ARTISTAS VIAJANTES: UMA TRADUÇÃO DOS TRÓPICOS
UMA TRADUÇÃO DOS TRÓPICOS FAZ PARTE DO CICLO DE CONFERÊNCIAS: "ARTES VISUAIS NO BRASIL DO SÉCULO XIX" (8 AULAS REALIZADAS PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA USP EM OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2010).
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
UMA TRADUÇÃO DOS TRÓPICOS FAZ PARTE DO CICLO DE CONFERÊNCIAS: "ARTES VISUAIS NO BRASIL DO SÉCULO XIX" (8 AULAS REALIZADAS PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA USP EM OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2010).
O CANCER E A SEGUNDA CAUSA DE MORTE NO BRASIL,COM TREZENTOS MIL CASOS NOVOS POR ANO.E A DOR PROVOCADA PELA DOENCA ATINGE 15 MILHOES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO.POR ISSO,E FUNDAMENTAL O TRATAMENTO ADEQUADO PARA SE EVITAR A DOR.OS MEDICOS QUE PARTICIPAM DESTE PROGRAMA DEIXAM CLARO QUE NAO HA NECESSIDA- DE DO PACIENTE COM CANCER SOFRER DE FORMA PROLONGADA E INTOL ELES APONTAM QUE E POSSIVEL PRESERVAR A DIGNIDADE COM A UTI- LIZACAO DE METODOS ADEQUADOS E JA DISPONIVEIS.
QUERIDINHA DOS BRASILEIROS A CERVEJA É A BEBIDA MAIS CONSUMIDA NO CARNAVAL. E O AGROCULTURA VAI MOSTRAR QUE O LÚPULO, PRINCIPAL INGREDIENTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERVEJAS, ANTES INTEIRAMENTE IMPORTADO, COMEÇA A SER PRODUZIDO NO BRASIL. A ADAPTAÇÃO DO LÚPULO AO SOLO E CLIMA BRASILEIROS FOI ESTIMULADA PELO CRESCIMENTO DO MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS, EM QUE SABOR E QUALIDADE FAZEM A DIFERENÇA. VAMOS CONHECER UMA CERVEJARIA ARTESANAL ONDE O MESTRE CERVEJEIRO, TÃO IMPORTANTE QUANTO O LUPULO, É FORMADO NA ALEMANHA E SEGUE AS REGRAS DE PUREZA DE CINCO SÉCULOS DESSE PAIS.
Rolando Boldrin recebe os convidados: MÁRCIA LOPES (São Paulo - SP) e MAURÍCIO PEREIRA (São Paulo - SP).
A MODERNIDADE PENSADA PELA OBRA DO FILÓSOFO FRIEDRICH HEGEL É O TEMA DA SEGUNDA AULA DO PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO, GRAVADA NO CENTRO MARIA ANTONIA DA USP. NESSA AULA, O PROFESSOR CONFRONTA O PENSAMENTO DE HEGEL COM O DE ALGUNS AUTORES, COMO CHARLES BAUDELAIRE E JEAN-PAUL SARTRE.
PARTINDO DA PREMISSA DE QUE MAX WEBER TRABALHA NA PERSPECTIVA DOS DOMINANTES, GABRIEL COHN CONTRAPÕE O TEMA DA DOMINAÇÃO AO MODO INDIVIDUAL DE CONDUÇÃO DA VIDA. A PARTIR DAÍ, TRADUZ PARA O EXPECTADOR AS DIMENSÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO PENSAMENTO WEBERIANO. TAIS DIMENSÕES , EM WEBER, ESTÃO IMBRICADAS E, SEGUNDO O PROFESSOR, NÃO PODEM SER DISSOCIADAS.
A cana-de-açúcar ajuda a expandir o território paulista, promove o estabelecimento de cidades no interior, faz fortunas e traz mudanças significativas na região, como a substituição dos escravos índios por negros.
APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NACIONAL DE MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
NESTA 3ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA PODE AJUDAR A CALCULAR A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA. O PRINCIPAL CIENTISTA QUE SE DEDICOU A ESSAS MEDIÇÕES FOI O AMERICANO CHARLES KEELING, COMEÇANDO NO FINAL DOS ANOS 50. DE LÁ PRA CÁ, CIENTISTAS NO MUNDO TODO MEDIRAM A VARIAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO, E NÃO RESTA MAIS NENHUMA DÚVIDA DE QUE SUA CONCENTRAÇÃO ESTÁ AUMENTANDO NA ATMOSFERA DO PLANETA. ASSIM, POR MEIO DESSA MEDIDA, É POSSÍVEL PROVAR DE MANEIRA IRREFUTÁVEL O QUE ATÉ ALGUM TEMPO ATRÁS AINDA ERA QUESTIONANDO POR ALGUNS, QUE O PLANETA TERRA ESTÁ SOFRENDO DE FATO UM AQUECIMENTO.
O "EU NUNCA¿ DE HOJE VAI LEVAR VOCÊ PARA UMA EXPERIÊNCIA RADICAL! JÁ IMAGINOU PARTICIPAR DE UM FILME DE AÇÃO? SUBSTITUIR O ATOR PRINCIPAL EM CENAS DE PERIGO, LUTAS MARCIAIS E ATÉ MESMO SALTAR DE UM CARRO EM MOVIMENTO? ESSE É O DIA-DIA DE QUEM TRABALHA COMO DUBLÊ NO CINEMA! NOSSO APRESENTADOR EXPERIMENTOU UM POUCO DESSA ADRENALINA! BORA CONFERIR!
Vá para a ilha Utopia na costa da Tanzânia - um paraíso para criaturas acima e abaixo da água.
Momento de mostrar que esses rios embalam a vida de homens, plantas e animais, são locais de trabalho, de lazer, geram energia, renda e felicidade. Visitamos grandes hidrelétricas, entre elas Itaipu, a segunda do mundo; áreas onde o turismo é explorado, destacando o Monumento Natural do rio São Francisco, e lugares onde a água é vital para produção agrícola.
Paulo Markun, transforma seu livro BRADO RETUMBANTE, editora BENVIRÁ (2 volumes) em série que vai do petista José Dirceu, em relação ao governador paulista Franco Montoro (1916-1999), que mais tarde seria um dos fundadores do PSDB: "Sem ele, não teria havido campanha [das Diretas-Já] da maneira como foi". Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao comentar o papel que Luiz Inácio Lula da Silva e as greves do ABC tiveram na reconquista da democracia: "Foi importantíssimo para perceber que havia possibilidade de oposição mais consistente, que não era apenas parlamentar". Para boa parte dos brasileiros nascidos após 1984 -ano em que multidões se mobilizaram em todo país em comícios pedindo eleições diretas para presidente-, soa estranha a troca de gentilezas entre líderes de partidos que hoje se enfrentam de maneira, às vezes, tão raivosa. Foi para tentar explicar para novas gerações como foi possível unir personagens tão divergentes numa mesma campanha que o jornalista Paulo Markun disponibilizará 70 depoimentos inéditos de personalidades num site que será lançado no dia 19. Markun identifica nos depoimentos o quanto o engajamento de quase todos levou o país a crer que seria possível impor uma derrota a uma ditadura que, mesmo desgastada, não queria perder o controle da sucessão. FHC, por exemplo, relata que líderes da oposição chegaram a se reunir com o chefe do Gabinete Civil do presidente João Figueiredo, Leitão de Abreu, em busca de garantias. "Nossa preocupação era com o que aconteceria se ganhássemos, porque achávamos que ganharíamos." Ricardo Kotscho, repórter da Folha à época, diz que era impossível manter distanciamento crítico da cobertura. "Eu queria que aquilo desse certo. Chorava, ficava emocionado com as coisas que ouvia. Naquele dia do [comício de 16 de abril] no Anhangabaú, deu a impressão de que iria dar. Comemoramos antes da hora", conta. A emenda foi derrotada em 25 de abril daquele ano. Faltaram 22 votos. O cantor Roger, do Ultraje a Rigor, diz que a adesão de artistas à campanha era espontânea. "Ninguém podia ficar em cima do muro", afirmou. Uma música do grupo virou hino do movimento -"A Gente Somos Inútil". Mesmo sob a ditadura, atos como a liberação de catracas do metrô em dias de comício eram tolerados. "Aquilo era totalmente ilegal. Hoje, daria Ministério Público, o governador ia ser acusado, iam questionar quanto custou aos cofres públicos", lembra, rindo, José Dirceu.
desCONECTADOS narra os maiores desafios enfrentados pelos estudantes e educadores do Ensino Médio da única escola pública estadual de Tanque do Piauí - semiárido piauiense - durante a pandemia de Covid-19, onde o acesso à internet não é realidade para todos e se tornou essencial e indispensável para dar continuidade aos estudos. Uma história de luta pelo direito à educação e acesso digital, que revela a força das juventudes como ação transformadora de sua própria realidade.
Depois de dois anos de pandemia e, portanto, sem carnaval, a maior festa popular do país está de volta em 2023. O Estação Livre desta semana discute a importância do evento para a população negra e para a movimentação da economia e do turismo no brasil. Acessibilidade, carnaval de rua, velha guarda do samba, o embranquecimento das diretorias das escolas e a presença da mulher em espaços que antes eram restritos aos homens são tópicos da nossa pauta. Convidados: Cláudia Alexandre (jornalista e pesquisadora cultura afro) e Thiago Praxedes (mestre de bateria e percussionista). Cláudia Alexandre https://www.escavador.com/sobre/2475057/claudia-regina-alexandre Thiago Praxedes https://www.srzd.com/carnaval/sao-paulo/saiba-quem-vai-comandar-a-bateria-da-imperador-do-ipiranga-em-2023/ Reportagens: • VT Carnaval de Rua Depois de 2 anos, a folia volta a tomar as ruas de são paulo. Mais de 500 blocos estão confirmados para desfilar nas ruas da capital, trazendo não só alegria para os foliões, mas também movimentando o turismo e a economia, setores que sofreram nesses dois anos de pandemia. • VT Carnaval Recife Quando se pensa em carnaval em Pernambuco, logo vem à mente o frevo, o maracatu e os bonecos gigantes de Olinda... E o carnaval pernambucano tem mesmo tudo isso!!! E depois de dois anos de calmaria, vai ter muita festa na rua nos próximos dias. • VT Dragões da Real Uma visita ao barracão da escola de samba Dragões da Real um mês antes do carnaval para saber como estavam os preparativos para o desfile... Com um enredo que homenageia a cidade de João Pessoa, na Paraíba, a escola já estava com quase tudo pronto para desfilar no sambódromo do Anhembi. • VT Acessibilidade O carnaval é um grande espetáculo visual e auditivo. Mas tem muita gente que não tem o privilégio desses sentidos para desfrutar plenamente o esplendor da festa. E nem por isso elas deixam de curtir. Diversidade e inclusão são as palavras do momento e o carnaval, claro, não podia deixar ninguém de fora! • VT Velha Guarda Dos cardeais do samba paulista, Carlos Alberto Caetano é o único que continua na ativa. O fundador e presidente de honra da Unidos do Peruche é a personificação da velha guarda do carnaval. O historiador Bruno Baronetti escreveu a biografia do Seu Carlão e conta um pouco dessa história pra gente. • VT Passista Fomos ao primeiro ensaio técnico da Mocidade Alegre, em são paulo, para acompanhar a Joyce Carolina. Ela cresceu na escola, mesmo assim teve dificuldade em ser reconhecida como passista, por ter o corpo fora do padrão. Mas isso não foi motivo para fazer Joyce desistir do carnaval. • VT Tumaraca A abertura oficial acontece do carnaval do Recife acontece com o cortejo do Tumaraca, que reúne várias nações de maracatu. Nós acompanhamos o primeiro ensaio e conversamos com a mestra Paz Brandão. Ela é uma das encarregadas em levar adiante o legado do criador do projeto, Naná Vasconcellos, morto em 2016.
HOJE NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE DAIARA TUKANO, UMA DOS GRANDES NOMES DA ARTE INDÍGENA BRASILEIRA. E VEJA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DAS DOAÇÕES INTERNACIONAIS PARA FUNDO QUE INVESTE NA PROTEÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA. E, PESQUISADORES DA UNICAMP- UNIVERSIDADE DE CAMPINAS,INTERIOR DE SÃO PAULO- DESENVOLVEM UM CORANTE NATURAL AZUL EXTRAÍDO DO JENIPAPO- FRUTA ENCONTRADA NO CERRADO.
DE ONDE VEM TODO ESSE ÓDIO QUE TRANSFORMOU AS MÍDIAS SOCIAIS NUM CAMPO DE BATALHA? MUITO ALÉM DO ANONIMATO E DAS MOTIVAÇÕES POLÍTICAS, O QUE LEVA AS PESSOAS A DESPEJAREM NAS REDES UMA ENORME CARGA DE FALSAS ACUSAÇÕES, DESINFORMAÇÃO, PRECONCEITO E MUITO MAIS? TUDO ISSO EXPÕE UM LADO NEGATIVO DA NATUREZA HUMANA QUE, EM NENHUMA OUTRA ÉPOCA, ENCONTROU TANTO ESPAÇO PARA SE EXIBIR. BASTA ABRIR CERTAS PÁGINAS DA INTERNET PARA SE DEPARAR COM UMA ONDA DE VIOLÊNCIA VERBAL, DENÚNCIAS NÃO COMPROVADAS E AS MAIS VARIADAS MANIFESTAÇÕES DE PSICOPATIA. O OBJETIVO PRINCIPAL PARECE SER UM SÓ: DESTRUIR AQUELES QUE NÃO TÊM A MESMA OPINIÃO. AFINAL, PORQUE ISSO ACONTECE? NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.
Persona é um programa de entrevista focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira, cinema, música, dança e artes plásticas. Apresentado por Atilio Bari e Christine Maksud, são exibidos diversos depoimentos de pessoas ligadas a carreira do entrevistado.
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica realiza um concerto na Sala São Paulo com a temática Frevos
NOSSA REPORTAGEM CONHECEU AS RUÍNAS DE MINERAÇÃO DO SÉCULO XVI EM GUARULHOS, GRANDE SÃO PAULO, NA COMPANHIA DA ARQUEÓLOGA CLÁUDIA PLENS. DOUTORA PELO MAE-USP E PROFESSORA DA UNIFESP, CLÁUDIA LEVANTOU TODO O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO.