GERONTÓLOGO
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
QUINTAL DA CULTURA III - DE OLHO NO OSÓRIO III - 04 - EFEITOS DE RASPAGEM OSÓRIO ENSINA A FAZER UMA ARTE COM EFEITOS DE RASPAGEM.
QUINTAL DA CULTURA III – BRINCANDO COM POESIA – 53 C DE CASA DORO, LUDO E OSORIO LEEM POESIA DE ELZA BEATRIZ
Quintal da cultural III - Calculino 04- Orçamento Sinopse:Calculino vai até o armazem do Seu Motacém para pedir um orçamento para sua viagem para participar das Olimpíada de multiplicação no País da Matemática. Personagens: Motacém (Ludovico); Calculino (Osório) Roteiro: Elton Mattos
Quintal da cultural III - Calculino 10 - Cofrinho Sinopse: Calculino chega ao armazém do Seu Motacém e se depara com o mesmo chorando sobre o balcão. Ao perguntar o que houve, seu Motacém conta uma história sobre seu cofrinho. Personagens: Motacém (Ludovico); Calculino (Osório) Roteiro: Elton Mattos
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 1 - CINDERELA Dona Carochinha desafia as crianças de casa a responderem uma pergunta sobre algum conto de fadas. Qual o outro nome da Cinderala? A: Rapunzel; B: Gata Borralheira; C: Bela Entristecida. Roteiro: Elton Mattos
QUINTAL DA CULTURA III - BRINCANDO COM POESIA 09 - QUATRO CANTIGAS ANTIGAS Turma do Quintal da Cultura brinca com poesia "Quadro Cantigas Antigas" de Marina Colassanti. (OSÓRIO/ DOROTEIA/ LUDOVICO)
Quintal da Cultura III - Era uma vez no Quintal - O pequeno Gafanhoto - Episódio 05 Ludovico e Juliano Paulinho duelam na Floresta dos Ventos. Ludovico vence a disputa. Irritado com a derrota, Mestre Zhou chama Mestra Brisa para um duelo. Cheio de raiva porque um dia Mestra Brisa não o aceitou como marido, ele tenta vencê-la a todo custo, mas acaba derrotado também. Juliano Paulinho se arrepende de suas maldades, pede desculpas para Doroteia e Ludovico, e acaba se tronando discípulo de Mestra Brisa no Bambu. ROTEIRO: Antonio Arruda e Regina Negrini PERSONAGENS: DOROTEIA, LUDOVICO, MINHOQUIAS, QUELÔNIO, MESTRA BRISA NO BAMBU, MESTRE ZHOU E JULIANO PAULINHO
Franjinha tem um novo invento! Uma poção capaz de deixar todas as coisas limpinhas. Será que funciona? Quando a turma vem fazer bagunça no laboratório e um pouco da fórmula cai sobre o Cascão, ele fica limpíssimo! Agora Mônica e seus amigos podem pegar borrifadores e sair pelo bairro, acabando com a sujeira e poluição! Mas a Dorinha chega com uma má notícia. Mesmo sem enxergar, ela sabe que o Cascão voltou a ficar sujo — mais ainda que antes! O efeito da poção era apenas temporário. E quando vem o Chico Bento reclamando de mais uma pescaria fracassada, ficamos sabendo que a poluição alcançou até a roça. A turma entende que não existe fórmula mágica. A solução para preservar a natureza são os Três "R"s: Reduzir, para gastar menos; Reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e Reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o Planeta!
Alípio, João, Júlio e Zazá ligam o computador para falar com o pessoal da fazenda e se deparam com uma invasão de felinos no paiol. Dora precisa do computador para trabalhar e, com isso, os meninos resolvem ir até uma Lan House para decifrar o mistério da invasão dos gatos.
Quintal da Cultura III - Era uma vez no Quintal - Uma aventura nos Pampas - Episódio 05 Neste episódio, a Teiniaguá é salva pelo gaúcho Blau Nunes e pela Padeira de Aljubarrota. Mas eles não contavam com o contra-ataque do vilão, que raptou a Minhoquias. ROTEIRO: Elton Mattos PERSONAGENS: DOROTEIA; LUDOVICO; QUELÔNIO;BLAU NUNES(LUDOVICO); PADEIRA(DOROTEIA); ANHANGÁ-PITÃ; RAONI; INVASORES BRANCOS(OFF)
QUINTAL DA CULTURA III - DE OLHO NO OSÓRIO III - 04 - EFEITOS DE RASPAGEM OSÓRIO ENSINA A FAZER UMA ARTE COM EFEITOS DE RASPAGEM.
QUINTAL DA CULTURA III – BRINCANDO COM POESIA – 53 C DE CASA DORO, LUDO E OSORIO LEEM POESIA DE ELZA BEATRIZ
QUINTAL DA CULTURA III - CAROCHINHA QUER SABER 24 OS MÚSICOS DE BREMEN Sinopse: Carochinha é a barata cascuda especialista em histórias dos contos de fadas. Nesse quiz ela tem uma pergunta sobre OS MÚSICOS DE BREMEN. Será que você é capaz de acertar ? Personagem: Carochinha (Osório) Roteiro: Elton Mattos
Quintal da cultural III - Calculino 10 - Cofrinho Sinopse: Calculino chega ao armazém do Seu Motacém e se depara com o mesmo chorando sobre o balcão. Ao perguntar o que houve, seu Motacém conta uma história sobre seu cofrinho. Personagens: Motacém (Ludovico); Calculino (Osório) Roteiro: Elton Mattos
AQUI O ASSUNTO CENTRAL É A IMPORTÂNCIA DA NARRATIVA, DA HISTÓRIA ORAL E DE MEMÓRIAS PESSOAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA SOCIAL. TRÊS EXEMPLOS CONDUZEM O PROGRAMA, MOSTRANDO A ABRANGÊNCIA E AS POSSIBILIDADES DA NARRATIVA HISTÓRICA E DA MEMÓRIA ORAL: A PESQUISADORA MARCELA BONI E AS ENTREVISTAS PARA O MESTRADO "MÃES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI"; A EXPERIÊNCIA DA HISTORIADORA SONIA MARIA FREITAS NA CONSTITUIÇÃO DO ACERVO DE MEMÓRIA ORAL DO MUSEU DA IMIGRAÇÃO E O ARQUIVO DO CPDOC, NO RIO DE JANEIRO.
O PROGRAMA DISCUTE O ENSINO DA NORMA CULTA (AQUELA REGIDA PELA GRAMÁTICA DE UMA DETERMINADA LÍNGUA) NA ALFABETIZAÇÃO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO DURANTE ESTE PROCESSO. O PROGRAMA OUVIU O GRAMÁTICO EVANILDO BECHARA E A DOUTORA PELA UFRJ EM EDUCAÇÃO LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL: 70 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE A ROSA DO POVO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. ESTA FOI A SEGUNDA EDIÇÃO DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL: 70 ANOS DE PUBLICAÇÃO DE A ROSA DO POVO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. O EVENTO FOI UMA PARCERIA DO PROGRAMA DE LITERATURA BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E O PROGRAMA DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS DA UNIVERSIDADE DE PRINCETON EM TORNO DAS RELAÇÕES ENTRE "POESIA, GUERRA E CIDADANIA", REALIZADO EM AGOSTO NO AUDITÓRIO ISTVÁN JANCSÓ DA BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN, EM SÃO PAULO.
UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.
A UNIVESP TV VISITA UMA ESCOLA ESTADUAL, CONVERSA COM PROFESSORES E ENTREVISTA OS EDUCADORES FRANCISCO CORDÃO (CNE) E GUIOMAR MELLO (CEE-SP).
PARA MEDIR A ESPESSURA DA CROSTA BRASILEIRA, UMA EQUIPE DE GEOFÍSICOS REALIZOU EXPLOSÕES EM VÁRIOS PONTOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DE UMA TÉCNICA QUE ANALISA A PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE CHOQUE NO INTERIOR DA TERRA. O SP PESQUISA ACOMPANHOU A INSTALAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA E UMA DAS EXPLOSÕES REALIZADAS PARA A PESQUISA. ESSE ESFORÇO PARA DETERMINAR A ESPESSURA DA CROSTA TAMBÉM INTEGRA UMA PESQUISA REALIZADA NO IAG-USP PARA EXPLICAR OS TREMORES DE TERRA QUE EXISTEM NO BRASIL. DE ACORDO COM UMA DAS INVESTIGAÇÕES APRESENTADAS NO PROGRAMA, EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A SISMICIDADE BRASILEIRA E O EXCESSO DE MASSA NO INTERIOR DA CROSTA. EM ÁREAS DE CROSTA MAIS FINA, HÁ MAIOR INTERFACE ENTRE A CROSTA E O MANTO, QUE É MAIS DENSO. OS PESQUISADORES CONSTATARAM QUE AS TENSÕES CRIADAS DURANTE ESSA INTERFACE PODEM SER SUFICIENTES PARA INDUZIR TREMORES DE TERRA. O PROGRAMA EXPLICA POR QUE E COMO ISSO ACONTECE.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.