BOAS PRÁTICAS - 12
O Boas Práticas dessa semana apresenta: violão, culinária, Identidade, etnomatemática, ciência, aula de italiano.
EMEF João Domingues Sampaio: aula de violão
Iniciado em 2015, Violão na Escola é um estímulo à inspiração, criatividade, disciplina, sociabilização e felicidade dos estudantes. A ação ajuda o aluno a moldar um caráter voltado à empatia, ao conhecimento e carinho pelo mundo das artes. Entrevistas: Entrevistas: Paulo Cesar Gozzi Filho, diretor, Aline Ferreira De Alencar Silva, professora, Vanessa Santos Bastos, estagiária, Maria Eduarda Silva Alves, artista, Lais Lopes da Silva, ex-aluna e estudante de Letras na USP, mãe e filhos da professora Aline, alunos.
EMEF Padre José de Anchieta: território culinário
Para aprender a valorizar a alimentação saudável, os alunos plantam, cuidam da horta e preparam os alimentos na cozinha. Trabalho em equipe, autonomia, higiene e organização são prioridade nesse aprendizado, inspirado no livro Porque Criei a Gastronomia Periférica. Entrevistas com Maria Aparecida da Motta Sakotani, diretora, Edson Leite, chefe de cozinha e as professoras Taiga Fernanda Oliveira Vieira e Roberta Rodrigues de Paula, alunos.
EMEF Jardim Premiano: Identidade
Autoconhecimento enquanto raça: na primeira infância, alunos aprendem a identificar a sua raça através das cores e autorretrato com desenhos. Entrevistados Renata Cassiano Neves, professora, Elaine Leutwiler, coordenadora pedagógica, Elisangela de Oliveira Fernandes, diretora e os alunos Ester Nunes de Lima, Ana Rebeca Silva Alves, Esther Johson e Arthur Derick Quirino Dantas, alunos.
EMEF Presidente Campos Salles: etnomatemática
Aprender matemática com jogos de origens indígenas e africanas: shisima, yoté, mancala. Crianças e professora sentam-se em círculo, todos olhando para todos, em pé de igualdade, como povos indígenas e africanos fazem e, juntos, constroem o conhecimento. Desenvolvem: raciocínio lógico, estratégia, trabalho em grupo, tolerância e respeito. Entrevistas: Valdirene Rosa de Souza, professora e pesquisadora de etnomatemática, Eleine Cabral, professora, Robson Gonçalves de Silva, coordenador pedagógico, alunos.
EMEF Dona Angelita Maffei Vita: ciência
Aulas com vídeos, recursos digitas, livros e laboratório multidisciplinar estimulam o interesse do aluno pela ciência. No laboratório, aprendem sobre fenômenos naturais e constroem um vulcão de argila. Aprender a pensar e ser crítico em todos os sentidos é prioridade. Entrevistados Lais Duque, professora de ciências e Vinicius Agnello Silva, diretor.
CEU Campo Limpo: aula de italiano
Com a iniciativa do CELP (Centro de Estudos de Línguas Paulistanos), os alunos recebem uma grade diversificada de idiomas. O idioma italiano, disponível para alunos do fundamental até o 3º ano do ensino médio, amplia a cultura e visão de mundo dos alunos. Visitam a exposição sobre Michelangelo. Entrevistados Bruno Furlanetto, coordenador do CELP SUL, Diogo Barros, supervisor do núcleo educativo – Mis Experience, Beatriz Buganeme, gestora e Maria Tereza Buonafina, professora.
CEU EMEF Jardim Paulistano: carcassone
Estratégia, disciplina e concentração definem o jogo carcassone e o aprendizado dos alunos com o tabuleiro. Um projeto que ganha cada vez mais espaço escolas. Entrevistados Josuel Santos, professor, Giovanna Pereira do Amaral, integrante da seleção brasileira de Carcassone, Evandro Américo de Campos, gestor, Debora Aredes Silva, professora e alunos.
CEI Jardim Santa Tereza: ancestralidade
Para ensinar aos alunos de 2 a 3 anos, o respeito e tolerância etnoraciais, as aulas são voltadas a brincadeiras, desenhos, livros e pinturas sobre cultura indígena. Os pequenos aprendem que o respeito é um alicerce essencial para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal. Entrevistados Mariane Lima, diretora, as professoras Daiane Ribeiro e Miss Lene Andrade e os alunos Heloisa Viana Basílio, Levi Costa Gama, Heloisa Passi, Ana Alencar Padovezzi e Luan Gonçalves Soares.