SR. BRASIL 579
Rolando Boldrin recebe/apresenta Angela Maria, Billy Blanco, Sebastião Tapajós, Beth Carvalho, Roberto Silva, Jamelão, Nelson Sargento, Agenor de Oliveira, Dona Inah, Riachão.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
Rolando Boldrin recebe/apresenta Angela Maria, Billy Blanco, Sebastião Tapajós, Beth Carvalho, Roberto Silva, Jamelão, Nelson Sargento, Agenor de Oliveira, Dona Inah, Riachão.
PARA FALAR SOBRE ILUMINISMO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DO FILÓSOFO IMMANUEL KANT, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA SE REFERE AO FAMOSO ARTIGO "RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO?", PUBLICADO EM 1783 A PEDIDO DE UM JORNAL ALEMÃO, E O CONTRAPÕE COM OS COMENTÁRIOS FEITOS POR OUTRO IMPORTANTE FILÓSOFO, MICHEL FOUCAULT.
QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS QUE ENFRENTA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO? TRAMITANDO NO CONGRESSO NACIONAL DESDE O FIM DE 2010, O PLANO PREVÊ VINTE METAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. O QUE PENSAM OS DEPUTADOS E SENADORES? COMO É O TRABALHO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO? QUAIS SÃO OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DO PLANO? E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, COMO FICA COM OS ROYALTIES E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DO PETRÓLEO? ACOMPANHE A REPORTAGEM ESPECIAL, FEITA EM BRASÍLIA.
Pela primeira vez no Brasil, a Suíte Ibéria completa, em memória ao Centenário da morte do compositor espanhol Isaac Albéniz. O Quarteto explora o violão normal de seis cordas e o de oito cordas, que permite um repertório original e pouco usual.
O Legião Estrangeira é um programa que discute os principais assuntos nacionais e internacionais sob a perspectiva de correspondentes estrangeiros no Brasil e brasileiros que atuam no exterior.
Giro Econômico mostra os vários lados da economia, apresentado por Maria Manso e pelo comentarista e cientista político Ricardo Sennes. Tendo como foco a análise da economia nacional.
Nessa sexta-feira o Estação Livre celebra o Dia da Consciência Negra com luta, conscientização, mas também com muita alegria, já que este é um dos legados do povo preto. O filósofo Silvio Almeida (cotado para assumir um ministério no próximo governo) e a ex-diplomata Dulce Pereira (integrante do Movimento Negro Unificado) conversam com Cris Guterres sobre as expectativas sobre políticas públicas para a população negra no próximo ano e contam também um pouco da história desse dia de luta. E para fazer a trilha sonora desse especial, o programa, que pela primeira vez conta com plateia, recebe a cantora e compositora Paula Lima. Completando 20 anos de carreira, Paula Lima canta os hits de seu mais recente EP, que faz releituras de sucessos de grandes compositores da nossa MPB. E de surpresa, Paula ainda cantou uma música inédita, composta por Emicida. Convidados: Silvio Almeida (advogado e filósofo), Dulce Pereira (urbanista e ex-diplomata) e Paula Lima (cantora e compositora) Silvio Almeida https://pt.wikipedia.org/wiki/Silvio_Almeida Dulce Pereira https://pt.wikipedia.org/wiki/Dulce_Pereira Paula Lima https://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Lima Reportagens: • VT Zumbi E já que a data faz referência à morte de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, nós vamos contar um pouco da história desse homem. Muitos historiadores trabalham para reconstituir a biografia de Zumbi, já que existiam poucos dados sobre ele. Nascido em 1655, na Serra da Barriga, em Alagoas, era neto de Aqualtune, princesa congolesa trazida ao Brasil como escravizada. • VT 81 Personalidades Negras no MIS 81 personalidades negras, desenhadas por 81 grafiteiros estarão expostas em 81 polos culturais da grande São Paulo... O projeto mis em cena, do museu da imagem e do som, comemora o mês da Consciência Negra democratizando o acesso à cultura e levando seu acervo para territórios periféricos e homenageando personagens negras que fazem parte da história do Brasil Aspas “Esse 20 de novembro é especial, é uma data de comemoração porque nós sobrevivemos. Sobrevivemos a uma pandemia e a todos os horrores que o mundo e o Brasil experimentou nos últimos tempos”. Silvio Almeida – filósofo “O Brasil tem alguns desafios que tem que enfrentar. O primeiro e mais urgente é impedir que o que aconteceu nos últimos anos aconteça novamente. É um processo equivalente ao que aconteceu na Alemanha pós Segunda Guerra: um processo de desnazificar a sociedade brasileira”. Silvio Almeida – filósofo “O povo negro é parte do povo que precisa ser não só ouvido como considerado nas políticas públicas. Há uma questão estratégica no Brasil: as políticas públicas precisam ser distributivas”. Dulce Pereira – arquiteta e urbanista “Nós precisamos ser capazes de responder ao luto com luta, mas responder à luta com alegria”. Dulce Pereira – arquiteta e urbanista
AMORES EXPRESSOS é um grande “Love –Road –Movie” de cunho literário e turístico. A idéia do projeto é mergulhar no universo de cada escritor, que por sua vez está mergulhado numa outra realidade muito diferente do seu cotidiano. Os diretores procuraram olhar com os olhos dos escritores as cidades que eles viveram, tentaram descobrir o que estimula um autor a criar e como estes criadores de histórias olham para o Amor. Não é um reality-show, mas o mergulho no cotidiano de um “autor em busca de uma história” é o que move esta nossa série. Turismo: Um pouco da história e das impressões de cada escritor sobre as cidades visitadas. Informações,sensações e imagens que serão o cenário e a inspiração para suas narrativas. Literatura: Os documentários investigam as peculiaridades do processo criativo de cada escritor nesta nova situação à qual está sendo submetido: o isolamento, o olhar para uma outra cultura, a participação do projeto Amores Expressos. Amor: Os autores falam sobre o amor de forma subjetiva, guiados por suas próprias opiniões e experiência, em um mundo que cada vez menos sólido, os vínculos humanos são mais frágeis e voláteis. Amores Expressos é um projeto em que 16 renomados escritores brasileiros, de diferentes gerações, foram enviados por um mês para diferentes cidades do mundo. O objetivo do projeto foi criar histórias de amor que acontecem ao redor do planeta, inspiradas pela experiência dos escritores em suas cidades destino. O resultado são documentários sobre cidades, processos de criação literária e sobre o amor na visão de cada autor. Um escritor viaja para uma cidade. Escreve uma história. Um romance. Isso vira um livro. E porque não, um filme.
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
No segundo episódio da série, conhecemos de perto o trabalho do pesquisador Dr. Carlos Jared, que desde os anos 1970 atua no Butantan. Com bagagem imensa nos estudos de biologia integrativa, ele também possui muita história para contar, compartilhando parte da existência do Instituto. Em paralelo, essa trajetória é aprofundada pelo Dr. Paulo Lee, que revela como um Instituto Soroterápico se tornou um polo de produção de vacinas no Brasil.
VAMOS CONVERSAR SOBRE A RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM A COPA DO MUNDO. COM O JORNALISTA VLADIR LEMOS, O CIENTISTA SOCIAL BERNARDO BUARQUE DE HOLLANDA, E O ANTROPÓLOGO, ÉDISON GASTALDO.
O KINOSHITA É O RESTAURANTE JAPONÊS MAIS PREMIADO DA AMÉRICA LATINA. NESTE EPISÓDIO O CHEF FRANK BIN MOSTRA O CASAMENTO ENTRE A CULINÁRIA JAPONESA E A BRASILEIRA NA DELICIOSA RECEITA DE VIEIRAS DE PICINGUABA GRELHADO, COM COUVE FLOR SELADA NA MANTEIGA E TERIYAKI.
NOSSO ENTREVISTADO DESTA NOITE É CRIA DA FAVELA DAS QUADRAS, EM FORTALEZA, ONDE NASCEU, CRESCEU, DESCOBRIU O HIP HOP E O ATIVISMO CULTURAL E POLÍTICO, E DE ONDE DESPONTOU PARA O MUNDO. DE LAVADOR DE CARROS A LÍDER GLOBAL DA CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS, ATUANTE EM TODO O BRASIL E COM REPRESENTAÇÕES EM 28 PAÍSES, ELE ASSUME AMANHÃ A PRESIDÊNCIA NACIONAL DA ENTIDADE, QUE EXPANDIU SUA ATUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. PERSONALIDADE ATUANTE NA POLÍTICA E NAS REDES SOCIAIS, ELE MISTURA CRÍTICA DURA E HUMOR AO APONTAR CONTRADIÇÕES DA ESQUERDA TRADICIONAL. PARA DEBATER O LADO MAIS CRU DO RACISMO, AQUELE DO DIA A DIA DA QUEBRADA, QUE ELE DIZ TER ENTENDIDO NA PELE A PARTIR DA DESCOBERTA DE RACIONAIS MCs, ESTÁ NO CENTRO DO RODA VIVA O PRESIDENTE DA CUFA, ESCRITOR E PRODUTOR CULTURAL, PRETO ZEZÉ. PARA ENTREVISTAR O PRETO ZEZÉ, NÓS CONVIDAMOS: ADRIANA BARBOSA, CEO DA PRETA HUB E FUNDADORA DA FEIRA PRETA BRUNO TORTURRA, EDITOR-CHEFE DO GREG NEWS, DA HBO DAIANE OLIVEIRA, JORNALISTA E PESQUISADORA DO GIRA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ELIANE TRINDADE, EDITORA DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL, DA FOLHA DE S.PAULO E RENE SILVA, EDITOR-CHEFE DO JORNAL VOZ DAS COMUNIDADES
Dois grandes nomes do samba, Martinho da Vila e Alcione, se unem à Orquestra Brasil Jazz Sinfônica para mais um concerto histórico na Sala São Paulo.
MOSAICOS MUSICAIS 09 Samba e seresta são destaques do programa que traz participações de Luiz Carlos da Vila, Zé Renato, Jards Macalé, Thalma de Freitas, Quinteto em Branco e Preto e Marcos Sacramento Os sambas de Martinho da Vila, Nelson Cavaquinho e Moreira da Silva mais as serestas do repertório de Silvio Caldas são os destaques do “Mosaicos Musicais”, que a TV Cultura leva ao ar no próximo domingo, 07/09, às 20h30. Sucessos como “Ex-amor” (Martinho da Vila), “Acertei no Milhar” (Geraldo Pereira/Wilson Batista), “Por causa desta cabocla” (Ary Barroso/Luiz Peixoto), “Se tu soubesses” (Georges Moran/Cristóvão de Alencar) ganham releituras nas interpretações de Luiz Carlos da Vila, Jards Macalé, Marcos Sacramento e Zé Renato
Neste programa o Manos e Minas celebra o dia da Consciência Negra. Representando a cena dos slams, Michel Cena 7. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi ao Quilombo Ivaporunduva, uma das mais antigas comunidades do Vale do Ribeira.