CIÊNCIA POLÍTICA: QUALIDADE DA DEMOCRACIA - PGM 14 - ANÁLISE BRASIL - PARTE 02
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 7 - A ROUPA NOVA DO IMPERADOR Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum conto de fadas. Quais pessoas eram capazes de enxergar a roupa nova do Imperador? A: Os inteligentes; B: Os corajosos; C: Os mentirosos. A resposta certa é... A: Os inteligentes! Roteiro: Elton Mattos
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 8 - GATO DE BOTAS Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum conto de fadas. O Gato de Botas disse ao Rei que o seu amo era quem? A: PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS. B: CONDE DE MONTE CRISTO. C: MARQUÊS DE CARABÁ. A resposta certa é... C: Marquês de Carabá! Roteiro: Elton Mattos
QUINTAL DA CULTURA III - BRINCANDO COM POESIA 18 - VOU, VOOU E VOLTO LUDOVICO RECITA A POESIA "VOU, VOOU E VOLTO" DE MARINA COLASANTI, DOROTEIA/ LUDOVICO/ OSÓRIO
Mc Minhoquias canta um rap sobre os livros!
Quintal da Cultura IV -Calculino - IV - 09 - ADIÇÃO Sinopse: Calculino aproveita a grande promoção no armazém do Seu Motacém e adiciona vários produtos à sua compra Personagens: Ludovico e Osório Roteiro: Elton Mattos
A palhaça Rubra está descobrindo o que mais interessa no mundo: os seres humanos e todas as suas capacidades. É a alta tecnologia humana! Por meio da interação com suas criaturas inimagináveis, a cativante Rubra explora a essência do que as crianças têm de melhor - sua criatividade e espontaneidade - por meio de entrevistas, brincadeiras divertidas, charadas e videoclipes. TEMA:TEMPO ENTREVISTA:LUMA CLIPE:EU VI OS MEUS AVÓS SE BEIJANDO BRINCADEIRA:BOCA DO PALHAÇO
Parece que esse dia chegou! O Cebolinha finalmente desiste de bolar planos infalíveis. A pergunta que se faz é: “Por que ele falia isso?”. A emocionante resposta você encontrará neste episódio. É ver para crer
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 09 – Embatucadores – Artistas de rua DJ Cão está no balcão batucando com copos de metal quando Rafael do grupo Embatucadores entra na loja e logo se junta a ele no ritmo. O professor de artes marcou uma reunião com Pug Vinil para falar do festival de arte de rua que vai acontecer ali na frente. DJ Cão avisa que seu tio está para chegar. Enquanto isso, eles conversam sobre música acessível, feita com percussão corporal e instrumentos de sucata. Rafael conta a história do grupo que fundou: como surgiu, quando ensaiam e quais suas as referências. Os meninos embatucadores chegam na Caninus Records e DJ Cão fica com vontade de entrar para o grupo. Rafael diz que, para isso, ele terá de fazer um teste: tocar junto com eles! No palco da loja, todos fazem música com materiais recicláveis e DJ Cão viaja no som. Quando Pug Vinil chega, os Embatucadores se despedem para irem à reunião. Perfil: A semente dos Embatucadores foi plantada em 2003 na Escola Estadual Flamínio Fávero, em São Paulo, com o “Projeto de Iniciação Musical”. Criado pelo professor de artes Rafael Rip, o grupo surge da vontade de fazer músicas em uma escola onde crianças não tinham instrumentos. É então que Rafael passa a ensinar percussão corporal de forma voluntária em aulas extracurriculares. O passo seguinte foi transformar sucata em instrumentos. Em 2013, nasce o Embatucadores. Tendo os ingleses do Stomp como uma de suas referências, o grupo se apresenta em escolas, empresas e nas ruas, sempre com a maior diversidade de matérias-primas possível. Agora, eles vão tocar no festival de rua perto da Caninus Records e ensinar o DJ Cão a também tocar com materiais recicláveis.
QUINTAL DA CULTURA III - BRINCANDO COM POESIA 19 - AS BRUXAS DOROTEIA RECITA O POEMA "AS BRUXAS" DE ANGELICA FREITAS. (LUDOVICO/ DOROTEIA/ OSÓRIO)
ENIGMA DA MINHOCA É UM QUIZ APRESENTADO POR MINHOQUIAS NA TERCEIRA TEMPORADA. Enigma da Minhoca 56 ¿ Em qual dessas modalidades o Brasil venceu as Olimpíadas de 2012? a) futebol masculino b) vela c) natação d) vôlei feminino A alternativa correta é a D vôlei feminino
Quintal da Cultura IV - Calculino 10 - Subtração Sinopse: Calculino reclama da quantidade de brinquedos dentro de uma embalagem e Seu Motacém faz de tudo para agradar o cliente! Personagens: Ludovico e Osório Roteiro: Elton Mattos
PALESTRA DO PROFESSOR CAETANO ERNESTO PLASTINO, DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP. FAZ PARTE DO CURSO EMPIRISMO E PRAGMATISMO CONTEMPORÂNEOS, DE QUATRO AULAS DE 1H30, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA, DA USP, GRAVADO ENTRE ABRIL E MAIO DE 2012. A PALESTRA TRATA DA OBRA DE HILARY PUTNAM, FILÓSOFO, MATEMÁTICO E CIENTISTA DA COMPUTAÇÃO, NASCIDO NOS ESTADOS UNIDOS EM 1926. PUTNAM É CONHECIDO POR MUDAR DIVERSAS VEZES DE POSIÇÃO, SENDO IDENTIFICADAS, EM GERAL, TRÊS FASES DIFERENTES DO SEU PENSAMENTO. DESENVOLVEU JUNTAMENTE COM SAUL KRIPKE, ENTRE OUTROS, UMA TEORIA CAUSAL DA REFERÊNCIA - UMA NOVA FORMA DE ESTABELECER UMA LIGAÇÃO ENTRE O TERMO E O REFERIDO. FICOU MUITO CONHECIDO SEU ARTIGO THE MEANING OF 'MEANING', ONDE ENUNCIA UMA SEMÂNTICA REALISTA PARA AS ESPÉCIES NATURAIS.
TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.
NESTA 1ª AULA DO CURSO "ENUNCIAÇÃO", JOSÉ LUIZ FIORIN, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA DA FFLCH/USP, EXPLICA QUE, AO LONGO DESTES ENCONTROS, IRÁ TRATAR DAS TRÊS CATEGORIAS DA ENUNCIAÇÃO: A PESSOA, O TEMPO E O ESPAÇO. MAS PARA ISSO, ANTES DE TUDO, ELE EXPLICARÁ O QUE É ENUNCIAÇÃO, ISTO É, O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO, PARTINDO DA TEORIA LINGUÍSTICA DO FRANCÊS ÉMILE BENVENISTE.
O NACIONALISMO PASSA A SER UMA IMPORTANTE FONTE DE INSPIRAÇÃO MUSICAL NO SÉCULO XX. A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE AS NOVAS FONTES DE PESQUISA NA MÚSICA, FONTES FOLCLÓRICAS. NO SÉCULO XX, A ARTE PASSA A SER POLITICAMENTE COMPROMETIDA. HÁ UMA PREOCUPAÇÃO, NESSE SENTIDO, DE FAZER UMA ARTE ENGAJADA, E A MÚSICA TAMBÉM SEGUE ESSA TENDÊNCIA. OUTRA EVOLUÇÃO DO SÉCULO É O SURGIMENTO DA MÚSICA ELETRÔNICA (OU ELETROACÚSTICA).
Violonista austríaco, estudou na Universidade de Música e Arte em Graz e na “Royal Academy of Music” em Londres. Apresenta no programa repertório espanhol e hispano-americano.
NO CURSO É DISCUTIDO TEMAS CLÁSSICOS DA HISTÓRIA SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX, ESTABELECENDO COMPARAÇÕES E CONEXÕES ENTRE AS DIFERENTES TRAJETÓRIAS NACIONAIS. A PROFESSORA GABRIELA PELLEGRINO DESENVOLVEU TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: PROJETOS E PRÁTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO NACIONAL E MASSAS POPULARES; LEITURAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE LATINO-AMERICANA; TENSÕES E NEGOCIAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CULTURAS POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS.