BOAS PRÁTICAS - 10
O Boas Práticas dessa semana mostra literatura, stop motion, atletismo, cultura maker, pássaros, confeitaria e imprensa bilíngue.
Teatro municipal: 12ª Semana de incentivo à leitura
Mais de 1.100 alunos em inúmeras ações literárias têm a oportunidade de conhecer o centro da cidade, declamar poesias e se apresentar no palco do municipal. Entrevistas: Pedro Bandeira, escritor, Rosemeire Flores, Rita de Cássia Hengles, Milena Paula de Araújo, Ariane Martins Campos, professoras, Luciene Cioffi, coordenadora da Sala e Espaço de leitura, Maurício de Sousa cartunista, Ilan Brenman, escritor e educador, alunos.
EMEI Dona Leopoldina: estações do brincar
Espaços verdes, tanque de areia, instrumentos musicais, triciclos, livros e lugares para correr e brincar. O objetivo é usar a brincadeira como metodologia de aprendizagem e resgatar o espaço que as crianças perderam nos centros urbanos. Entrevistas: Claudia Maria Guirão, assistente de direção, Rosângela Gurgel Rodrigues, professora, Júlia Rezende Paulino, aluna, Juliana Dias Pastore, professora, Luiza Emanuelle Franco Costa, aluna, Manuela Costa Alexandre, aluna.
EMEF Henrique Felipe da Costa: Stop Motion
Os alunos desenvolvem a criatividade e imaginação contando histórias temáticas com a linguagem do Stop Motion. De forma lúdica, desenvolvem temas relevantes para o dia a dia dos alunos como a importância do uso do uniforme. Entrevistas: Carolina Murad, professora, Caio Ferreira, diretor, Thais Chagas, coordenadora pedagógica, alunos.
CEU Parque Veredas: atletismo
Liderado pelo campeão mundial de marcha atlética Márcio Fortunato, o projeto incentiva a prática de esportes. Além de beneficiar a saúde, os alunos se sentem mais atentos para os estudos. A ação aberta para toda a comunidade. Entrevistas: Marcio Fortunato, ex-atleta, campeão mundial de marcha atlética, professor e treinador, Leandro da Silva, chefe de Esporte e Lazer, Yuri Barcelos, aluno do SESI 240 Ferraz de Vasconcelos e alunos.
EMEF Coronel Luiz Tenório de Brito: cultura maker
Sucatas, cabos, baterias, garrafa pet, será que isso é lixo? Cultura maker significa “faça você mesmo”, ação em que alunos transformam o conhecemos por lixo em produtos úteis. Destaque para a criação de teclado e mouse adaptados para ajudar Gabriel, um colega com paralisia cerebral, a se comunicar, substituindo seu antigo tabuleiro. Entrevistas: Flordelice Magna Ferreira, diretora, Márcio Dias Bonfim Ledo, professor, alunos.
CEU Aricanduva: passarinhar
São 13 mil metros quadrados de área verde. Em silêncio absoluto os alunos observam as árvores e nelas os passarinhos, minhocas e sementes. Iniciada em 2022, a ação ganhou um catálogo com 56 espécies de pássaros encontradas no local. Ao lado de cada foto há uma réplica desenhada pelas crianças. Entrevistas: professor Tuta, criador do Passarinhar, Fabiana Pereira Brito, gestora, Tânia Cristina do Nascimento, Claudia Fernandes Martine, Daniela Cordeiro Silveira professoras, alunos.
CMCT Prof. Lenine Soares de Jesus: pães e doces
50 anos atrás, a vinda do senhor Manoel do sertão da Bahia resultou no projeto que renovou o bairro: o que antes era barro e entulho, hoje tem uma praça com flores, árvores frutíferas e muitos ensinos. As frutas são colhidas do quintal do CMCT e se transformam em deliciosos pães, bolos e salgados. O projeto atende 400 pessoas, sendo jovens partir dos 14 anos e adultos de toda a comunidade. Entrevistados: Vanda Lucia Varrichio, professora, Cristiane Nascimento Silva, diretora, Manoel de Jesus Silva e Catarina Cerqueira da Silva, casal aposentado, filho do Manoel, alunos.
CEU São Rafael - EMEF Profª Cândida Dora Pino Pretini: imprensa bilíngue
Inspirados no Surdos Fazem Cinema, alunos produzem um telejornal. A ação estimula a inclusão, desenvolve o comportamento de leitor, a produção de texto e a relação entre alunos surdos e ouvintes. Entrevistados: Kátia dos Santos, professora, Denise de Paula Sá, coordenadora pedagógica, Kleber, tradutor de libras, alunos.