOTA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, E JOSÉ ÁLVARO MOISÉS E MARCOS NAPOLITANO, DA USP.
A FFLCH - FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP - PROMOVE UM SEMINÁRIO PARA DISCUTIR O GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964. COM O TEMA "COLAPSO NO POPULISMO?" DEBATEDORES COLOCAM SUAS TESES E OPINIÕES SOBRE AS RAZÕES QUE LEVARAM AO GOLPE. NESTA MESA OS CONVIDADOS SÃO OS HISTORIADORES E PROFESSORES DA FFLCH FERNANDO LIMONGI E MARIA HELENA CAPELATO E A PROFESSORA DA FGV/RJ ÂNGELA CASTRO GOMES.
O GOVERNO JK E A MODERNIZAÇÃO DO BRASIL É O TERCEIRO PROGRAMA DA SÉRIE SOBRE OS CINQUENTA ANOS DO GOLPE CIVIL E MILITAR NO BRASIL, E A IDEIA É TENTAR ENTENDER QUAL O IMPACTO DO GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK, QUE FOI DE 1955 ATÉ O FINAL DE JANEIRO DE 1961, PARA A CRISE QUE SE INSTALARIA ANOS MAIS TARDE, NA GESTÃO DE JOÃO GOULART. DE QUE MANEIRA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS, QUE TIVERAM INÍCIO NO PAÍS NESTE PERÍODO, PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA A TOMADA DO PODER PELOS MILITARES EM 1964? PEDIMOS AJUDA A PROFESSORES E ESTUDIOSOS DO TEMA PARA COMPREENDERMOS MELHOR A HISTÓRIA POLÍTICA DO PAÍS NAQUELES ANOS. FORAM ENTREVISTADOS O HISTORIADOR E ESCRITOR RONALDO COSTA COUTO E A PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA LUCILIA DE ALMEIDA NEVES DELGADO.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP A ANTROPÓLOGA E PROFESSORA APOSENTADA DA USP PELA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS, FALA DA REPRESSÃO QUE AS UNIVERSIDADES SOFRERAM, PRINCIPALMENTE A USP, DURANTE A DITADURA MILITAR. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
O PROGRAMA TRATA DO CURTO PERÍODO DO GAÚCHO JOÃO GOULART NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. DA RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS ATÉ O GOLPE CIVIL-MILITAR QUE INTERROMPEU A DEMOCRACIA BRASILEIRA MUITA COISA ACONTECEU. JANGO GOVERNOU SOB DOIS REGIMES DIFERENTES, PARLAMENTARISTA E PRESIDENCIALISTA; ENFRENTOU FORTE OPOSIÇÃO DA ELITE CONSERVADORA NO CONGRESSO NACIONAL; CONVIVEU DIARIAMENTE COM ACUSAÇÕES QUE O LIGAVAM A COMUNISTAS REVOLUCIONÁRIOS; TENTOU DAR CABO A UMA INFLAÇÃO ALARMANTE E A UMA PROGRESSIVA ELEVAÇÃO DO CUSTO DE VIDA ELABORANDO O PLANO TRIENAL; APROXIMOU-SE, ENFIM, DAS ESQUERDAS, A FIM DE CONSEGUIR APOIO POPULAR E PRESSIONAR O LEGISLATIVO A APROVAR REFORMAS DE BASE, ESTRUTURAIS, COMO A REFORMA AGRÁRIA. JANGO É CONSIDERADO FRACO E VACILANTE POR ALGUNS. POR OUTROS, UM POLÍTICO QUE TINHA BOAS INTENÇÕES E NÃO PODIA ADIVINHAR UM GOLPE QUE INSTITUIRIA UMA DITADURA DE 21 ANOS.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP O HISTORIADOR, DOUTOR E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, JORGE FERREIRA, FAZ UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO GOLPE DE 64. ELE PARTE DA PREMISSA DE QUE O GOLPE NÃO ERA INEVITÁVEL E QUE OS ATORES POLÍTICOS DA ÉPOCA NÃO TINHAM COMO SABER QUE AS DECISÕES QUE TOMARAM IRIAM SE TRANSFORMAR EM 20 ANOS DE DITADURA. ELE TAMBÉM DEFENDE QUE O GOLPE NÃO FOI CONTRA AS REFORMAS DE BASE PROPOSTAS POR JANGO, MAS SIM CONTRA AS ESQUERDAS. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
JORGE AMADO ESTÁ NO PROGRAMA LITERATURA DESTA SEMANA. ENTREVISTAS DO ARQUIVO DA TV CULTURA MOSTRAM O AUTOR BAIANO EM VÁRIAS FASES DE SUA VIDA. TRECHOS DE OBRAS ADAPTADAS PARA O CINEMA E A TELEVISÃO AJUDAM A ILUSTRAR AS HISTÓRIAS E PERSONAGENS MARCANTES DO CRIADOR E TIETA DO AGRESTE, CAPITÃES DE AREIA E DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS.
REPORTAGEM SOBRE O GOVERNO DO GENERAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO - O PRIMEIRO GENERAL-PRESIDENTE DA DITADURA MILITAR INICIADA EM 1964.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP O ADVOGADO CRIMINALISTA E EX-MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ CARLOS DIAS, FALA DA SUA EXPERIÊNCIA COMO DEFENSOR DE VÁRIOS PRESOS POLÍTICOS DURANTE A DITADURA MILITAR. ELE LEMBRA DE ALGUNS CASOS QUE DEFENDEU E DOS CLIENTES QUE PERDEU, MORTOS PELO REGIME. ENTRE ELES ESTÁ HELENY TELLES FERREIRA GUARIBA, GUERRILHEIRA QUE FICOU PRESA NA CHAMADA CASA DA MORTE DE PETRÓPOLIS ONDE TERIA MORRIDO. SEU CORPO NUNCA FOI ENCONTRADO. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
ÚLTIMA REPORTAGEM DA SÉRIE ESPECIAL SOBRE O GOLPE DE 1964 E SEUS DESDOBRAMENTOS. O ASSUNTO AGORA É O GOVERNO DE ARTHUR DA COSTA E SILVA (1967-1969), QUE ENDURECEU O REGIME MILITAR. COM O ATO INSTITUCIONAL Nº 5, MANDATOS FORAM CASSADOS, O CONGRESSO NACIONAL FOI FECHADO, FORAM SUSPENSOS OS DIREITOS POLÍTICOS DE QUALQUER CIDADÃO E O DIREITO A HABEAS CORPUS E CONFISCADOS OS BENS CONSIDERADOS ILÍCITOS. OS ENTREVISTADOS JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO (UFSCAR), MARIA RIBEIRO DO VALLE (UNESP - ARARAQUARA), DANIEL AARÃO REIS FILHO (UFF) E FERREIRA GULLAR (POETA E ENSAÍSTA) REFLETEM SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICO-ECONÔMICA DE ENTÃO, A REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E O COMEÇO DA LUTA ARMADA.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP O ADVOGADO CRIMINALISTA E EX-MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ CARLOS DIAS, FALA DA SUA EXPERIÊNCIA COMO DEFENSOR DE VÁRIOS PRESOS POLÍTICOS DURANTE A DITADURA MILITAR. ELE LEMBRA DE ALGUNS CASOS QUE DEFENDEU E DOS CLIENTES QUE PERDEU, MORTOS PELO REGIME. ENTRE ELES ESTÁ HELENY TELLES FERREIRA GUARIBA, GUERRILHEIRA QUE FICOU PRESA NA CHAMADA CASA DA MORTE DE PETRÓPOLIS ONDE TERIA MORRIDO. SEU CORPO NUNCA FOI ENCONTRADO. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
Com o tema Maestros Arranjadores, este programa destaca composições de nomes como Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas e Heitor Villa-Lobos.
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS QUATRO GRANDES CIVILIZAÇÕES ORIGINAIS DA HUMANIDADE: O EGITO, A MESOPOTÂMIA, A ÍNDIA E A CHINA. FALA TAMBÉM DOS GRANDES IMPÉRIOS: ASSÍRIO, BABILÔNIO, PERSA E DE ALEXANDRE MAGNO. O DESENVOLVIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES RESULTOU EM FORMAS DE POLÍTICAS PARA COMANDAR ESSAS CIVILIZAÇÕES, ESSAS FORMAS FORAM: MONARQUIA, ARISTOCRACIA E DEMOCRACIA.
COMO PERGUNTAS FEITAS POR ALUNOS E POR PROFESSORES PODEM FAZER A DIFERENÇA EM UMA AULA DE CIÊNCIAS? O ÚLTIMO PROGRAMA DA SÉRIE MOSTRA DE QUE FORMA OS QUESTIONAMENTOS AJUDAM O ALUNO A FORMULAR HIPÓTESES E DESENVOLVER SEU RACIOCÍNIO DURANTE O APRENDIZADO. ESPECIALISTAS SOBRE O ASSUNTO FALAM SOBRE A NECESSIDADE DE MUDANÇA DO OLHAR DO PROFESSOR E DE APOIO DA EQUIPE PEDAGÓGICA PARA QUE UMA AULA INVESTIGATIVA POSSA ACONTECER.