BOAS PRÁTICAS - 07
O Boas Práticas dessa semana mostra a felicidade, coleta de lixo, esgrima, leitura indígena, handebol, mulheres esportistas.
EMEF Heitor de Andrade – Felicidade
Dia 20 de março, Dia da Felicidade. Brasil 49º no ranking da felicidade elaborado pela ONU em 2012, considerando seis fatores: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Os alunos refletem sobre o tema e escrevem no papel seus desejos de felicidade, vivenciando a lenda asiática do Festival das Estrelas. Entrevistas: Karin Kohama, professora, Aline Soller e Nádia Ribeiro coordenadoras pedagógicas, alunos.
CEU Paraisópolis – Mosqueteiros de Paraisópolis
Em 2014, a Associação Brasileira de Esgrimistas iniciou o Mosqueteiros de Paraisópolis com alunos da comunidade. Celeiro de campeões com direito a medalhas e viagens internacionais, ocupa as instalações do CEU desde 2017. A esgrima traz educação, disciplina e postura às crianças de 7 a 14 anos. Trajadas de uniforme branco, máscara no rosto e espada na mão, elas já acreditam num futuro melhor. Entrevistas: João Paulo Martins, gestor, Welton Fernandes Silva, professor de esgrima, alunos campeões.
CEI Cantinho da Tia Isaura - Cuidando do Mundo da Gente
De sua vivência no Japão, Erika Mayume criou em 2017, o Cuidando do Mundo da Gente, que ensina às crianças a importância da limpeza nas ruas através da coleta e do destino dos resíduos sólidos no entorno da escola. Protegidos por luvas e coletes que garantem identificação e higiene, alunos se divertem aprendendo e ensinando aos pais sobre a responsabilidade na preservação do ambiente. Entrevistas: Érika Mayume Ozahata, diretora, José Liberato Beatriz, coletor de lixo aposentado, Gislene Joana de Brito Moraes, professora.
EMEF Deputado Caio Sergio Pompeu de Toledo – Projeto Mediadores de Leitura
Alunos escolhem poemas e frases de livros de cultura indígena e afro-brasileira, que serão lidos na feira livre. Eles se apresentam munidos de carrinho, sacolas e guarda-sol. Os temas ajudam na construção da identidade e autoestima. Entrevistas: Carlos Roberto Medeiros, diretor, Renilde Santos dos Passos, professora orientadora de sala de leitura, Carlos Ferreira Cavalcante, comerciante.
EMEF Heitor de Andrade – Handebol
Mais de 60 crianças e adolescentes treinam handebol diariamente e os resultados vão além das medalhas e troféus. Muitos alunos se tornam atletas federados, aptos a disputar campeonatos estaduais e nacionais. Entrevistas: Luiz Carlos Silva, professor de Educação Física, Lucia Helena dos Reis, diretora, alunos federados, Lukas Jorgesen, pivô da seleção dinamarquesa.
IEMEI Dona Ana Rosa de Araújo – Projeto Trilhas Literárias
No caminho da escola até a biblioteca tudo é aprendizado para os alunos entre 4 e 5 anos, que de uma forma lúdica e integrativa, se apropriam da biblioteca municipal Raul Bope. Os resultados se estendem aos familiares, que passam a frequentar a biblioteca. Entrevistas: Cristiane Teixeira Magen, Coordenadora pedagógica, Patrícia Helena da Rocha, professora, Charlene Lemos, bibliotecária.
EMEF Henrique Pegado – Projeto Pássaros
O programa Pássaros prepara alunos do 9º ano para o Vestibulinho das ETECS. Estudantes visitam a escola técnica e conhecem a sua estrutura. As atividades não são restritas ao conteúdo. A roda de conversa é a tarefa preferida. Entrevistas: Simone Albiero da Silva, diretora, Ana Carolina Dutra, ex-aluna, Cleo Felizardo Fonseca, assistente de direção da EMEF e mãe de aluno, Simone Belotti Silva, professora, alunos.
CEU Rubi – Projeto Mulher no Esporte
Mulher no Esporte oferece modalidades esportivas para o empoderamento feminino. Donas de casa com mais de 60 ou profissionais liberais, fazem amizades, formam rede de apoio e vencem o preconceito jogando futsal, basquete ou vôlei. Entrevistas: Mônica Alves dos Santos, coordenadora do núcleo de esportes, Valéria Gil, coordenadora da Divisão do Esporte, Corpo e Movimento, Robson Miguel da Silva, analista de desporto, mulheres esportistas.