PGM 18 (LEGENDADO) - OSCILAÇÕES - PARTE 2
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 03 – Rafa Jazz – Meninas no beat (Cremosa Vinil) DJ Cão está fazendo beats e quando vai selecionar outro disco para samplear, dá de cara com uma cliente, que pergunta o que ele estava fazendo. Ele explica o que é o sampling e a moça diz que também samplea. É então que DJ Cão reconhece Rafa Jazz! Rafa fala sobre o coletivo que integra, o Cremosa Vinil, explicando que ela e suas amigas gostam de tocar sons cremosos e com referência nas divas dos anos 70. São os discos de algumas dessas divas que Rafa veio procurar na loja. Ela se encanta com a grande variedade, encontrando vinis de Gwen Mccrae, Donna Summer e Ana Elisa Assunção. Curioso para aprender mais, DJ Cão pede e eles vão ver vídeos delas na Internet. Conversam sobre inspirações e referências. DJ Cão fala que uma das suas é justamente o Cremosa Vinil e viaja imaginando discotecar com Rafa. Rafa Jazz o convida e ali mesmo na loja ela faz um som e DJ Cão manda um beat em cima. Perfil: Rafaella Gouveia, codinome Rafa Jazz, é co-fundadora da loja de discos Casa Brasilis. Ao lado das amigas Laura Mercy e Julia Weck, forma o coletivo Cremosa Vinil, que através da discotecagem de vinis celebra diferentes gêneros musicais, tendo como ponto de partida um som que elas definem como “cremoso”. Além de ser apaixonada por vinis, a DJ é pesquisadora musical (escreveu no blog Notas Agudas de 2006 a 2011). Já tendo tocado em grandes eventos como o Festival de Verão São Sebastião 2018 e o Festival Supernova 2017, Rafa Jazz irá transmitir para DJ Cão um pouco de toda sua experiência e comentar sobre as divas dos anos 70 que influenciam suas discotecagens.
Corajoso não é o que tem mais força, e sim aquele que enfrenta o seu medo, a sua fraqueza e segue em frente. Coragem não é falta de medo, é andar junto com ele, de mãos dadas, ter força no coração para ultrapassar o seu limite. Corajosa é a criança que enfrenta o desconhecido e vai em busca de novas aventuras. Você é corajoso? E hoje nós vamos fazer um "Sushi Corajoso"! E pra ele ser corajoso mesmo, a gente tem que escolher uns ingredientes ousados, diferentes, que não se usam normalmente.
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 11 – Jairzinho – Como as novas formas de fazer música estão gerando novas profissões? Jairzinho visita a Caninus Records e encontra discos de seu pai Jair Rodrigues e da turma do Balão Mágico. Quando DJ Cão está colocando na sacola os discos que o cliente separou, repara na semelhança entre ele e o garoto da capa. É então que reconhece Jairzinho! O convidado conta que toda a sua família sempre trabalhou com música: o pai, a irmã, e até mesmo suas filhas, que fazem parte do projeto Grandes Pequeninos, que passa na TV Rá Tim Bum. O próprio Jairzinho sempre esteve envolvido com música desde criança e diz que hoje, além de cantar, é também compositor, arranjador e produtor. DJ Cão fica curioso e ele explica melhor essas profissões. DJ Cão pede para ver mais desse trabalho e Jairzinho oferece um show particular na loja. Enquanto ele canta “Normal é ser diferente”, DJ Cão viaja. Perfil: Jair Oliveira, ou Jairzinho (como era chamado na infância), é músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e intérprete. Filho do cantor Jair Rodrigues e irmão da cantora Luciana Mello, cresceu em um ambiente musical. Aos 6 anos deu início à sua trajetória profissional cantando em um álbum de seu pai. Gravou 3 discos com o Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis dos anos 80 – e apresentou o programa homônimo na TV Globo. Na juventude foi à conceituada faculdade Berklee College of Music em Boston aprimorar seus estudos, graduando-se em Produção Musical e Music Business. Com amigos, montou a produtora “S de Samba” – que produziu trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV. Entre seus diversos projetos com grandes nomes da música brasileira, Jair Oliveira conversa com DJ Cão sobre o “Grandes Pequeninos”, voltado para o público infantil e parceiro da TV Rá Tim Bum. Com o conhecimento de quem gravou CDs, DVDs e fez turnê pela Europa, Jairzinho explica para DJ Cão que na indústria musical são várias as profissões a serem exploradas.
Poder: Saudade/ Nostalgia Prato: Milhos cozido e Pipoca 'cangica da saudade' e 'pipoca pipocada Música: "A Peruca do Cururpira" Crianças: VITÓRIA CASTELANO RENAN MARIANO
Macarrão está atarefado em um escritório improvisado no teatro. Age como um grande produtor, dá ordens ao telefone e pede coisas a Cueca, que está perdido de um lado para o outro. Seu Gregório interrompe e Cueca vai embora “incomodado” com o fantasma. Gregório diz a Macarrão que ele está tumultuando a calma do teatro. Macarrão sai bravo e vai pra casa, onde dedilha um pouco de guitarra no quarto. No dia seguinte, Macarrão encontra Cueca na escola e diz que está quase compondo uma música que vai “estourar”. Marina é apresentada pela professora como nova aluna. Depois da aula, Macarrão vai ao teatro e encontra o quarteto ensaiando. Macarrão quer mostrar o que está tentando compor, toca algo na linha Beatles e é ridicularizado pelos fantasmas.
Lilica, Julio e Alípio estão arrumando as coisas para voltar para a fazenda mas o Julio não consgue achar sua Gaita .Então a tuma toda tenta ajuda-lo a achar a gaita.
QUINTAL DA CULTURA VI PGM OSÓRIO CONTRA OS GERMES (Roteiro HQ 104) Osório está com uma mania nova, mania de limpeza e isso acaba enlouquecendo os amigos! Participação: OSÓRIO, DOROTEIA, OFÉLIA, LUDOVICO.
QUINTAL DA CULTURA VI PGM O VESTIDO DA RAINHA (Roteiro HQ 107) Ludovico não sabe como sair de uma enrascada: ele queimou o vestido novo da rainha com o ferro de passar e precisa entregá-lo pessoalmente pra ela! Participação: LAVADEIRO LUDOVICO; RAINHA DOROTEIA; DONA OFÉLIA.
Vai haver uma festa à fantasia na Cidade, e Lilica pede para Lola mandar pelo correio as suas fantasias de Bailarina e Princesa. Dito e Feito ficam sabendo e resolvem pegar carona no pacote para tentar participar desta festa também. Quando a caixa é entregue na portaria do prédio eles saem, vestidos com as fantasias da Lilica, e se refugiam numa loja da rua: a loja de fantasias. Lá trocam de roupas, vestindo outras fantasias. No apto Lilica recebe a caixa vazia e desiste de ir à festa. Júlio e João também desistem quando vêem que a fantasia que eles iam alugar na loja não está mais na vitrine. Zazá sugere que eles mesmos façam suas roupas. Eles fazem, vão á festa e se divertem muito. Dito e Feito, ao perceberem que vão ser descobertos, voltam para a fazenda.
Sidney é uma viagem pelo tempo e pela história, onde os inseparáveis amigos Sidney, um ratinho curioso, e Juca Barato, uma barata gulosa, tentam desvendar alguns dos principais mistérios da Terra, como a lenda da espada mágica do Rei Arthur.
Corajoso não é o que tem mais força, e sim aquele que enfrenta o seu medo, a sua fraqueza e segue em frente. Coragem não é falta de medo, é andar junto com ele, de mãos dadas, ter força no coração para ultrapassar o seu limite. Corajosa é a criança que enfrenta o desconhecido e vai em busca de novas aventuras. Você é corajoso? E hoje nós vamos fazer um "Sushi Corajoso"! E pra ele ser corajoso mesmo, a gente tem que escolher uns ingredientes ousados, diferentes, que não se usam normalmente.
Poder: Saudade/ Nostalgia Prato: Milhos cozido e Pipoca 'cangica da saudade' e 'pipoca pipocada Música: "A Peruca do Cururpira" Crianças: VITÓRIA CASTELANO RENAN MARIANO
Sidney é uma viagem pelo tempo e pela história, onde os inseparáveis amigos Sidney, um ratinho curioso, e Juca Barato, uma barata gulosa, tentam desvendar alguns dos principais mistérios da Terra, como a lenda da espada mágica do Rei Arthur.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.
Pedro vive no Brasil - e ele nunca andou pelas favelas. Enquanto investiga como um aplicativo pode ajudar as famosas favelas do Rio de Janeiro, nosso designer de software descobre um mundo secreto de fazendas urbanas e jardins... exatamente o que ele precisa para o seu 'Aplicativo para a Vida'.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
PESQUISADORES DA USP QUE ESTUDAM CAVERNAS, O FUNDO MAR E FLORESTAS SE JUNTARAM NUMA CIÊNCIA CHAMADA PALEOCLIMATOLOGIA. CADA UM À SUA MANEIRA, ELES QUEREM MAPEAR O CLIMA DO PASSADO. O BIÓLOGO MARINHO CONSEGUE ENXERGAR NAS BACTÉRIAS CALCIFICADAS NO FUNDO DO MAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DE MILHARES DE ANOS ATRÁS. O GEÓLOGO VISITA CAVERNAS, OBSERVA ESTALAGMITES E ESTALACTITES E DELAS CONSEGUE EXTRAIR DADOS SOBRE AS CHUVAS DO PASSADO E AINDA DIZER DE ONDE ELAS VIERAM. O BIÓLOGO QUE ESTUDA TESTEMUNHOS DE ÁRVORES TAMBÉM CONSEGUE OBSERVAR DADOS SOBRE AS CHUVAS E A TEMPERATURA NO PASSADO. O PROGRAMA ACOMPANHA ESSAS TRÊS PESQUISAS E CONTA COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DO PASSADO E PARA QUE ISSO SERVE.
DO IMPÉRIO OTOMANO AO COMUNISMO E AGORA AO CAPITALISMO, AS MULHERES TRABALHADORAS DA BULGÁRIA TÊM UMA HISTÓRIA ANTIGA. TRAÇANDO SUA HISTÓRIA PARA O NOVO MILÊNIO, ONDE O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES SÃO CHEFIADAS POR MULHERES, ESSA MUDANÇA FICA CLARA. MAS, CONVERSANDO COM ESSAS MULHERES, TAMBÉM FICA ENTENDIDO QUE ALÉM DA LEGISLAÇÃO SOBRE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, ELAS ESTÃO NEGOCIANDO CUIDADOSAMENTE SEUS PAPÉIS DOMÉSTICOS TRADICIONAIS E SUAS ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS.
O PROF. PETER SCHULZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN, DA UNICAMP, CONTINUA A TRATAR DE OSCILAÇÕES, ABORDANDO OS PÊNDULOS.
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
O PROGRAMA MOSTRA TRÊS CONCEPÇÕES DE LINGUAGENS - LINGUAGEM COMO ESPELHO DO MUNDO, LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM COMO FORMA DE INTERAÇÃO. A PARTIR DAÍ, O EXPECTADOR É LEVADO A REFLETIR SOBRE O DIALOGISMO, CONCEITO CRIADO PELO FILÓSOFO RUSSO MIKHAIL BAKTHIN. PARA ELE, A LINGUAGEM É UM PRODUTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DAS CONDIÇÕES MATÉRIAS E HISTÓRICAS DE CADA TEMPO.
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 13 – Marlui Miranda – A música sempre existiu e sempre vai existir DJ Cão está na loja ouvindo música quando acaba a luz. No escuro, ele se questiona como as pessoas ouviam música antes da Internet, do rádio, do teatro, dos músicos nas ruas? É para trazer luz a essas questões que Marlui Miranda entra na Caninus Records. Ela está em busca de discos com músicas indígena e africana. Os dois batem papo sobre as origens da música e DJ Cão aprende que seu surgimento teria sido há cerca de 200 milhões de anos, dos gritos no encontro entre dois povos diferentes onde hoje é Israel. A música então começa pela curiosidade humana e se espalha pelo mundo. Marlui conta que em 1500, quando os portugueses aqui chegaram, ficaram admirados com nossa música indígena e a levam para a Europa. DJ Cão fica curioso para ouvir um pouco desse som e Marlui canta “Araruna”. Quando a luz volta, Marlui aproveita para mostrar alguns instrumentos indígenas, entre eles o maracá, tocado por pajés, uma semente que é tocada pelo nariz e uma flauta feita de bambu. DJ Cão viaja ouvindo esses sons. Marlui Miranda mostra ainda vários elementos naturais que podem ser utilizados como instrumentos para se fazer música e ela e DJ Cão lembram da importância de se preservar a Amazônia e os índios que lá vivem. Perfil: Marlui Miranda é cantora, compositora e pesquisadora. Graduou-se em Regência na Faculdade Santa Marcelina e estudou no Conservatório Villa-Lobos. Ainda jovem aprendeu a tocar violão. Em 1974 começou a pesquisar as tradições musicais dos povos da Amazônia. Por conta desses estudos, Marlui foi agraciada com uma bolsa da “John Simon Guggenheim Memorial Foundation” e também recebeu apoio de instituições como “The Rockfeller Foundation” e “Pronac”. Foi supervisora musical do filme "Brincando nos campos do Senhor", de Hector Babenco. Já fez parcerias com grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento e Ney Matogrosso. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora Regional. Marlui Miranda é reconhecida internacionalmente como intérprete da música indígena e se mantém engajada com suas causas sociais. É com propriedade que ela apresenta esse tipo de música para DJ Cão, fazendo um resgate ainda anterior, de quando a música surgiu como forma de comunicação entre povos da África.