A ARTE DE ADONIRAN BARBOSA
MOSAICOS – MOSAICOS – A ARTE DE ADONIRAN BARBOSA
Documentário musical revê a trajetória do compositor e traz participações de Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Nasi, Wandi Doratiotto, Pedro Miranda e Choro das 3
Adoniran Barbosa é a principal referência do samba paulistano. Um compositor que, literalmente, imprimiu um novo sotaque à música brasileira. Aproveitando a linguagem coloquial falada nas ruas da sua cidade, ele soube criar versos que se tornaram sucesso popular e que entraram para a história.
O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo com gravações inéditas e traz as participações especiais dos compositores Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Wandi Doratiotto; dos cantores Nasi e Pedro Miranda; do conjunto Choro das 3 e do jornalista Lázaro de Oliveira.
Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Adoniran Barbosa” recupera imagens do sambista em programas históricos da emissora, como “MPB Especial” (1972), “As Muitas Histórias da MPB” (1973), “Sotto La Tua Finestra” (1976), “Aquarelas do Brasil” (1976), “Festival de Verão do Guarujá” (1980) e “Vox Populi” (1982).
Nascido em Valinhos (SP) e batizado com o nome de João Rubinato, Adoniran Barbosa (1910-1982) exerceu diversas profissões – pintor, mascate, torneiro mecânico, garçom – antes de conseguir se dedicar apenas à carreira artística. Embora seja mais lembrado como compositor – autor dos sucessos “Trem das onze”, “Samba do Arnesto”, “Saudosa maloca” etc. – Adoniran trabalhou ativamente como ator de rádio-teatro e cinema. Em parceria com o escritor Osvaldo Moles, foi o responsável pela criação de personagens históricos, como o divertido Charutinho.