BOAS PRÁTICAS - 11
O programa Boas Práticas dessa semana apresenta: cultura da paz, cinema acessível, sarau, FabLab, pingue-pongue, trovadores.
CEU Heliópolis: EMEF Campos Salles e EMEI Porto Nacional: paz na escola
Criado em 2005, o projeto, referência para toda a rede municipal, trabalha a mediação de conflitos para ter ambientes pacíficos nas escolas. Os alunos da comissão passam por um treinamento para aprender a identificar e solucionar conflitos. Na Rádio Heliópolis, a comissão conversa sobre os temas da paz. Na escola infantil, os temas da paz são trabalhados de maneira lúdica com conversas e desenhos. Entrevistas: Márcia Bonifácio, dir. Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem, Cristiane Camargo, Adriana Santana, professoras, Reginaldo José Gonçalves, locutor da rádio Heliópolis, Robson Gonçalves, Letícia Mendonça Dias da Silva coordenadores pedagógicos, Soraya Aparecida Inácio da Cruz, assistente de direção, alunos.
SME: Cinema acessível kids
Todos se emocionam com a visita ao espaço Kinoplex para assistir ao filme Meu malvado Favorito, com direito a recursos de acessibilidade: legendas, audiodescrição e interpretação em LIBRAS. Atende a mais de 280 crianças cegas, surdas, autistas ou com deficiência intelectual, além de alunos sem deficiência. Entrevistas: Rayane Oliveira, tradutora e intérprete de libras, Sidnei schames, criador do projeto, Thomas Batista Duri, intérprete de libras, Rogério Gonçalves da Silva, diretor da divisão técnica, Paula Birches Alves Santana, professora, mãe de aluno, alunos.
EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno: Sarau Literário
Com poesia, alunos compreendem as palavras e a vida, desenvolvem senso crítico e visão de mundo. No abril azul, mês de conscientização sobre autismo, os estudantes celebram os poemas de Pedro de Lucena, um poeta que tem autismo não verbal. Entrevistas: Simone Virna da Silva, diretora, Marcos Ferreira da Fonseca, professor e criador do projeto, alunos.
CEU Parque Anhanguera: FabLab Livre SP
No laboratório com máquinas de corte a laser, impressora 3D, solda e marcenaria, os alunos criam novos produtos, inseridos na cultura maker, na ideia de “faça você mesmo. No espaço acessível a toda a população, se aprende a usar a tecnologia sem medo, um local de educação, empreendedorismo, formação profissional e inclusão digital. Entrevistas: Stephany Barbosa Zduniak, técnica do FabLab, Angelo Berti, gestor do CEU, Rapahel Rossato Caetano, diretor da rede do fablab, mãe de aluno, alunos.
EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão: clube de leitura
O clube de leitura da escola, tem como meta, incentivar a leitura e a criatividade dos alunos entre 11 e 13 anos. Em parceria com a Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, o clube faz “passeios literários”. Os alunos conheceram a autora e o ilustrador do livro “Quem soltou o pum?” e criaram um conto com eles. Entrevistas: Rosália Aparecida de Oliveira, diretora da escola, Kelly Cristina de Castro, professora orientadora da sala de leitura, alunos. Entrevistas: Rosália Aparecida de Oliveira, diretora da escola, Kelly Cristina de Castro, professora orientadora da sala de leitura, alunos.
CEU Alvarenga: pingue-pongue
O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, explorado com torneio amistoso, conta com participações de escolas públicas, privadas, atletas de clubes e pessoas da comunidade. Entrevistas: Bruno abreu, Chef do núcleo de esportes, Debora de Paula, diretora dos CEUs e Educação Integral, Gilberto Albino da Cunha, competidor, Silvio Albino da Cunha, competidor, alunos.
EMEF Jairo Ramos: trovadores urbanos
Hora de tirar a literatura do papel com os Trovadores Urbanos. Apresentações cheias de arte e emoção com música e poesia, um estímulo à literatura. Entrevistas: Maida Novaes, diretora artística dos Trovadores Urbanos, Graziele Romano Antunes Bezerra, professora de leitura, Tarcisio Tadeu Mendonça da Silva, Professor e orientador e Ana Paula Neri da Silva, assistente de direção, alunos.