SR. BRASIL 570 - AMAZÔNIA
Rolando Boldrin recebe/apresenta QUINTETO VIOLADO/VITAL FARIAS/PAULO MATRICÓ /OCELO MENDONÇA / YTTO MORAES/ MERIELE PEREIRA SANTANA/DANTE OZZETTI,MANOEL CORDEIRO,PATRICIA BASTOS,MARTA OZZETI,NAZACO GOMES
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
Rolando Boldrin recebe/apresenta QUINTETO VIOLADO/VITAL FARIAS/PAULO MATRICÓ /OCELO MENDONÇA / YTTO MORAES/ MERIELE PEREIRA SANTANA/DANTE OZZETTI,MANOEL CORDEIRO,PATRICIA BASTOS,MARTA OZZETI,NAZACO GOMES
TOPOGRAFIA SOCIAL E CONFORMAÇÃO FUNCIONAL DO EXÉRCITO PORTUGUÊS DE BORGONHA A AVIS - PALESTRA DA HISTORIADORA RITA DE CÁSSIA PEREIRA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA NO ENCONTRO INTERNACIONAL FRANCO-BRASILEIRO "ARISTOCRACIA E IGREJA NA IDADE MÉDIA" DO GRUPO DE ESTUDOS MEDIEVAIS PORTUGUESES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIA DAS DESIGUALDADES, COMO O BRASIL MUDOU NOS ÚLTIMOS 50 ANOS" ACONTECEU EM JUNHO DE 2015. O LIVRO REÚNE CATORZE ENSAIOS QUE DESCREVEM UM PANORAMA COMPLEXO DAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2010, E É RESULTADO DE DOIS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DA EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. OS ARTIGOS FORAM FEITOS USANDO COMO BASE OS DADOS ESTATÍSTICOS DOS CENSOS DO IBGE LEVANTADOS NO PERÍODO, E ESTÃO DIVIDIDOS EM CINCO EIXOS CENTRAIS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA; EDUCAÇÃO E RENDA; POLÍTICAS PÚBLICAS; DEMOGRAFIA; MERCADO DE TRABALHO.
NESTA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA, GABRIEL COHN CONTA COMO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA TAMBÉM SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO NIKLAS LUHMANN.
O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA O QUE É O PRIMADO DA LEI, QUE APESAR DE UM CONCEITO DE LONGA TRADIÇÃO, NÃO TEVE UMA TRAJETÓRIA REGULAR DEVIDO AO CARÁTER NACIONAL DE CADA PAÍS. A NOÇÃO DE PRIMADO DA LEI GANHOU USO COMUM APENAS NO FINAL DO SÉCULO XIX E INICIO DE XX. O PROFESSOR TRAZ PARA A DISCUSSÃO O PENSAMENTO DE MARGARETH MEAD E RUTH BENEDICT.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA QUE ACCOUNTABILITY É A OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTAS RELACIONADO AO FATO DE QUE O DESEMPENHO DE CARGOS PAGOS COM DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES ENVOLVE UM CONTRATO DEFINIDO EM TERMOS CONSTITUCIONAIS;
NESTA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS COMO A BUROCRATIZAÇÃO DO SISTEMA PARTIDÁRIO GERANDO CONSEQUÊNCIAS NOS ANTIGOS E NOVOS SISTEMAS DE DEMOCRACIA.
RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MACAPÁ, RECIFE, BELO HORIZONTE. O ARTISTA TORNA-SE UMA ESPÉCIE DE MEDIADOR SOCIAL, QUE ATIVA TEMPORARIAMENTE O CONVÍVIO, MOTIVANDO MICRO-ESTRATÉGIAS DE TERRITORIALIZAÇÃO E INTERFERINDO NAS CIDADES, EVOCANDO SITUAÇÕES RÁPIDAS E REVELADORAS, CRIANDO RUÍDOS NA URBANIDADE, AINDA QUE MOMENTANEAMENTE. MARISA FLÓRIDO CONCENTRA-SE, NESTE PROGRAMA FINAL DO CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DA ARTE, EM APRESENTAR PRÁTICAS ARTÍSTICAS BRASILEIRAS COM TRABALHOS DE, ENTRE OUTROS, CARLOS LINHARES, ALEXANDRE VOGLER, TIAGO ROCHA PITA.
No sétimo programa da série, Marco Antônio Villa fala do impacto da produção do café para São Paulo do século XIX. As cidades que nascem com a produção cafeeira; a transformação econômica; o impacto político e sua influência na proclamação da república; o desenvolvimento e expansão ferroviária, que promovem a circulação de idéias e fomenta a cultura.
UM CASO DE SUBORNO PRATICADO POR UM FUNCIONÁRIO DO IMPÉRIO FOI TEMA DA PRIMEIRA CARICATURA PUBLICADA NO BRASIL, EM 1834. O AUTOR FOI MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE, PERSONAGEM IMPORTANTE DO CENÁRIO CULTURAL DO SÉCULO XIX. QUEM CONTA A HISTÓRIA DA CARICATURA NO PAÍS É A PROFESSORA ROSANGELA DE JESUS SILVA, DO INSTITUTO DE FILOSOFIA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNICAMP. NA SEGUNDA PARTE DE SUA PALESTRA A PROFESSORA ROSANGELA DESTACA O TRABALHO DE ÂNGELO AGOSTINI NA REVISTA ILUSTRADA, UM DOS PERIÓDICOS CRIADOS POR ELE. A IGREJA, A POLÍTICA, OS PROBLEMAS SOCIAIS, AS ENCHENTES NO RIO DE JANEIRO E AS TORTURAS QUE SE PRATICAVAM CONTRA OS ESCRAVOS ESTAVAM ENTRE OS TEMAS PREFERIDOS DO CARICATURISTA.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROGRAMA ESPECIAL "1985 - 30 ANOS DE DEMOCRACIA" VOLTA ÀS VÉSPERAS DA NOVA REPÚBLICA PARA ANALISAR O ATUAL E MAIOR PERÍODO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. COM A AJUDA DOS PESQUISADORES MARCOS NAPOLITANO (HISTÓRIA - USP), BRASÍLIO SALLUM E CÍCERO ARAÚJO (CIÊNCIA POLÍTICA - USP), A UNIVESP TV FAZ UM APANHADO HISTÓRICO CRÍTICO DESDE O MOVIMENTO DAS DIRETAS JÁ (1984), A MORTE DO PRESIDENTE TANCREDO NEVES (1985), PASSANDO PELOS CINCO ANOS DO GOVERNO JOSÉ SARNEY (1985-1990) E A ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO (1988). NOSSA EQUIPE OUVIU EX-DEPUTADOS CONSTITUINTES PARA ENTENDER O PROCESSO DE DISCUSSÃO QUE DEU LUZ AO DOCUMENTO QUE MELHOR TRADUZ A NOSSA ATUALIDADE DEMOCRÁTICA.
O PROGRAMA MOSTRA O QUE VAI MUDAR NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO BRASIL COM O AQUECIMENTO DO PLANETA. OS CIENTISTAS QUE CALCULARAM COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA E AS MUDANÇAS NO REGIME DE CHUVAS VÃO DESLOCAR AS CULTURAS QUE SUSTENTAM O AGRONEGÓCIO NO BRASIL. A EQUIPE FOI ATÉ JAGUARIÚNA, NO INTERIOR PAULISTA, REGISTRAR UM EXPERIMENTO INÉDITO NO MUNDO. LÁ, CIENTISTAS ACOMPANHAM UMA PLANTAÇÃO DE CAFÉ, CULTIVADA NAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS PREVISTAS PARA O FIM DESTE SÉCULO. ALI PERTO EM CAMPINAS, OS CIENTISTAS QUE DESENVOLVEM PLANTAS QUE VÃO RESISTIR À SECA, UM FENÔMENO QUE DEVE SER MAIS FREQUENTE NO BRASIL DAS PRÓXIMAS DÉCADAS. O SÃO PAULO PESQUISA VAI MOSTRAR QUAIS AS RESPOSTAS QUE A CIÊNCIA BRASILEIRA BUSCA PARA GARANTIR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NUM CENÁRIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
RECEBEMOS A ANTROPÓLOGA STELLA CHRISTINA SKYNE MÁKERS, PROFESSORA DA FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO E A CIENTISTA POLÍTICA MÔNICA SODRÉ, DIRETORA EXECUTIVA DA REDE DE AÇÃO POLÍTICA PELA SUSTENTABILIDADE.
O CHEF LIERSON MATTENHAUER JR MOSTRA O QUERIDO “HAMBÚRGUER JUNINO”, FEITO COM INGREDIENTES TÍPICOS DAS FESTAS JUNINAS.
AMORES EXPRESSOS é um grande “Love –Road –Movie” de cunho literário e turístico. A idéia do projeto é mergulhar no universo de cada escritor, que por sua vez está mergulhado numa outra realidade muito diferente do seu cotidiano. Os diretores procuraram olhar com os olhos dos escritores as cidades que eles viveram, tentaram descobrir o que estimula um autor a criar e como estes criadores de histórias olham para o Amor. Não é um reality-show, mas o mergulho no cotidiano de um “autor em busca de uma história” é o que move esta nossa série. Turismo: Um pouco da história e das impressões de cada escritor sobre as cidades visitadas. Informações,sensações e imagens que serão o cenário e a inspiração para suas narrativas. Literatura: Os documentários investigam as peculiaridades do processo criativo de cada escritor nesta nova situação à qual está sendo submetido: o isolamento, o olhar para uma outra cultura, a participação do projeto Amores Expressos. Amor: Os autores falam sobre o amor de forma subjetiva, guiados por suas próprias opiniões e experiência, em um mundo que cada vez menos sólido, os vínculos humanos são mais frágeis e voláteis. Amores Expressos é um projeto em que 16 renomados escritores brasileiros, de diferentes gerações, foram enviados por um mês para diferentes cidades do mundo. O objetivo do projeto foi criar histórias de amor que acontecem ao redor do planeta, inspiradas pela experiência dos escritores em suas cidades destino. O resultado são documentários sobre cidades, processos de criação literária e sobre o amor na visão de cada autor. Um escritor viaja para uma cidade. Escreve uma história. Um romance. Isso vira um livro. E porque não, um filme.
No Entrelinhas desta semana tem entrevista com o escritor Jeferson Tenório sobre o romance “Estela Sem Deus”, segundo livro de sua carreira, que ganha relançamento especial. Assista também a um bate-papo sobre a produção literária de Caetano W. Galindo, premiado tradutor de autores como James Joyce, Thomas Pynchon e David Foster Wallace.
Com regência de Gustavo Petri, a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica realiza um grande concerto no Theatro Municipal de São Paulo em homenagem ao Outubro Rosa.
MOSAICOS MUSICAIS: Tom Jobim e Dorival Caymmi O programa mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Para homenagear Tom Jobim, o programa revela apresentações exclusivas de Maquinado, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Roberto Menescal, Arthur Nestrovski, etc. Homenageando Dorival Caymmi, este musical apresenta Céu, LadodaLua, Aloísio Menezes, Jussara Silveira, Olivia Hime, etc.
Neste programa, o Manos e Minas recebe o rapper Lino Krizz , um dos principais nomes da nova geração da música preta brasileira para mostrar as músicas do seu último trabalho, representando o Capão Redondo para o Mundo. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Vichy. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - no quadro "Discoteca Básica", o DJ Tamempi revela os seus 5 discos prediletos. - Manos e Minas foi conferir o lançamento do livro Siná Rosa, escrito por Dona Maurinete Lima, aos 74 anos! - fomos até o jardim São Luiz, conhecer um pouco do trabalho da Debora Marçal, ela que é Co Fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra e ministrou um curso de dança negra contemporânea.