EP. 13 - MARLUI MIRANDA - A MÚSICA SEMPRE EXISTIU E SEMPRE VAI EXISTIR
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou.
Episódio 13 – Marlui Miranda – A música sempre existiu e sempre vai existir
DJ Cão está na loja ouvindo música quando acaba a luz. No escuro, ele se questiona como as pessoas ouviam música antes da Internet, do rádio, do teatro, dos músicos nas ruas?
É para trazer luz a essas questões que Marlui Miranda entra na Caninus Records. Ela está em busca de discos com músicas indígena e africana.
Os dois batem papo sobre as origens da música e DJ Cão aprende que seu surgimento teria sido há cerca de 200 milhões de anos, dos gritos no encontro entre dois povos diferentes onde hoje é Israel. A música então começa pela curiosidade humana e se espalha pelo mundo.
Marlui conta que em 1500, quando os portugueses aqui chegaram, ficaram admirados com nossa música indígena e a levam para a Europa. DJ Cão fica curioso para ouvir um pouco desse som e Marlui canta “Araruna”.
Quando a luz volta, Marlui aproveita para mostrar alguns instrumentos indígenas, entre eles o maracá, tocado por pajés, uma semente que é tocada pelo nariz e uma flauta feita de bambu. DJ Cão viaja ouvindo esses sons.
Marlui Miranda mostra ainda vários elementos naturais que podem ser utilizados como instrumentos para se fazer música e ela e DJ Cão lembram da importância de se preservar a Amazônia e os índios que lá vivem.
Perfil: Marlui Miranda é cantora, compositora e pesquisadora. Graduou-se em Regência na Faculdade Santa Marcelina e estudou no Conservatório Villa-Lobos. Ainda jovem aprendeu a tocar violão. Em 1974 começou a pesquisar as tradições musicais dos povos da Amazônia. Por conta desses estudos, Marlui foi agraciada com uma bolsa da “John Simon Guggenheim Memorial Foundation” e também recebeu apoio de instituições como “The Rockfeller Foundation” e “Pronac”. Foi supervisora musical do filme "Brincando nos campos do Senhor", de Hector Babenco. Já fez parcerias com grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento e Ney Matogrosso. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora Regional. Marlui Miranda é reconhecida internacionalmente como intérprete da música indígena e se mantém engajada com suas causas sociais. É com propriedade que ela apresenta esse tipo de música para DJ Cão, fazendo um resgate ainda anterior, de quando a música surgiu como forma de comunicação entre povos da África.