SR. BRASIL - ESPECIAL ADONIRAN BARBOSA 100 ANOS
Programa especial em homenagem aos 100 anos de nascimento de Adoniran Barbosa. A obra de Adoniran Barbosa cantada pelos artistas que estiveram no palco do Sr.Brasil nestes cinco anos de programa.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
Programa especial em homenagem aos 100 anos de nascimento de Adoniran Barbosa. A obra de Adoniran Barbosa cantada pelos artistas que estiveram no palco do Sr.Brasil nestes cinco anos de programa.
A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.
UM MUNDO SOBRE PAPEL - MUSEU PLANTIN-MORETUS. O DOCUMENTÁRIO CONTA A HISTÓRIA DE UMA DAS PRIMEIRAS EDITORAS DA ERA PÓS-GUTENBERG. A CASA FOI FUNDADA NA ANTUÉRPIA EM 1555 E ESTEVE ATIVA ATÉ 1876. PUBLICOU OS PRIMEIROS LIVROS IMPORTANTES NA ÁREA DE HISTÓRIA NATURAL, MEDICINA, GEOGRAFIA. APRESENTAÇÃO DE IRIS KANTOR - DOUTORA EM HISTÓRIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE LECIONA AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA IBÉRICA, HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA COLONIAL BRASILEIRA E HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA IBERO AMERICANA.
FOZ DO IGUAÇU TEM A ESCOLA MUNICIPAL COM A MELHOR NOTA NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O IDEB: É A ESCOLA SANTA RITA DE CÁSSIA, QUE ATINGIU 8,6. A CIDADE AINDA CONTA COM OUTRAS ESCOLAS BEM AVALIADAS E TEM MOSTRADO CRESCIMENTO DAS NOTAS A CADA AVALIAÇÃO. NESSE PROGRAMA, A EQUIPE DA UNIVESP TV MOSTRA QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE A CIDADE PARANAENSE PROMOVEU PARA ATINGIR ESSES RESULTADOS E AVALIA COMO ISSO SE REFLETE NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM SUAS ESCOLAS.
Nesse primeiro episódio, a série aborda aquilo pelo qual o Butantan é tão reputado: os soros. Para isso, vamos desde às matas, aonde cientistas estudam répteis ainda em vida, passando pela Coleção Zoológica do Instituto, uma das maiores do mundo, até o moderno Núcleo de Produção de Soro. A partir dos diferentes trabalhos realizados em cada um destes espaços, a série investiga os venenos e toda a malha de estudos que os envolvem.
VAMOS CONVERSAR SOBRE CAPACITISMO. COM A ADVOGADA VANESSA ZIOTTI E COM OS INFLUENCIADORES MARINA BATISTA E IVAN BARON.
PARTICIPARAM COMO ENTREVISTADORES: - FERNANDO MORAES - ESCRITOR - FERREIRA GULLAR - POETA - JOSE APARECIDO DE OLIVEIRA - JOSE CARLOS SUSSEKIND - ENGENHEIRO - SILVIO CIOFFI - FOLHA DE SAO PAULO - BENEDITO LIMA DE TOLEDO - FAU - PAULO MENDES DA ROCHA - ARQUITETO
O Entrelinhas desta sexta-feira é dedicado à 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), primeira presencial após dois anos online por causa da pandemia da Covid-19. Nossa equipe conversou com Fernanda Bastos, uma das curadoras do evento e conheceu a Casa Gueto, um espaço que acolheu editoras independentes na cidade histórica. Manuel da Costa Pinto bateu um papo com escritores premiados: a gaúcha Carol Bensimon, autora de “Diorama”, e o chileno Benjamín Labatut, que publicou “A Pedra da Loucura” e “Quando Deixamos de Entender o Mundo”. Outro entrevistado desta edição especial do programa foi o poeta mineiro Ricardo Aleixo, que refletiu sobre seu novo livro “Sonhei com o Anjo da Guarda o Resto da Noite”. #TVCultura #Entrelinhas
MOSAICOS MUSICAIS 10 Programa homenageia Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Elomar e Gonzaguinha, com participações de Dominguinhos, Barbatuques, Jarbas Mariz e Luiza Possi. A música regional nordestina de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Elomar é o destaque do “Mosaicos Musicais”, que a TV Cultura exibe no próximo domingo, 21 de setembro, às 20h30. O programa ainda apresenta as composições românticas e combativas de Gonzaguinha, filho do mestre Gonzagão. Clássicos dos repertórios desses artistas são revistos por Daniel Gonzaga, Cris Aflalo, Grupo Anima e Bicho de Pé, entre outros, em musicais gravados com exclusividade.
Neste programa, o Manos e Minas recebe Amanda Negrasim. Representando a cena dos slams, temos a presença do poeta Marcus Groza. E ainda vamos mostrar as seguintes matérias: - nosso videorreporter Rodney Suguita foi até a praça da República conhecer um grupo de Senegaleses que moram em São Paulo. - Manos e Minas fez uma entrevista com Marco Fé, diretor do curta metragem "A Pedra Mágica do Homem Invisível". - fomos acompanhar o Encontro Paulista de Locking, que divulga danças urbanas.