O SALTO DAS MULHERES (UNICEUB) + INVENTO (METODISTA)
O Campus em Ação, apresentado por Aline Jones e Eduardo Guimarães, exibe no dia 06 de Junho (sábado, 10h30) os vídeos “O Salto Das Mulheres”, produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e “Invento”, produzido por alunos do curso de Cinema da Metodista de São Paulo.
Sobre o "O Salto Das Mulheres":
As mulheres ocupam 47,1% dos postos de trabalho no Distrito Federal, de acordo com levantamento realizado em março de 2017 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O número representa quase metade do público feminino empregado formalmente na capital. No entanto, em sete anos, a quantidade de trabalhadoras no mercado diminuiu. O mesmo estudo feito em 2010 revela que, naquele ano, 50,3% dos postos de trabalho eram ocupados pelas mulheres. Houve, portanto, uma redução no número de mulheres com carteira assinada no DF. Um dos motivos que explica esse cenário é que muitos cargos são majoritariamente masculinos no meio social, como mecânico, motorista de ônibus, pedreiro, comandante militar e deputado. No entanto, a busca pelo empoderamento feminino tem quebrado esse tabu. Hoje, esses cargos também são ocupados por mulheres que atuam de maneira equivalente aos homens. Em razão disso, o documentário conta histórias de mulheres que trabalham nas profissões supracitadas e buscar os motivos que as levaram a atuar em áreas do mercado onde, até então, são minoria.
A ideia é mostrar a trajetória de cada uma delas, bem como saber quais as dificuldades enfrentadas, tendo em vista que o preconceito de gênero ainda é presente na sociedade. A produção audiovisual ainda detalha a rotina dessas profissionais. O documentário aborda os prós e os contras das atividades que elas desempenham. O assunto se sustenta por abordar o espaço que as mulheres vêm conquistando cada vez mais na sociedade ao longo dos anos, exigindo igualdade de gênero e lutando contra o fim da violência. Para enriquecer o produto, especialistas em gêneros foram consultados, além de representantes de movimentos sociais feministas, como a Marcha das Margaridas, e parlamentares do sexo feminino que lutam pelo fim do preconceito. Ainda foram ouvidas pessoas que fazem parte do dia-a-dia dessas profissionais para que contextualizem sobre a importância do trabalho que elas realizam. A expectativa é que esse documentário dê mais visibilidade ao tema e contribua de maneira efetiva sobre o assunto proposto. Entende-se que este é um tema de relevância social que talvez não esteja sendo divulgado de maneira satisfatória na mídia. Em razão disso, o filme aponta que as mulheres não são o sexo frágil e que elas estão prontas para o mercado de trabalho, independente da profissão.
Sobre "Invento":
A letra Invento de composição de Vitor Ramil trabalha com o simbolismo, a casa mencionada
na letra representa o corpo, o vento representa o tempo que leva e arrasta o que há em nossas
vidas