BOAS PRÁTICAS - 09
O programa Boas Práticas dessa semana mostra bonecos antirracismo, coral, imigrantes, lendo no redário meninas enxadristas, salas-ambiente, robótica, saúde mental com música.
CEI Dr. Antonio João Abdalla: bonecos antirracismo
O Farol de Combate ao Racismo Estrutural, que tem bebês como público-alvo, já enviou 128 mil bonecos e bonecas de origens étnicas negras e andinas para as EMEIS, além de livros ilustrados com personagens de diferentes etnias. Promove o pertencimento e a representatividade, fortalece a autoimagem desde a tenra idade. Entrevistas: Jussara Santos, assistente técnica da educação, Tatiane Damaceno Barreto, coordenadora pedagógica, Cristina Helena Teichner, assistente de direção, Andreia Cristina Justino e Valquiria Guidotti, professoras.
EMEF Professor Fernando de Azevedo: coral Sabiá
Alunos aprendem a cantar e tocar instrumentos no projeto do Mais Educação São Paulo e da Academia Estudantil de Letras (AEL). Música e literatura com um olhar especial para região nordestina, valorizando a cultura e identificação dos alunos com suas raízes. Coral Sabiá, 2º lugar no Prêmio Heitor Villa-Lobos de Educação. Entrevistas: Elaine Azevedo, professora, Ana Paula Alves da Silva, coordenadora pedagógica, alunos.
EMEI João Mendonça Falcão: alunos imigrantes
Roda da Família pertence ao projeto Culturas do Mundo. O adulto imigrante responsável pelo aluno vai à escola compartilhar sua história com as crianças. Oportunidade de acolher os pais estrangeiros e estimular o contato das crianças com diferentes línguas e culturas. Após a conversa, a turma pesquisa sobre o país de origem da família visitante e aprende que as diferenças ensinam. Em 2022 a escola recebeu alunos de 14 nacionalidades. Entrevistas: Genesis Rodriguez, mãe de aluna, Rosângela Pereira dos Santos, diretora, Dione Fonseca, professora, alunos.
EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra: etnias
Nessa escola todos os ambientes, livros, quadros e artefatos têm um objetivo: acolher e ensinar sobre os povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. Os livros, que as crianças leem em um redário, são parte fundamental da proposta. Entrevistas: Paula Resende Oliveira, professora, Luiz Fernando Costa, diretor, Natália Fiu, contramestre de Capoeira, alunos.
Clube Ipê: meninas enxadristas
No Ginásio do Ibirapuera, 300 alunas de 7 a 15 anos participam do Festival de Xadrez. Vitória feminina que diminui a desigualdade num esporte de predominância masculina. Entrevistas: Roseli Marcelli de Carvalho, coordenadora dos CEUS e da Educação Integral, Julia Alboredo, enxadrista profissional, Priscilla Montanha, professora, Joara Chaves, árbitra de xadrez, alunas e pai de aluna.
EMEF Professor Fernando Azevedo: salas-ambiente
Ambiente confortável, aulas mais interessantes e maior vontade de estudar. Espaços temáticos, preparados para diversas disciplinas: Globos terrestres, computadores, microscópios, esqueleto, boneco com representação dos órgãos humanos: os alunos vivenciam na prática, os fenômenos que antes só liam nos livros. Entrevistas: Fabio Schlinkert, diretor, Ana Paula Alves, coordenadora pedagógica, Adriana Macedo, coordenadora do Fundamental I, Luciana Freire, Rosana Inglez, Sergio Ribeiro, Adriana da Silva, Bruno Fiuza, professores, alunos.
EMEF Pracinhas da FEB: robótica
Na sala de informática, 20 alunos aprendem a construir dispositivos e colocá-los em movimento, usando a lógica de programação e a imaginação. Exercitando a criatividade com o kit Atobox, aprendem a trabalhar em equipe e a resolver problemas. Entrevistas: Edney Bonfim, professor orientador de Educação Digital, Salete Francisco, diretora, alunos.
EMEF Jardim Sipramar: banda Girassol
Casal de professores ensina música para o bem-estar emocional. Alunos que sofriam por depressão, timidez, baixa autoestima, analisam o significado das letras e aprendem a cantar e a tocar instrumentos. Entrevistas: Ani Pereira Duarte e Elvis Duarte, professores, Juscelino Mendes Ribeiro, assistente de direção, alunos.