BOAS PRÁTICAS - 08
O Boas Práticas dessa semana apresenta os quíntuplos, comida saudável, Samurói, capoeira, crianças cidadãs, arquitetas e salva-vidas.
CEI Jardim Ipanema l: Quíntuplos
A rotina de bebês quíntuplos, revela a importância das 2.587 CEIs, na capital. Além de viabilizar a vida profissional dos pais, oferece 5 refeições diárias a crianças de zero a 4 anos e a oportunidade de se desenvolverem por meio de atividades lúdico-educativas e do convívio com outras crianças. Entrevistas: Yanike Piera, mãe de quíntuplos e vendedora, Cristiane Radiante, diretora, Maria Fernanda Carvalho, professora.
Faculdade de Saúde Pública da USP: Cozinhas e Infância
Parceria com a Coordenadoria de Alimentação Escolar, a Faculdade de Saúde Pública da USP e o Instituto Comida e Cultura, o curso “Cozinhas e Infância” ensina aos educadores como promover a alimentação saudável nas escolas. Bela Gil, comenta a importância da educação alimentar infantil para a formação de indivíduos autônomos e conscientes. Entrevistas: Bela Gil, cofundadora do Instituto Comida e Cultura, Daniela, professora, Andreia Wang Catalani, nutricionista, Betzabeth Slater, professora do Cozinhas e Infâncias.
EMEF Virgínia Lorisa Zeitounian Camargo: Samurói
Apaixonado por super-heróis, Samuel é portador de DI e TEA. Ao notar essa paixão, sua professora iniciou um projeto de livro com o aluno, intencionando “acessá-lo” em seu universo. Acessando o mundo de Samurói, personagem inventado por Samuel, professores mobilizam competências a partir do seu hiperfoco. Querido pelos colegas e professores, ele realiza o sonho de conhecer o Homem Aranha, um ator da ONG Heróis do Bem. Entrevistas: Monalisa Martins de Abreu, mãe, André Luís de Oliveira da Silva, professor, Lucimara Sales de Almeida Borges, professora da sala de recursos, Denise Silva Araújo, diretora, Bruna Wietky e Andreia Vasconcelos Nascimento, estagiárias, alunos.
CEU Jambeiro: Capoeira Inclusiva
Parceria com o Instituto Olga Kos, Capoeira Jogo da Inclusão, reúne praticantes de diferentes perfis e idades. Dona Zenaide, 73, treina com seu neto de 8. Miguel, 9, portador de deficiência intelectual e autismo, exemplo de inclusão, melhorou sua coordenação motora e aprendeu a se vestir sozinho. Entrevistas: Mestre Pavão, Paulo Henrique da Silva Rodrigues, coordenador de esportes, Crystiane Sousa, coordenadora de esportes do Instituto Olga Kos, Claudete Visnardi, psicóloga do Instituto Olga Kos, Lucineia Magalhães, mãe do Miguel, alunos.
EMEI CEU Feitiço da Vila: Fórum da Infância
Fórum da Infância inclui crianças nas decisões que envolvem a escola. Em reuniões mensais, alunos de 4 e 5 anos apresentam demandas das turmas à direção. Objetiva-se o despertar do pensamento coletivo, percepção de cidadania e democracia. A escolha na compra de brinquedos e a reforma do banheiro são exemplos de conquistas das crianças. Entrevistas: Juciele Nobre, diretora, Suzana Alves, professora, Carolina Duarte, coordenadora pedagógica.
CEI 13 de Maio: Territórios brincantes
Inspirado na escola argentina Jardim Fabulinos, abordagem Reggio Emilia e Montessori, Territórios Brincantes consiste na montagem de espaços investigativos destinados a bebês e a crianças de até 3 anos. Além de brinquedos, os territórios compõem roupas, caixas de papelão, bloquinhos de madeira, utensílios domésticos e tintas. É incentivada a arquitetura infantil e atividades de estimulo à criatividade. Entrevistas: Cristiano Rogério Alcântara, coordenador pedagógico, Daniela Hengler, Priscilla Braz, Gislaine Miranda de Souza, Mariana Palhares Pucci, professoras.
CEU Uirapuru: Guarda-Vidas Mirim
Alunos entre 10 e 18 anos participaram do Guarda-Vidas Mirim. Aprendem a nadar, recebem treinamento físico e técnicas de salvamento aquático. Surgiu da tentativa de mudar o comportamento dos indisciplinados. Ex-alunos se tornaram guarda-vidas profissionais. Entrevistas: Gleice Silvestre, chefe de esportes e lazer, Claudia Bonavita Serrano, gestora, Eder Coimbra, guarda-vidas.