ABRANGÊNCIA MUSICAL
Episódio 05 – ABRANGÊNCIA MUSICAL
BLOCO 1
Episódio dedicado à importância do Festival nos dias de hoje.
Depoimento de Renata Simões, repórter da TV Cultura, que participou pela primeira vez em 2021 da cobertura da abertura do Festival. Ela conta sua experiência nos bastidores e fala da importância do Festival num veículo de comunicação.
Marcelo Lopes, diretor executivo do Festival e Fabio Zanon, coordenador pedagógico, contam sobre as novidades da edição 2021 e os novos caminhos na formação de novos músicos. Ricardo Barbosa, oboísta da OSESP, professor e ex bolsista, conta sobre a experiência de participar do Festival.
Depoimento da Irmã Lúcia, da Sociedade Educacional e Assistência do Auditório Frei Orestes, de Campos do Jordão. Ela foi uma das pioneiras, participou desde o primeiro festival.
BLOCO 2
Ao longo dos 50 anos de Festival, Campos do Jordão foi sede de concertos memoráveis; um verdadeiro presente para os frequentadores do festival, para o público da TV Cultura que acompanhou os concertos através da cobertura anual do evento, mas, principalmente, para os alunos bolsistas que, de Caetano Veloso a Beethoven, de Gershwin a Villa-Lobos, tiveram a oportunidade de assistir aos seus ídolos e absorver música da mais alta qualidade.
O ex diretor artístico, Aylton Escobar, conta sobre as tendências no Festival, do clássico ao eletrônico.
A violinista Betina Stegmann, conta sobre a apresentação do renomado violinista romeno Ion Voicu, nos anos 80, importante oportunidade para os bolsistas da época.
Antonio Carlos Rebesco, conhecido como “Pipoca”, conta sobre a convivência com o maestro Diogo Pacheco no final dos anos 90, sobre os grandes espetáculos, entre eles, a apresentação de “ O Guarani” de Carlos Gomes.
BLOCO 3
Ao longo de 50 anos, o festival de Campos do Jordão recebeu mais de três mil alunos bolsistas vindos de todos os cantos do país. Inspirado no modelo do Festival Internacional de Tanglewood, no Massachussets, Estados Unidos, o Festival de Campos se baseou no binômio: “Festa e Aaprendizado”, intercalando uma intensa programação pedagógica às apresentações artísticas de qualidade irretocável. O grupo de professores foi e ainda é composto por eminentes musicistas, oferecendo cerca seis horas diárias de aula ao longo de um mês, o equivalente a um ano e meio de aulas em conservatórios de música convencionais. Depoimentos de ex bolsistas: Arcádio Minczuk (oboé), Marcelo Jaffé (viola), Erick Venditte (trompete), Mauro Brucoli (violoncelo) e Ricardo Barbosa (oboé).
Momento homenagem ao professor Sígrido Levental: importante na história do Festival de Campos do Jordão, o pianista e professor Sígrido Levental. Nascido em Santos em 1941, foi aluno do mestre José de Souza Lima e tornou-se um exímio pianista. Mas seu principal legado foi no campo da formação musical no Brasil. Dirigiu o festival de inverno de Campos do Jordão, foi um dos idealizadores da universidade livre de música e, em 1959, criou o conservatório musical Brooklin Paulista. Depoimentos sobre ele: o pianista Fernando Tomimura e o diretor artístico Aylton Escobar.
BLOCO 4
Sobre o legado do Festival, encerrando o episódio, os depoimentos da repórter Teresa Cristina de Barros, que fez a cobertura de muitos anos, a pianista Sônia Muniz, viúva do maestro Eleazar de Carvalho, atuou em vários festivais e a roteirista da série Mariana Elisabetsky, ex repórter da TV Cultura e que hoje atua como roteirista nas áreas documental e artística.