EDUARDO ASSAD - PAINEL BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NACIONAL DE IMPACTOS, VULNERABILIDADES E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NACIONAL DE IMPACTOS, VULNERABILIDADES E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
NA PRIMEIRA PARTE DO PROGRAMA A PROFA WALNICE NOGUEIRA GALVÃO FALA SOBRE A OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA, COM DESTAQUE PARA O LIVRO OS SERTÕES.
Neste programa o Manos e Minas recebe Jé Santiago. Representando a cena dos slams, Lucas Koka. Matérias: - Roberta foi trocar uma ideia com a escritora moçambicana, Sónia Sultuane, que veio ao Brasil lançar o seu livro Roda das encarnações. - No quadro Erick Apresenta, uma bate papo com Wesley Camilo que lança o seu primeiro EP "Minhas verdades".
PARA CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DEFENDER A HISTÓRIA CONVERSAMOS COM O HISTORIADOR E ESCRITOR JAIME PINSKY, PROFESSOR TITULAR DA UNICAMP. E COM O TAMBÉM HISTORIADOR MARCOS NAPOLITANO, PROFESSOR TITULAR DE HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
A rotina das mulheres tem muitos turnos, há muitos séculos. A maioria deles sem a correspondente remuneração; as tarefas são executadas por elas e tudo é considerado normal. As mulheres nasceram para cuidar de tudo e de todos. Não é verdade.
A trajetória de Paulo José foi dividida entre televisão, cinema e teatro, sendo que como ator já interpretou todos os tipos de papéis e como diretor comandou vários programas e minisséries nos mais de cinqüenta anos de carreira. Gaúcho de Lavras, Paulo José Gómez de Souza nasceu em 1937 e começou no teatro jovem, ainda no Rio Grande do Sul, antes de se transferir para São Paulo, para trabalhar no Teatro de Arena. Um dos atores mais populares do cinema dos anos 60, a partir da década seguinte voltou-se mais para a TV, onde fez novelas e dirigiu programas como o Você Decide. Desde 1992 enfrenta o Mal de Parkinson, mas mantém pela profissão o mesmo entusiasmo do começo da carreira. Atualmente, ele trabalha em um projeto para o programa Fantástico, da TV Globo.
Série documental que revela tudo o que está por trás da palavra "hacker". Mais do que entender o que os hackers fazem, a série revela que o universo nasceu na era digital e contraria a ideia de que os hackers são os vilões da história. O hacker na verdade se torna sinônimo de uma nova sociedade construída virtualmente entre computadores e a Internet. São 10 episódios que mostram onde estão esses amantes da tecnologia e como cada ato e qualquer pessoa pode estar ou conviver com um hacker.
A MATA ATLÂNTICA É O BIOMA QUE ABRANGE QUASE TODA A COSTA BRASILEIRA. É UMA ÁREA DE SELVA COM GRANDE BIODIVERSIDADE. NO ENTANTO, DEVIDO À INTENSA EXPLORAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E DO CAFÉ NOS ÚLTIMOS 200 ANOS, ESTE BIOMA VEM SENDO AMEAÇADO, FICANDO APENAS 8% DA EXTENSÃO ORIGINAL. A DR. ALVES, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESTUDA COMO A SAÚDE DA MATA ATLÂNTICA EVOLUI NA REGIÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DAS AVES.
UM DOS MAIS PRESTIGIADOS E MAIS VISITADOS MUSEUS DO PLANETA. PASSAGEM QUASE OBRIGATÓRIA PARA QUEM VISITA NYC, O MET TEM UMA COLEÇÃO VARIADÍSSIMA, QUE VAI DA PINTURA E ESCULTURA EUROPEIA (COM VERMEER, RODIN, EL GRECO, VELAZQUEZ, REMBRANDT, TURNER, GOYA, DEGAS, MANET, RENOIR, VAN GOGH, CEZANNE) ÀS ARTES GREGA, ROMANA, EGÍPCIA, BABILÔNICA E ORIENTAL. HÁ IMPORTANTÍSSIMAS SEÇÕES DEDICADAS A INSTRUMENTOS MUSICAIS, FOTOGRAFIAS, ARMAS E VESTIMENTAS. UM ACERVO QUE, SE FOSSE SEPARADO, FARIA FACILMENTE 5 OU 6 DOS MELHORES MUSEUS DO MUNDO.
DEPOIMENTOS GRAVADOS Vanessa Lorenzini Repórter Ana Cristina Carvalho Curadora do Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo Júlio Medaglia Maestro Elizabeth Del Grande Percussionista / Osesp Camila Fresca Jornalista e Pesquisadora especializada em música clássica Flávia Toni Mestre e Doutora, Professora Titular da Universidade de São Paulo Tânia Guarnieri Filha de Camargo Guarnieri Aylton Escobar Pianista, Compositor e Regente Fernando Calvozo Coordenador do Festival / Década de 1990 Arcádio Minczuk Oboísta / Osesp Marcelo Lopes Diretor Executivo / Osesp Roberto Minczuk Maestro Marcelo Jaffé Violista Antonio Carlos Rebesco “Pipoca” Diretor de Programa – TV Cultura
MOSAICOS – A ARTE DE ARACY DE ALMEIDA Dirigido por Nico Prado e narrado por Rolando Boldrin, o documentário musical promove o encontro do compositor Paulinho da Viola com o diretor de televisão Fernando Faro, criador do programa “Ensaio”. Amigos de Aracy de Almeida, eles relembram histórias e comentam a trajetória artística da cantora. Paulinho também interpreta algumas músicas do repertório de Aracy, como o samba “Tenha pena de mim” (Cyro de Souza/Babahu). Outros destaques de “Mosaicos – A Arte de Aracy de Almeida” são as participações das cantoras Paula Santoro, Juliana Amaral e do trio Revista do Samba, que apresentam releituras dos grandes sucessos gravados por Aracy. O programa ainda recupera nos arquivos da TV Cultura imagens histórias da homenageada, como sua presença nos programas “MPB Especial” (1972), “Aquarelas do Brasil” (TV Tupi, 1977) e “Vox Populi” (1979).
Um encontro entre duas pessoas que se deslocam em uma metrópole. E dialogam sobre o mundo. E tomam café. Ou chá. Ou cachaça. Uma bebida curta. Expresso é uma série do Café Filosófico CPFL, programa de TV produzido pelo Instituto CPFL e exibido na TV Cultura. Cada episódio do Expresso tem cerca de 25 minutos. A série de lançamento é baseada na lista dos 7 pecados. Cada episódio trata de um dos vícios da lista e usa a literatura como procedimento de problematização. Quais são os repertórios narrativos que organizam as compreensões de pecado e de paixão? A série é produzida pelo Instituto CPFL. Com Fernanda D’umbra e Fabrício Corsaletti. Circuito: Livraria Simples e Box 62. Livro disparador: Perambule, de Fabrício Corsaletti. Acervo do Café Filosófico CPFL: Entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação, com Luis Estevam de Oliveira Fernandes. Quais relações podem ser traçadas entre criatividade e gula? A intensidade criativa pode se confundir com o prazer da gula? No estado de boemia, come-se. E bebe-se pela gula. Ou pela excitação do paladar? Poções etílicas afastam e aproximam diferenças entre pessoas e dramas. Na boemia floresce a poética do ser, do texto, da poesia. Os artistas podem ser boêmios profissionais? Existe uma gula por produtos culturais, principalmente livros? Café Filosófico Expresso Série: 7 pecados na literatura (Gravado em 2019) Canais 1 e 2: português estéreo Em todos os episódios a abertura começa com os logos abaixo e sem áudio (00:00:00 até 00:00:30) Ministério da Cidadania e CPFL energia apresentam Lei de Incentivo à Cultura Produção CPFL Energia Produção Instituto CPFL Produção Uruçu Secretaria Especial da Cultura (00:00:25) Pátria Amada Brasil Governo Federal (00:00:30) Vinheta de saída de intervalo: forma-se uma mancha que não termina (confirmei com o Pedro) (será colocado em relatório) Vinheta de volta de intervalo: nome da série (será colocado em relatório) Encerramento: na maioria a música termina antes e há os logos acima citados (+ 00:11:34). 1º Episódio Boemia e gula 1º Bloco (2852B000001) 00:00:57 - fala de Luis Estevan de Oliveira Fernandes (Historiador) Fabrício Corsatetti (escritor) convida Fernanda D’Umbra (atriz, escritora e diretora) OBS: Qdo andam no carro, ambos estão de cinto de segurança 00:10:49 - GC da Livraria Simples 2º Bloco (2852B000002) 00:01:16 – GC Box 62 00:11:12 até 00:11:37 - encerramento sem áudio
NA PRIMEIRA REPORTAGEM DA SÉRIE ESPECIAL "1985 - 30 ANOS DE DEMOCRACIA", OS PESQUISADORES BRASÍLIO SALLUM JR., CÍCERO ARAÚJO E MARCOS NAPOLITANO, PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ANALISAM O MOVIMENTO QUE FICOU CONHECIDO COMO DIRETAS JÁ. EM 1984, JOÃO FIGUEIREDO, ÚLTIMO GENERAL-PRESIDENTE, ABDICOU DE INDICAR O SEU SUCESSOR. O FORTALECIMENTO DO PMDB, A MUDANÇA DE POSICIONAMENTO DOS LIBERAIS E A PRESSÃO POPULAR PARA ESCOLHER O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FAVORECERAM A CONSTRUÇÃO DE UMA ALIANÇA CIVIL VITORIOSA QUE ELEGEU TANCREDO NEVES NO COLÉGIO ELEITORAL, DANDO FIM A 21 ANOS DE DITADURA MILITAR.