BOAS PRÁTICAS - 05
O Boas Práticas dessa semana mostra alfabetização de adultos e imigrantes, slam, o rei dos HQs, Libras na infância e empreendedorismo ecológico e financeiro.
EMEI Armando de Arruda Pereira
Com a meta de ampliar o local de aprendizagem e valorizar o ambiente ao redor, o projeto Motoca na Escola, vencedor do Prêmio Paulo Freire Qualidade de Ensino, categoria educação infantil, 2022, leva os alunos entre 4 e 5 anos de idade, a passeios semanais acompanhados pelas professoras para explorar a praça da República e seu entorno, pedalando em triciclos. Entrevistamos Eni Pereira de Souza, diretora, Lívia Arruda e Ivone Moreira, idealizadoras do projeto.
CIEJA Campo Limpo
Cieja são escolas municipais que atendem jovens a partir de 15 anos e adultos que não tiveram oportunidade de começar ou terminar os estudos. Eda Luiz, ex-coordenadora foi responsável pelo formato dessa escola democrática, premiada pela UNESCO em 2016. Atualmente são 5.771 alunos matriculados nos 16 Ciejas da cidade. Entrevistados: Eda Luiz, ex-coordenadora geral e Diego Elias Santana Duarte, diretor da unidade.
EMEF Benedito Calixto
No projeto pedagógico de poesias interescolar os alunos se inspiram em outras matérias e no cotidiano para criar. Sem papel ou caneta, declamam lendo no celular e apresentam na poesia marginal, o estilo falado e ritmado do slam. Poemas de destaque são publicados. Entrevistados: Tatiane Cândido, coordenadora de poesia, Ana Carolina de Sá Gaspari, assistente de direção, Marcos Vieira, ex-aluno vencedor do concurso.
EMEF Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos
Para criar o gosto pela leitura, o professor Jean apostou no universo das HQs. O estímulo visual atrai as crianças que também se identificam com os personagens. Os gibis ajudam na diminuição do uso de telas. O professor, Rei dos HQs, e seus alunos se emocionam com a visita da Turma da Mônica. Milena, personagem negra, reforça a importância na construção da identidade das crianças. Entrevistados: João Batista de Oliveira, diretor, Jean Richard da Costa, professor da Sala de Leitura e Mauro Sousa, filho do Maurício de Sousa.
EMEF Tatiana Bulinky
Junto à ONG Internacional Inspiringirls Brasil, a escola oferece palestras, passeios e conversas com convidadas onde as alunas aprendem sobre finanças. Entrevistados Tais Faria, vice-presidente da ONG, Paula Munhoz, coordenadora pedagógica, Marcelo Cunha, professor de educação digital, Marina Naime, Dayana Correa, gerente e educadora do B3 e Aisha de Souza, embaixadora da ONG.
EMEI Gabriel Prestes
A escola desenvolve com sucesso o projeto Falando com as Mãos, que ensina Libras para as crianças surdas e ouvintes. Apostando educação inclusiva e na cultura da infância que valoriza a felicidade durante a aprendizagem, os alunos com idade entre 4 e 5 anos são estimulados com brincadeiras simbólicas de desenvolvimento e desde pequenos aprendem trabalhar com as diferenças. Os pais também incorporam a linguagem aprendendo com os filhos. Entrevistados: Vanessa de Oliveira Santos, professora, João Kleber de Santana Souza, diretor e pais de alunos.
EMEF Infante Dom Henrique
O projeto Portas Abertas, proporciona o ensino gratuito da língua portuguesa aos imigrantes e seus filhos recém-chegados ao país. Acolher, ensinar e recepcionar, independentemente da situação imigratória, sendo possível a inserção no ensino e mercado de trabalho. Entrevistamos Gilles Chatton, voluntário do projeto, Cesar Luis Sampaio, ass. Dir. do EMEF, Sulima Pogrebinsch, coordenadora do EMEF e as professoras Simone Matsueda Santos e Tatiane Marchi.
EMEFM Guiomar Cabral
O projeto Empreendedorismo Ecológico, apresenta uma visão de trabalho em equipe, conscientização com o meio ambiente, gestão de pessoas e empreendedorismo para alunos do ensino infantil e médio. Os alunos aprendem na prática em contato com colmeias e hortas. Adquirem noção de comércio e consumo de matérias primas sustentáveis. Entrevistados Catarina Castineiras, professora e a diretora Lolanoa Luz.