PGM 07 - OS PORTUGUESES NA AMÉRICA:FEITORIAS E CAPITANIAS HEREDITÁRIAS - PARTE 01
OS ANOS INICIAIS DE PRESENÇA EUROPEIA NA AMÉRICA DO SUL SÃO ABORDADOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DAS PRIMEIRAS FORMAS ECONÔMICAS E POLÍTICAS DE EXPLORAÇÃO DA TERRA.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
OS ANOS INICIAIS DE PRESENÇA EUROPEIA NA AMÉRICA DO SUL SÃO ABORDADOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DAS PRIMEIRAS FORMAS ECONÔMICAS E POLÍTICAS DE EXPLORAÇÃO DA TERRA.
A SALA DOS TOUROS DA CAVERNA DE LASCAUX, DESENHADA EM 17.000 AC, É APRESENTADA PELO PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, QUE TAMBÉM MOSTRA A PALETA DE CORES E TÉCNICAS SOFISTICADAS DE PINTURA UTILIZADAS NA ÉPOCA.
CONTINUANDO SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A ÓPERA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, EXPLICA A QUESTÃO DAS ESCALAS UTILIZADAS, O RITMO E A SONORIDADE. O USO MAIOR DOS INSTRUMENTOS DE METAL E PERCUSSÃO NAS OBRAS. POR CONTA DA MAIOR UTILIZAÇÃO DE OUTROS INSTRUMENTOS, O TAMANHO DAS ORQUESTRAS TAMBÉM PASSA A SER MAIOR DO SÉCULO XIX EM DIANTE.
QUINTAL DA CULTURA V PGM CONTADOR DE HISTÓRIAS 29 ANA LUISA LACOMBE 03 Histórias contadas: Do livro De Onde Tudo Surgiu e Como Tudo Começou Tudo Tudo Mesmo Conto: Como os peixes foram para no mar? Autoria: Lia Zatz e Graca Abreu Ilustração: Maria Wernicke Coleção Adélia Adélia esquecida Autoria: Lia Zatz Ilustração: Luise Weiss
Uma nova invenção foi feita pelo Vô, uma máquina de transformar todo lixo da fazenda em energia elétrica. Enquanto isso, na cidade, Roto se diverte com o lixo acumulado na Rua do beco. Mas com o passar dos dias, o lixo acumula tanto que nem os moradores e nem o próprio Roto agüentam o mau cheiro.
Mônica se oferece para cortar o cabelo do Cascão, mas essa história não colou!
Irmão do Jorel precisa encontrar a caneta de 250 cores, o objeto mais desejado da turma, e emprestá-la pra Ana Catarina antes do inescrupuloso William Shostners.
QUE TEMAS ATRAEM O CLÁSSICO? E O CONTEMPORÂNEO, QUAIS ASSUNTOS TRABALHA? O BAILARINO COMO INTÉRPRETE E COMO CRIADOR. MARCOS DA DANÇA NO SÉCULO XX: ISADORA DUNCAN; MARTA GRAHAM.
SEGUNDO O EDUCADOR PORTUGUÊS ANTONIO NÓVOA, A ESCOLA PÚBLICA TRANSBORDA DE NOVAS ATRIBUIÇÕES ? SOCIAIS E EDUCATIVAS ? QUE ERAM ANTES ATRIBUÍDAS A OUTRAS INSTITUIÇÕES COMO, POR EXEMPLO, A FAMÍLIA. COMO A GESTÃO DESSA NOVA ESCOLA LIDA COM ESSA SITUAÇÃO? A PROFESSORA LOURDES MARCELINO MACHADO, DA UNESP, DIZ QUE A ESCOLA NÃO PODE PERDER DE FOCO SEU PRINCIPAL COMPROMISSO, QUE É O CONHECIMENTO. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA EQUIPE DIRIGENTE EM MANTER A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FOCADA NESTE FIM.
PROGRAMA DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. O VÍDEO PESQUISA AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS QUE DÃO BASE AO PENSAMENTO DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE. RENOMADOS PESQUISADORES DA OBRA DE FREIRE APRESENTAM SUA FILOSOFIA: SILVIO GALLO E ALÍPIO CASALI.
O PROGRAMA MOSTRA COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO UTILIZADOS NA PRÁTICA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. NUMA DAS ESCOLAS VISITADAS, A VIDA DAS FORMIGAS, UM TEMA RELACIONADO AO MEIO AMBIENTE, SERVE PARA INTRODUZIR CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NA ROTINA DAS CRIANÇAS. ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO COMO IVAN AMOROSINO DO AMARAL E JORGE MEGID MOSTRAM COMO OS TEMAS TRANSVERSAIS PODEM FUNCIONAR COMO PONTES ENTRE AS DISCIPLINAS CURRICULARES.
Neste programa Fernando Faro recebe o sambista Mario Sergio. Ele lembra o tempo da Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho e Marçal. Fala do seu tempo de esportista, quando praticava salto em altura. Entre uma música e outra ele conta como chegou no Cacique de Ramos e fala da sua entrada no grupo Fundo de Quintal onde permaneceu por 18 anos. Luis Carlos da Vila, outros parceiros e uma ala da escola de samba Vai-Vai são outros assuntos abordados no programa.
A AULA TRAZ A HISTÓRIA DAS GEOCIÊNCIAS E SUAS DESCOBERTAS AO LONGO DA CIVILIZAÇÃO: A INTRODUÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO MUNDO ANTIGO ATRAVÉS DE ARISTÓTELES; O CONFRONTO DE IDEIAS ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO; O DESENVOLVIMENTO DA GEOLOGIA NOS SÉCULOS 19 E 20 E A REVOLUÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS DE 1950 A 1970. DURANTE A AULA, O PROFESSOR WILSON TEIXEIRA APONTA EXEMPLOS DE CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS, COMO: GEORGIUS AGRICOLA (1494 - 1555) - CONSIDERADO ?PAI DA MINERALOGIA? POR APRESENTAR NO LIVRO ?DE RE METALLICA? UM TRATADO SOBRE MINERAIS E MINÉRIOS; NIELS STENSEN (STENO) (1638 - 1686) - RESPONSÁVEL POR INSTITUIR OS TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ESTRATIGRAFIA, DENTRE ELES A ?SUPERPOSIÇÃO DE CAMADAS?, QUE PERMITIU UMA CORRETA VISÃO GEOLÓGICA DO MUNDO, E WILLIAN SMITH - MENTOR DO PRIMEIRO MAPA (1815) DE CAMADAS GEOLÓGICAS COM BASE NA CORRELAÇÃO TEMPORAL DE FÓSSEIS E ?CAMADAS-GUIA?.