PGM 27 - LEGENDADO - FUNÇÕES HIPERBÓLICAS - PARTE 2
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS TEM ESSE NOME PORQUE, EM MUITOS CASOS ONDE O USO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS GERAM CÍRCULOS OU ELIPSES, AS FUNÇÕES HIPERBÓLICAS VÃO GERAR HIPÉRBOLES.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS TEM ESSE NOME PORQUE, EM MUITOS CASOS ONDE O USO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS GERAM CÍRCULOS OU ELIPSES, AS FUNÇÕES HIPERBÓLICAS VÃO GERAR HIPÉRBOLES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE A GUERRA DOS SETE ANOS ENTRE GRÃ-BRETANHA E FRANÇA, ONDE A GRÃ-BRETANHA SAI COMO VENCEDORA. A PARTIR DA DERROTA, A FRANÇA PASSA A INVESTIR MAIS NA SUA MARINHA. O PROFESSOR FALA TAMBÉM SOBRE AS ORIGENS DO ILUMINISMO E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. FAZ UM PANORAMA DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO ILUMINISMO NO SÉCULO XVIII: JOHN LOCKE, ADAM SMITH, MONTESQUIEU, VOLTAIRE, DENIS DIDEROT, CONDORCET E IMMANUEL KANT.
NESTA AULA DO CURSO METODOLOGIA DA ECONOMIA, NA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP, A PROFESSORA ANA MARIA BIANCHI COORDENOU A APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO LÁKATOS, FEITA PELOS ALUNOS. DIVIDIDOS EM GRUPOS, ELES ANALISARAM TEXTOS DO AUTOR E DEPOIS RESPONDERAM A PERGUNTAS DIANTE DA CLASSE. IMRE LÁKATOS FOI FILÓSOFO DA MATEMÁTICA E DA CIÊNCIA, E NASCEU NA HUNGRIA EM 1922. QUANDO O PAÍS FOI INVADIDO PELA UNIÃO SOVIÉTICA, EM 1956, LÁKATOS FOI PARA VIENA E DEPOIS PARA LONDRES, ONDE MORREU COM APENAS 51 ANOS, EM 1974.
O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.
NESTA AULA DO CURSO METODOLOGIA DA ECONOMIA, NA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP, A PROFESSORA ANA MARIA BIANCHI CONTINUOU DISCORRENDO SOBRE A ?GUERRA DE MÉTODOS?, OCORRIDA NO FINAL DO SÉCULO XIX ENTRE AS ESCOLAS CLÁSSICA INGLESA E HISTÓRICA ALEMÃ. AS DIFERENÇAS COMEÇAVAM NO POSICIONAMENTO DE CADA GRUPO. OS INTELECTUAIS DA ESCOLA HISTÓRICA ACREDITAVAM QUE DEVERIAM CONSTRUIR O FUTURO DA NAÇÃO ALEMÃ E POR ISSO ASSESSORAVAM AS AUTORIDADES POLÍTICAS, PARA QUE PROMOVESSEM O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E SE COLOCASSEM CONTRA OS PROPRIETÁRIOS DE TERRAS QUE QUERIAM IMPEDIR ESTE DESENVOLVIMENTO. JÁ OS INTEGRANTES DA ESCOLA CLÁSSICA DEFENDIAM O LIBERALISMO. O INDIVÍDUO DEVERIA LUTAR PELO PRÓPRIO PROGRESSO E A SOCIEDADE SE ORGANIZARIA NATURALMENTE DESDE QUE CONFIASSE NAS LEIS DO LIVRE MERCADO.
O PROGRAMA APRESENTA O GRUPO DE GRAVIMETRIA E GEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR EDER MOLINA EXPÕE SUA PESQUISA QUE RELACIONA A ALTURA DO NÍVEL DO MAR COM A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE EM CADA PONTO DO PLANETA. UMA EXPERIÊNCIA NA LUA, NOS LEMBRA GALILEU E NEWTON. CONHECEMOS O FUNCIONAMENTO DE SATÉLITES QUE MEDEM AS VARIAÇÕES DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE NA TERRA.
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS TEM ESSE NOME PORQUE, EM MUITOS CASOS ONDE O USO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS GERAM CÍRCULOS OU ELIPSES, AS FUNÇÕES HIPERBÓLICAS VÃO GERAR HIPÉRBOLES.
A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FORAM OS LUGARES PROCURADOS PELA UNIVESP TV PARA SABER QUAIS E COMO SÃO OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA. A PESQUISADORA MARISIA SANTIAGO BUITONI (INSTITUTO DE GEOGRAFIA-UERJ) LEVOU NOSSA EQUIPE À ESCOLA ESTADUAL FERNÃO DIAS PAES, EM SÃO PAULO. NUMA RODA DE CONVERSA COM AS PROFESSORAS, DISCUTIMOS OS DIFERENTES ASSUNTOS E ABORDAGENS DA DISCIPLINA BASEADOS NUM DIA A DIA REAL. O GEÓGRAFO SÉRGIO DAMIATI, DA COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SP), AFIRMOU QUE A PRINCIPAL DIFICULDADE DOS PROFESSORES ESTÁ NA CARTOGRAFIA. A PESQUISADORA MARIA ELENA SIMIELLI (FFLCH-USP), PIONEIRA NA ELABORAÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA ESCOLAR, EXPLICA POR QUE.
A SEGUNDA PARTE DA AULA DA PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FOI DEDICADA A DOIS GRANDES COMPOSITORES DE LIED, FRANZ SCHUBERT E JOHANNES BRAHMS. SCHUBERT UTILIZA MUITO A ALTERNÂNCIA DE ACORDES MAIORES E MENORES. ELE ESCREVEU MAIS DE 600 OBRAS NESSE ESTILO. OS TEMAS MAIS COMUNS ENCONTRADOS NESSAS COMPOSIÇÕES ERAM PRINCIPALMENTE AMOR E MORTE.
TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.
A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, SEGUE SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A ÓPERA. O ASSUNTO DESTA AULA É A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, E O DESTAQUE É PARA AS CARACTERÍSTICAS DESSA OBRA: A MISTURA ENTRE A ÓPERA ITALIANA, FRANCESA E ALEMÃ, MANIFESTAÇÕES NACIONAIS, OBRAS MAIS LONGAS, AUMENTO NO NÚMERO DE EXECUTANTES. UM DOS REPRESENTANTES DO PERÍODO É O ITALIANO GUISEPPE VERDI. ELE USA MUITO DA TRADIÇÃO LOCAL PARA SUAS COMPOSIÇÕES, UTILIZA VÁRIOS POEMAS DE VICTOR HUGO COMO BASE DE SUA CRIAÇÃO. OS GRANDES SUCESSOS DE VERDI SÃO: RIGOLETTO/ O TROVADOR/ LA TRAVIATA.
A UNIVESP TV ACOMPANHOU O IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS DO GREPPE - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REALIZADO EM AGOSTO DE 2014 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. GIOVANNA MODÉ, DA CAMPANHA LATINO-AMERICANA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO, FALOU DE PESQUISAS SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
MOSTRA O ARMAZENAMENTO, CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS NO ARQUIVO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. ESSES DOCUMENTOS PODEM SE TORNAR FONTE DE PESQUISA PARA CONTAR A HISTÓRIA DA CAPITAL PAULISTA, TANTO DO PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO-LEGAL QUANTO DO COTIDIANO DOS MORADORES.
A UNIVESP TV VIAJOU PARA OURINHOS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA MOSTRAR O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CRIADOS NO CAMPUS DA UNESP, TOTALMENTE DEDICADO À GEOGRAFIA. O PROGRAMA MOSTRA DUAS EXPERIÊNCIAS DA APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CRIADOS NO LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE. UMA PARCERIA ENTRE A UNESP E UMA ESCOLA ESTADUAL DE OURINHOS E UMA VISITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA, MORFOLOGIA E PEDOLOGIA DA UNESP.
O PRIMEIRO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - FE-USP REÚNE NOMES IMPORTANTES PARA TRATAR DO TEMA. AS PROFESSORAS PESQUISADORAS LISETE ARELARO (FE-USP), MÁRCIA MALAVASI (FE-UNICAMP) E MANUELA TERRASÊCA (UNIVERSIDADE DO PORTO) TRAZEM VISÕES CRÍTICAS E HISTÓRICAS SOBRE O MODO DE AVALIAR OS ALUNOS E AS POSTURAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO E A AVALIAÇÃO EM PORTUGAL HOJE SÃO OS ASSUNTOS PRINCIPAIS DAS TRÊS PARTICIPANTES.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
O PROGRAMA APRESENTA O GRUPO DE GRAVIMETRIA E GEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR EDER MOLINA EXPÕE SUA PESQUISA QUE RELACIONA A ALTURA DO NÍVEL DO MAR COM A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE EM CADA PONTO DO PLANETA. UMA EXPERIÊNCIA NA LUA, NOS LEMBRA GALILEU E NEWTON. CONHECEMOS O FUNCIONAMENTO DE SATÉLITES QUE MEDEM AS VARIAÇÕES DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE NA TERRA.
ROMUALDO PORTELA, PROFESSOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP, APRESENTA PERSPECTIVA DE ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE DENTRO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA ISSO, VÁRIOS FATORES SÃO ANALISADOS. A PALESTRA ACONTECEU NO V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO CEDES-UNICAMP.
Duo se dedica à difusão e promoção da música para violão chilena e latino-americana. Romilio Orellana e Luis Orlandini, são concertistas com grande experiência internacional e professores das mais prestigiosas universidades chilenas.
A VIDA E A OBRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, PARENTES E ESTUDIOSOS DE SUA OBRA. DEPOIMENTOS DO ESCRITOR MINEIRO NASCIDO EM ITABIRA, EM 1902, AJUDAM A ENTENDER MELHOR SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO E VISÃO DE MUNDO. TRECHOS DE POEMAS E CRÔNICAS ILUSTRAM O PROGRAMA.
LEO BROUWER, MUSICISTA CUBANO, REGE A ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO, EM CONCERTO QUE FEZ PARTE DO 3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÕES. A APRESENTAÇÃO TAMBÉM CONTA COM O SOLISTA SHIN-ICHI FUKUDA NO VIOLÃO.
EM TEVÊ TEATRO, CARTAS A UM JOVEM POETA. É UM MONÓLOGO DRAMÁTICO DE IVO MÜLLER - QUE TAMBÉM FEZ A ADAPTAÇÃO DO TEXTO DO POETA RAINER MARIA RILKE -- QUE VIVEU ENTRE 1875 E 1923. A DIREÇÃO DO ESPETÁCULO É DO PRÓPRIO IVO MÜLLER, AO LADO DE CLAUDIO CABRAL, COM DESENHO DE LUZ DE DAVID BRITO E MÚSICA DE GUSTAV MAHLER. O ESPETÁCULO SE PASSA NUM CÔMODO, ONDE O POETA RILKE REFLETE SOBRE SUA OBRA E SUA SOLIDÃO. RAINER RILKE NASCEU EM PRAGA, NA ANTIGA CHECOSLOVÁQUIA E O MONÓLOGO FOI FEITO A PARTIR DE VÁRIOS LIVROS DELE: CARTAS A UM JOVEM POETA; ELEGIAS DE DUÍNO; E OS CADERNOS DE MALTE LAURIDS BRIGGE E EWALD TRAGY.
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS TEM ESSE NOME PORQUE, EM MUITOS CASOS ONDE O USO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS GERAM CÍRCULOS OU ELIPSES, AS FUNÇÕES HIPERBÓLICAS VÃO GERAR HIPÉRBOLES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE A GUERRA DOS SETE ANOS ENTRE GRÃ-BRETANHA E FRANÇA, ONDE A GRÃ-BRETANHA SAI COMO VENCEDORA. A PARTIR DA DERROTA, A FRANÇA PASSA A INVESTIR MAIS NA SUA MARINHA. O PROFESSOR FALA TAMBÉM SOBRE AS ORIGENS DO ILUMINISMO E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. FAZ UM PANORAMA DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO ILUMINISMO NO SÉCULO XVIII: JOHN LOCKE, ADAM SMITH, MONTESQUIEU, VOLTAIRE, DENIS DIDEROT, CONDORCET E IMMANUEL KANT.
A ESCOLA, A UNIVERSIDADE E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FORAM OS LUGARES PROCURADOS PELA UNIVESP TV PARA SABER QUAIS E COMO SÃO OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA. A PESQUISADORA MARISIA SANTIAGO BUITONI (INSTITUTO DE GEOGRAFIA-UERJ) LEVOU NOSSA EQUIPE À ESCOLA ESTADUAL FERNÃO DIAS PAES, EM SÃO PAULO. NUMA RODA DE CONVERSA COM AS PROFESSORAS, DISCUTIMOS OS DIFERENTES ASSUNTOS E ABORDAGENS DA DISCIPLINA BASEADOS NUM DIA A DIA REAL. O GEÓGRAFO SÉRGIO DAMIATI, DA COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SP), AFIRMOU QUE A PRINCIPAL DIFICULDADE DOS PROFESSORES ESTÁ NA CARTOGRAFIA. A PESQUISADORA MARIA ELENA SIMIELLI (FFLCH-USP), PIONEIRA NA ELABORAÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA ESCOLAR, EXPLICA POR QUE.