METODOLOGIA DA ECONOMIA - PGM 29 - O DEBATE DE MÉTODOS: ESCOLA HISTÓRICA X ESCOLA CLÁSSICA - PARTE 01
NESTA AULA DO CURSO METODOLOGIA DA ECONOMIA, NA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP, A PROFESSORA ANA MARIA BIANCHI DISCORREU SOBRE O IMPORTANTE DEBATE METODOLÓGICO QUE SE DEU NO FINAL DO SÉCULO XIX ENTRE OS QUE APOIAVAM A ESCOLA CLÁSSICA DE ECONOMIA E OS COMPONENTES DA ESCOLA HISTÓRICA ALEMÃ. PARA OS CLÁSSICOS, A ECONOMIA ERA UMA CIÊNCIA ABSTRATA E DEDUTIVA. A TEORIA LOGICAMENTE ARTICULADA PERMITIA DEDUZIR LEIS PASSÍVEIS DE APLICAÇÃO. JÁ OS COMPONENTES DA ESCOLA HISTÓRICA VIAM A ECONOMIA COMO UMA CIÊNCIA ÉTICA E REALISTA. O MÉTODO ERA INDUTIVO, PORTANTO, INCAPAZ DE FORMULAR LEIS GERAIS E ABSTRATAS. AS LEIS ECONÔMICAS, NO CASO DOS HISTORICISTAS, ERAM CONDICIONADAS A DETERMINADOS ESTÁGIOS DA HISTÓRIA.