BOAS PRÁTICAS - 03
O Boas Práticas dessa semana acompanha projetos de comunicação, tecnologia, saúde e cultura popular que fazem prosperar a vida de jovens alunos da rede municipal de São Paulo e do Brasil.
EMEF Dr João Augusto Breves
O projeto Imprensa Jovem, também conhecido como EDUCOMUNICAÇÃO, traz empoderamento ao jovem da periferia, que aprendem técnicas da mídia na produção de informação para a comunidade escolar. Atuando como repórter, editor, fotógrafo, entre outras funções, os alunos produzem de documentários à transmissão de grandes eventos externos. A lei municipal n13.941 de dezembro de 2004, garante aos alunos essa formação interdisciplinar. Entrevistamos professora Adriana Landim, Carlos Lima, coordenador do Núcleo, e Maria Teresa Gelain, diretora.
Classes Hospitalares
Iniciativa que leva professores até os alunos que passam por tratamento médico prolongados e não podem ir à escola e aprendem com atividades lúdicas, como pintura, brincadeiras, música e os pais também frequentam as atividades para melhorar o rumo do tratamento. No Hospital A.C. CAMARGO, entrevistamos Jéssica de Araújo M. Gomes, mãe da paciente Helena, Iara Bezerra da Silva, mãe da Manu, paciente há quatro anos, professora Tatiana Campos Carneiro e a professora Andréa Mandejas Lisboa.
Casa Ninho
Instituição sem fins lucrativos, em 28 anos, já atendeu gratuitamente a 20 mil crianças e adolescentes que vêm do interior de São Paulo e de outros estados, para tratamento oncológico ou hepático. O paciente e a mãe recebem alimentação e moradia também enquanto aguardam por um órgão para transplante. Passeios culturais pela cidade são oferecidos. Entrevistamos Fabiana Bicalho assistente social da Casa Ninho e Joseane Terto, psicopedagoga.
EMEF Prof. Flávio Augusto Rosa
Projeto que usa a tecnologia de impressão 3D para enriquecer o ambiente educacional. Alunos aprendem sobre tecnologia de maneira pratica e divertida. Com a impressão que usa filamentos PLA e materializa os cubos programados pelos estudantes e que desafia o raciocínio lógico. Conversamos com o professor idealizador do projeto, Edvaldo Sobral.
EMEF Tarsila do Amaral
Os alunos imprimem, cortam o papel na guilhotina e até costuram com agulha. São mais de 100 títulos e 3 mil cópias produzidas em 10 anos do projeto Fábrica de Livros, onde os escritores são os próprios alunos e professores. A iniciativa proporciona a interação de estudantes de turmas e idades diferentes, como conta o professor de educação digital Luiz Mario da Conceição e a professora Neire Cristina de Paula.
CEU Paraisópolis e CEU Aricanduva
Brasileirinhos é o projeto da ginasta, campeã mundial, Daiane dos Santos. O objetivo é fazer buscar desenvolver aspectos físicos e psicológicos através de uma construção coletiva entre a escola, comunidade e família. Entrevistamos os professores de ginástica artística Lucas Felipe dos Santos e Milene da Cruz, os gestores dos respectivos CEUs João Paulo Martins e Fabiana Pereira Brito e a professora Diana Alves.
Fevereiro, mês da cultura popular brasileira: Programa com música, dança, teatro e saraus. Os alunos aprendem sobre a cultura brasileira ao participarem de movimentos de expressão artístico popular. Festa, alegria e música, o carnaval educativo aproxima as crianças da sala escolar. Entrevistamos Júnior Suci, diretor da Divisão de Cultura.
Freguesia – Esperança Garcia: João Vitor de Moraes Leite, músico, Andreson Zotesso Rodrigues, produtor da Gato Coletivo Artístico.
CEU Uirapuru, Butantã: Márcio Alexandre Botelho, prof. de história, Yvison Pessoa, músico, Cláudia Bonavita Serrano, gestora do CEU Uirapuru.
CEU Alavarenga, Santo Amaro: EMEF CTE. Garcia D´Ávila: Conhecida como escola do samba, atualmente os alunos desfilam e integram a comissão de frente da escola de samba Morro da Casa Verde. Entrevistamos, Dilma Correa de Oliveira, diretora da EMEF CTE Garcia D´Ávila.