A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - MINERACAO DO OUTRO
O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade.
Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa o poema "Mineração do Outro" que faz parte do livro "Lição de Coisas", editado em 1962. O "Lição de Coisas" é um livro muito experimental, muito especulativo em que o tema do conhecimento é uma constante, nas palavras do Prof. Davi. "Mineração do Outro" além da alta qualidade, é um poema que dá complexidade para a obra lírica de Drummond.
De acordo ainda com seu pensamento, a "Mineração do Outro" revela os paradoxos e contradições do amor, sentimento fundamental da nossa existência.
Em sua análise, a linguagem chama a atenção: uma linguagem elevada, culta e rara, tanto do ponto de vista sintático quanto do vocabulário. A começar pelo título, o autor já faz uma metáfora: O termo mineração, como lavra, sugere um vínculo com a história pessoal do poeta. Mas, curiosamente se trata da mineração do outro e não do ouro. Há um trocadilho entre ouro e outro e esse trocadilho está latente no poema: o metal nobre elevado, difícil, raro é substituído pelo outro na relação amorosa, a escavação do outro.
Na visão do professor, trata-se de um poema dramático: "Amor é compromisso com algo mais terrível do que amor? Todo o desenvolvimento do poema conduz da terra e do corpo à noite, ao fogo. No conjunto, o poema é um discurso que imita a decifração do outro, que pretende imitar o movimento dos amantes no sentimento amor.
O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.