PGM 22 (LEGENDADO) - INDUÇÃO - PARTE 02
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NESTA AULA, O PROF. LUIZ MARCO BRESCANSIN DISCUTE A ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO E FAZ O EXEMPLO DO CABO COAXIAL. TAMBÉM DETALHA O CONCEITO DE INDUÇÃO MÚTUA E RESOLVE DOIS EXEMPLOS.
ENIGMA DA MINHOCA É UM QUIZ APRESENTADO POR MINHOQUIAS NESSA TEMPORADA DO QUINTAL. "ESTÃO PREPARADOS PARA MAIS UM ENIGMA DA MINHOCA? QUE BOM! ENTÃO VAMOS LÁ: O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES NO ANO DE ? a) 1200 b) 1500 c) 1700 d) 1900
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 09 – Embatucadores – Artistas de rua DJ Cão está no balcão batucando com copos de metal quando Rafael do grupo Embatucadores entra na loja e logo se junta a ele no ritmo. O professor de artes marcou uma reunião com Pug Vinil para falar do festival de arte de rua que vai acontecer ali na frente. DJ Cão avisa que seu tio está para chegar. Enquanto isso, eles conversam sobre música acessível, feita com percussão corporal e instrumentos de sucata. Rafael conta a história do grupo que fundou: como surgiu, quando ensaiam e quais suas as referências. Os meninos embatucadores chegam na Caninus Records e DJ Cão fica com vontade de entrar para o grupo. Rafael diz que, para isso, ele terá de fazer um teste: tocar junto com eles! No palco da loja, todos fazem música com materiais recicláveis e DJ Cão viaja no som. Quando Pug Vinil chega, os Embatucadores se despedem para irem à reunião. Perfil: A semente dos Embatucadores foi plantada em 2003 na Escola Estadual Flamínio Fávero, em São Paulo, com o “Projeto de Iniciação Musical”. Criado pelo professor de artes Rafael Rip, o grupo surge da vontade de fazer músicas em uma escola onde crianças não tinham instrumentos. É então que Rafael passa a ensinar percussão corporal de forma voluntária em aulas extracurriculares. O passo seguinte foi transformar sucata em instrumentos. Em 2013, nasce o Embatucadores. Tendo os ingleses do Stomp como uma de suas referências, o grupo se apresenta em escolas, empresas e nas ruas, sempre com a maior diversidade de matérias-primas possível. Agora, eles vão tocar no festival de rua perto da Caninus Records e ensinar o DJ Cão a também tocar com materiais recicláveis.
ENIGMA DA MINHOCA É UM QUIZ APRESENTADO POR MINHOQUIAS NESSA TEMPORADA DO QUINTAL. "ESTÃO PREPARADOS PARA MAIS UM ENIGMA DA MINHOCA? QUE BOM! ENTÃO VAMOS LÁ: O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES NO ANO DE ? a) 1200 b) 1500 c) 1700 d) 1900
QUINTAL DA CULTURA III - DE OLHO NO OSÓRIO III - 01 - ARTE COM FOTOS EM TIRINHAS Osório ensina as crianças de casa a fazerem artes com tiras de fotos intercaladas e coladas numa cartolina bem colorida.
QUINTAL DA CULTURA VI PGM O VESTIDO DA RAINHA (Roteiro HQ 107) Ludovico não sabe como sair de uma enrascada: ele queimou o vestido novo da rainha com o ferro de passar e precisa entregá-lo pessoalmente pra ela! Participação: LAVADEIRO LUDOVICO; RAINHA DOROTEIA; DONA OFÉLIA.
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 3 - PEQUENO POLEGAR Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum conto de fadas. O que os pais do Pequeno Polegar fizeram com ele e os irmãos? A: Venderam na feira; B: Abandonaram numa floresta; C: Mandaram trabalhar num circo. A resposta certa é... B: Abandonaram numa floresta. Roteiro: Elton Mattos
QUINTAL DA CULTURA III - BRINCANDO COM POESIA 19 - AS BRUXAS DOROTEIA RECITA O POEMA "AS BRUXAS" DE ANGELICA FREITAS. (LUDOVICO/ DOROTEIA/ OSÓRIO)
Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. Ep.03- Compartilhar História: O Velhinho que ensinava cambalhotas Livro: O Velhinho que ensinava cambalhotas Editora Yoga com Histórias
A turma do cocoricó faz uma adaptação da Fábula " O Corcunda de Notre Dame"
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM FESTA DO PIJAMA (HQ 106) Doroteia e Ofélia resolvem fazer uma festa do pijama no quintal, empolgadas organizam tudo, fazem convites, montam barraca. Mas como sempre, Doroteia esquece algo... Personagens: OFÉLIA, DOROTEIA, MINHOQUIAS Roteiro: Radhi Meron
A palhaça Rubra está descobrindo o que mais interessa no mundo: os seres humanos e todas as suas capacidades. É a alta tecnologia humana! Por meio da interação com suas criaturas inimagináveis, a cativante Rubra explora a essência do que as crianças têm de melhor - sua criatividade e espontaneidade - por meio de entrevistas, brincadeiras divertidas, charadas e videoclipes. TEMA:TEMPO ENTREVISTA:LUMA CLIPE:EU VI OS MEUS AVÓS SE BEIJANDO BRINCADEIRA:BOCA DO PALHAÇO
ENIGMA DA MINHOCA É UM QUIZ APRESENTADO POR MINHOQUIAS NA TERCEIRA TEMPORADA. OI! TÁ LIGADINHO NO QUINTAL? PORQUE EU, MINHOESFINGE, TENHO UM ENIGMA BEM CABELUDO PRA VOCÊS. OI? SE O ENIGMA É SOBRE CABELO? HAHAHAHA NÃO! CABELUDO É UM MODO INFORMAL DE FALAR, E QUER DIZER QUE O ENIGMA ESTÁ COMPLICADO, DIFÍCIL DIFICÍLIMO. QUER VER? DOROTEIA FOI A UMA LOJA LEVANDO TRINTA OURIFUNFAS. CHEGANDO LÁ, VIU QUE A ROUPA CUSTAVA O DOBRO. QUANTO CUSTAVA ? a) 40 OURIFUNFAS b) 50 OURIFUNFAS c) 60 OURIFUNFAS d) 100 OURIFUNFAS A RESPOSTA CERTA É A ALTERNATIVA C: SESSENTA OURIFUNFAS
QUINTAL DA CULTURA III - BRINCANDO COM POESIA 19 - AS BRUXAS DOROTEIA RECITA O POEMA "AS BRUXAS" DE ANGELICA FREITAS. (LUDOVICO/ DOROTEIA/ OSÓRIO)
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 3 - PEQUENO POLEGAR Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum conto de fadas. O que os pais do Pequeno Polegar fizeram com ele e os irmãos? A: Venderam na feira; B: Abandonaram numa floresta; C: Mandaram trabalhar num circo. A resposta certa é... B: Abandonaram numa floresta. Roteiro: Elton Mattos
MARIO DE ANDRADE SEMPRE VIVO ¿ EVENTO EM HOMENAGEM AOS ESCRITOR BRASILEIRO COM UMA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE A VIDA E OBRA DO AUTOR SEMPRE COM UMA APRESENTAÇÃO MUSICAL AO FINAL.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL: 70 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE A ROSA DO POVO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. ESTA FOI A SEGUNDA EDIÇÃO DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL: 70 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE A ROSA DO POVO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. O EVENTO FOI UMA PARCERIA DO PROGRAMA DE LITERATURA BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E O PROGRAMA DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS DA UNIVERSIDADE DE PRINCETON EM TORNO DAS RELAÇÕES ENTRE "POESIA, GUERRA E CIDADANIA", REALIZADO EM AGOSTO NO AUDITÓRIO ISTVÁN JANCSÓ DA BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN, EM SÃO PAULO.
CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.
EM SUA PALESTRA, A HISTORIADORA PAULA VERMEERSCH DESTACA FIGURAS COMO MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE, CONSIDERADO O PATRONO DA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA. OUTROS PERSONAGENS SÃO O ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR E O JOVEM JOAQUIM NABUCO QUE DURANTE DOIS ANOS SUSTENTARAM UMA POLÊMICA SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO JORNAL "O GLOBO". A EXPRESSÃO "ESCOLA BRASILEIRA DE ARTE" , QUE APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ NUMA EXPOSIÇÃO DA ACADEMIA IMPERIAL DE ARTES DO RIO DE JANEIRO, CAUSOU POLÊMICA ENTRE OS ARTICULISTA DO SÉCULO XIX. FATOS COMO ESTE ENVOLVERAM NOMES IMPORTANTES DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL, COMO O DO JORNALISTA LUIZ GONZAGA DUQUE ESTRADA.
A PARTIR DA VISÃO HEGELIANA DE MODERNIDADE , O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA DISCUTE A COMO É POSSÍVEL PENSAR A ARTE E A POESIA NUM MUNDO SEM IDEAL. NESTE CENÁRIO, A PERGUNTA QUE PARECE SE IMPOR É: COMO PENSAR A ARTE DEPOIS DE HEGEL? DAÍ BROTAM AS CONTRADIÇÕES E AS AMBIGUIDADES COM AS QUAIS A POESIA E A ARTE VÃO LIDAR.
O PROGRAMA MOSTRA DUAS EXPERIÊNCIAS QUE UTILIZAM A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA. A PRIMEIRA DELAS É NA CIDADE DE INDAIATUBA, INTERIOR DE SÃO PAULO, ONDE UM PROFESSOR TEVE A INICIATIVA DE CRIAR, HÁ ALGUNS ANOS, UM BLOG PARA A ESCOLA, QUE ENVOLVEU A COMUNIDADE E OS ALUNOS. O PRÓXIMO PASSO FOI INICIAR TELECONFERÊNCIAS COM ALUNOS DE OUTROS PAÍSES E INTEGRAR ESTA AÇÃO AO CURRÍCULO DA ESCOLA. O SEGUNDO EXEMPLO MOSTRADO É DE UMA ESCOLA NO BAIRRO DO TATUAPÉ, NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO, ONDE O PROFESSOR DE FÍSICA PASSOU A GRAVAR EM VÍDEOS ALGUMAS AULAS QUE FORAM DISPONIBILIZADAS NA REDE DO COLÉGIO, ASSIM COMO TEXTOS, IMAGENS E LINKS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
MUITOS LUGARES AO REDOR DO MUNDO ESTÃO AMEAÇADOS PELA EROSÃO DO SOLO. ESTÃO PERDENDO SUAS TERRAS, LEVADAS PELO VENTO OU PELAS ÁGUAS. A PRIMEIRA HISTÓRIA SE PASSA NO HIMALAIA, NEPAL. UMA FAMÍLIA CONSEGUE SOBREVIVER ALTERNANDO PLANTAÇÕES EM DIFERENTES ÉPOCAS DO ANO, RETIRANDO ALGUNS NUTRIENTES, ENQUANTO OUTROS SÃO DEVOLVIDOS AO SOLO. ASSIM ESTE AGRICULTOR CONSEGUIU PRODUZIR ALIMENTO PARA SUA FAMÍLIA, NO MESMO PEDAÇO DE TERRA, POR ANOS SEGUIDOS. COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO, AUMENTOU TAMBÉM O CONSUMO DE MADEIRA, FONTE ÚNICA DE COMBUSTÍVEL NA REGIÃO. A CRIAÇÃO DE ANIMAIS AUMENTOU. OS CAMPOS ESTÃO SENDO DEIXADOS SEM VEGETAÇÃO E ÁRVORES NOVA ESTÃO SENDO DERRUBADAS. CHUVAS TROPICAIS TEM O PODER DE ARRASTAR O SOLO. DESLIZAMENTOS DE TERRA SÃO FREQUENTES E PROVOCAM O DESAPARECIMENTO DE CENTENAS DE TERRAÇOS UTILIZADOS PELOS AGRICULTORES PARA A PLANTAÇÃO. COM O AUMENTO DOS DESLIZAMENTOS, RESTAM AINDA MENOS SOLOS FÉRTEIS PARA O CULTIVO. SOLUÇÃO: NO ALTO DAS MONTANHAS, GUARDAS FLORESTAIS ESTÃO PLANTANDO ÁRVORES. NO QUÊNIA, TEMOS NAS MONTANHAS, ENORMES PLANTAÇÕES DE CHÁ E CAFÉ, DESTINADAS A EXPORTAÇÃO FICANDO POUCA TERRA PARA A PLANTAÇÃO DESTINADA A ALIMENTAR A POPULAÇÃO LOCAL. O QUÊNIA TEM POUCO SOLO E A SAVANA TEM SIDO UTILIZADA, MAS SEU SOLO É FRÁGIL. NOS ESTADOS UNIDOS, EM OKLAHOMA, O SOLO TAMBÉM É FRÁGIL E COM A FALTA DE ÁRVORES, ELE LITERALMENTE VAI PELOS ARES NAS TEMPESTADES. OS AGRICULTORES PROTEGEM ENTÃO SEU SOLO, DEIXANDO SEUS CAMPOS COBERTOS O ANO INTEIRO OU PLANTANDO FILEIRAS DE ÁRVORES QUE ATENUAM O EFEITO DO VENTO POR CENTENAS DE METROS.
O programa mostra a vida de Anu, uma mulher que foi vítima do comércio sexual no Nepal, e hoje luta para evitar que outras mulheres não sejam vítimas de discriminação e do ostracismo que sofrera.
NESTE PRIMEIRO EPISÓDIO, CHICO APRESENTA O TEMA QUE PRETENDE DESENVOLVER NO MESTRADO: A COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NO VIOLÃO E A CANÇÃO.
Enigma da Minhoca é um quiz apresentado por MINHOQUIAS. OLÁ CRIANÇAS! COMEÇA AGORA O ENIGMA DA MINHOCA. PORQUE EU SOU MOLE MAS SOU ENIGMÁTICA. O QUÊ? VOCÊS NÃO SABEM O QUE É ENIGMA? ENIGMA É UM MISTÉRIO QUE VOCÊS TERÃO QUE ADIVINHAR. VOCÊS PODEM CHAMAR DE QUIZ OU DE GAME TAMBÉM. ENTENDERAM? POSSO COMEÇAR? LÁ VAI: Qual dinossauro tem o nome que significa “ladrão veloz”? A) VELOCIRAPTOR B) MEGALOSSAURO C) DRACOREX D) TIRANOSSAURO A RESPOSTA CERTA É A ALTERNATIVA A: VELOCIRAPTOR
CLIPES MUSICAIS DA TEMPORADA COCORICÓ NA CIDADE I E II. OBS: ESTES CLIPES TAMBÉM ESTÃO INSERIDOS NOS PROGRAMAS.
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 11 - CHAPÉUZINHO VERMELHO Sinopse: Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum o conto de fadas "Chapéuzinho vermelho". Roteiro: Elton Mattos Personagem: Dona Carochinha