SR. BRASIL 574
Rolando Boldrin recebe/apresenta Délcio Tavares, Renato Borghetti, Paixão Côrtes, Osvaldir, Carlos Magrão, Antonyo Rycardo, Shana Müller, Daniel Barros e Luciano Maia no especial temático Sr. Brasil/Pampas Gaúchos.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
Rolando Boldrin recebe/apresenta Délcio Tavares, Renato Borghetti, Paixão Côrtes, Osvaldir, Carlos Magrão, Antonyo Rycardo, Shana Müller, Daniel Barros e Luciano Maia no especial temático Sr. Brasil/Pampas Gaúchos.
O 1. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - FE-USP REÚNE NOMES IMPORTANTES PARA TRATAR DO TEMA. AS PROFESSORAS PESQUISADORAS LISETE ARELARO (FE-USP), MÁRCIA MALAVASI (FE-UNICAMP) E MANUELA TERRASÊCA (UNIVERSIDADE DO PORTO) TRAZEM VISÕES CRÍTICAS E HISTÓRICAS SOBRE O MODO DE AVALIAR OS ALUNOS E AS POSTURAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A AVALIAÇÃO. AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO E A AVALIAÇÃO EM PORTUGAL HOJE SÃO OS ASSUNTOS PRINCIPAIS DAS TRÊS PARTICIPANTES.
ROMUALDO PORTELA, PROFESSOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP, APRESENTA PERSPECTIVA DE ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE DENTRO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA ISSO, VÁRIOS FATORES SÃO ANALISADOS. A PALESTRA ACONTECEU NO V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO CEDES-UNICAMP.
A PROFESSORA DA UNICAMP MARIA DO CARMO COUTO DA SILVA DISCORRE SOBRE A OBRA DO ESCULTOR RODOLFO BERNARDELLI, QUE NASCEU NO MÉXICO MAS PASSOU GRANDE PARTE DA VIDA NO BRASIL. DURANTE O SÉCULO XIX ELE FOI O PRIMEIRO A ESCULPIR UM MÁRMORE DE GRANDES DIMENSÕES PARA A ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, NO RIO DE JANEIRO. NA SEGUNDA PARTE DE SUA PALESTRA A PROFESSORA MARIA DO CARMO MOSTRA OUTRAS OBRAS E MONUMENTOS DE RODOLFO BERNARDELLI. ELA VAI CONTAR TAMBÉM COMO ELE PARTICIPOU DA REURBANIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.
EM TEVÊ TEATRO, CARTAS A UM JOVEM POETA. É UM MONÓLOGO DRAMÁTICO DE IVO MÜLLER - QUE TAMBÉM FEZ A ADAPTAÇÃO DO TEXTO DO POETA RAINER MARIA RILKE -- QUE VIVEU ENTRE 1875 E 1923. A DIREÇÃO DO ESPETÁCULO É DO PRÓPRIO IVO MÜLLER, AO LADO DE CLAUDIO CABRAL, COM DESENHO DE LUZ DE DAVID BRITO E MÚSICA DE GUSTAV MAHLER. O ESPETÁCULO SE PASSA NUM CÔMODO, ONDE O POETA RILKE REFLETE SOBRE SUA OBRA E SUA SOLIDÃO. RAINER RILKE NASCEU EM PRAGA, NA ANTIGA CHECOSLOVÁQUIA E O MONÓLOGO FOI FEITO A PARTIR DE VÁRIOS LIVROS DELE: CARTAS A UM JOVEM POETA; ELEGIAS DE DUÍNO; E OS CADERNOS DE MALTE LAURIDS BRIGGE E EWALD TRAGY.
JORGE FREITAS É O CARNAVALESCO DA ROSAS DE OURO, UMA ESCOLA DE SAMBA TRADICIONAL DE SÃO PAULO. ELE CONTA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES E O DIA A DIA DO PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DO CARNAVAL.
VAMOS CONVERSAR SOBRE AS LIÇÕES DEIXADAS NESSAS ELEIÇÕES COM O SOCIÓLOGO TULIO CUSTÓDIO E COM O PSIQUIATRA DANIEL MARTINS DE BARROS.
A CHEF JULIA RODRIX COMBINA A CULINÁRIA ITALIANA COM A NACIONAL MESCLANDO UM NHOQUE DE BATATA DOCE COM PESTO DE MANJERICÃO.
PARA ENTREVISTAR O DIRETOR FERNANDO MEIRELLES - NÓS CONVIDAMOS: - ISABELA BOSCOV - COLUNISTA DA REVISTA VEJA - MARCELO MUSA CAVALLARI - ESCRITOR E JORNALISTA - ESPECIALIZADO EM TEMAS RELIGIOSOS - LUIZ ZANIN - COLUNISTA DO JORNAL - O ESTADO DE S.PAULO - IVAN FINOTTI - REPÓRTER ESPECIAL - DA FOLHA DE S.PAULO E BARBARA DEMEROV - CRÍTICA DO SITE - ADOROCINEMA CONTAMOS AINDA - COM O OLHAR DO -PAPA DA CARICATURA - O NOSSO PAULO CARUSO / BOA NOITE, FERNANDO, MUITO OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA AQUI NO RODA VIVA...EU COMEÇO PERGUNTANDO....
AMORES EXPRESSOS é um grande “Love –Road –Movie” de cunho literário e turístico. A idéia do projeto é mergulhar no universo de cada escritor, que por sua vez está mergulhado numa outra realidade muito diferente do seu cotidiano. Os diretores procuraram olhar com os olhos dos escritores as cidades que eles viveram, tentaram descobrir o que estimula um autor a criar e como estes criadores de histórias olham para o Amor. Não é um reality-show, mas o mergulho no cotidiano de um “autor em busca de uma história” é o que move esta nossa série. Turismo: Um pouco da história e das impressões de cada escritor sobre as cidades visitadas. Informações,sensações e imagens que serão o cenário e a inspiração para suas narrativas. Literatura: Os documentários investigam as peculiaridades do processo criativo de cada escritor nesta nova situação à qual está sendo submetido: o isolamento, o olhar para uma outra cultura, a participação do projeto Amores Expressos. Amor: Os autores falam sobre o amor de forma subjetiva, guiados por suas próprias opiniões e experiência, em um mundo que cada vez menos sólido, os vínculos humanos são mais frágeis e voláteis. Amores Expressos é um projeto em que 16 renomados escritores brasileiros, de diferentes gerações, foram enviados por um mês para diferentes cidades do mundo. O objetivo do projeto foi criar histórias de amor que acontecem ao redor do planeta, inspiradas pela experiência dos escritores em suas cidades destino. O resultado são documentários sobre cidades, processos de criação literária e sobre o amor na visão de cada autor. Um escritor viaja para uma cidade. Escreve uma história. Um romance. Isso vira um livro. E porque não, um filme.
No Entrelinhas desta sexta-feira assista à entrevista com o artista visual, compositor e escritor Nuno Ramos sobre seu livro de ensaios “Fooquedeu” e também uma conversa com a poeta Cláudia Roquette-Pinto sobre a publicação “Alma Corsária”.
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica juntamente aos gigantes da música brasileira João Donato e Marcos Valle realizam um concerto histório na Sala São Paulo
MOSAICOS MUSICAIS: Paulinho da Viola e Paulo Vanzolini O programa é uma coletânea que mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Homenageando Paulinho da Viola, este musical apresenta Monarco, Isaías do Bandolim, Mariana Aydar, As Choronas, Andréia Dias, entre outros. Para homenagear Paulo Vanzolini, o programa revela apresentações exclusivas de Aline Calixto, Mônica Salmaso, Adriana Godoy, Eduardo Gudin, Maria Martha e Ítalo Perón.
Neste programa, o Manos e Minas recebe o rapper MV BILL. Representando a cena dos slams, temos a presença da poeta Kimani. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - Manos e Minas esteve no Sesc Pompéia, onde rolou o festival Dub Sessions. Vários artistas do Reggae e do Dub colaram por lá - O nosso videorrepórter, Rodney Suguita, acompanhou o grupo de teatro Coletivo Negro que foi apresentar a peça “Farinha com açúcar ou sobre sustância de meninos homens” Na Fundação Casa. A peça que homenageia o grupo Racionais Mc´s foi apresentada para essa molecada em reclusão e teve a participação do dj Kl Jay.