PGM 19 - LEGENDADO - DIFERENCIAÇÃO IMPLICITA E DERIVADAS SUPERIORES - PARTE 2
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE OS ACORDOS TERRITORIAIS NA EUROPA, OS PRINCÍPIOS DA PAZ DE WESTFÁLIA, O EQUILÍBRIO DE FORÇAS QUE EVITA NOVAS GUERRAS DE RELIGIÃO E AS TENTATIVAS DE HEGEMONIA.
NO QUARTO EPISÓDIO DA SÉRIE, CHICO FAZ AS ENTREVISTAS QUE COMPÕEM A PESQUISA DE CAMPO. A FIM DE EXPLORAR A RELAÇÃO ENTRE VIOLÃO E CANÇÃO, ELE FALA COM OS COMPOSITORES LUIZ TATIT, PAULO BELLINATI, GUINGA, PAULO CÉSAR PINHEIRO, SÉRGIO ASSAD, JOÃO BOSCO E MARCO PEREIRA.
ADEUS WEBER É COORDENADO E APRESENTADO PELO SOCIÓLOGO GABRIEL COHN, DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP E ESPECIALISTA NA OBRA DE MAX WEBER. A PALESTRA É CENTRADA NA APRESENTAÇÃO DA IDEIA QUE PERMEIA O PENSAMENTO DE MAX WEBER, DO RELACIONAMENTO ENTRE AÇÃO E INSTITUIÇÃO. O PROFESSOR GABRIEL COHN VAI AO NÚCLEO DO PENSAMANTO WEBERIANO: O PODER NÃO COMO ATRIBUTO DE ALGUÉM, MAS COMO RELAÇÃO ENTRE OS HOMENS. ELE LANÇA O DESAFIO: O QUE AINDA PODEMOS APRENDER COM WEBER HOJE? ESTADO, PODER, TRADIÇÃO DE MAQUIAVEL E HOBBES EM WEBER, SÃO ALGUNS DOS TEMAS QUE VAMOS ENCONTRAR NESTA AULA.
A ANTROPÓLOGA MANUELA CARNEIRO DA CUNHA, PESQUISADORA DO CEBRAP E PROFESSORA EMÉRITA DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS NA PRESERVAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE BRASILEIRA. ELA EXPLICA COMO ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS OS PROJETOS-PILOTOS DE PESQUISA SOBRE O TEMA, QUE AGORA CONTAM COM O APOIO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. PARA A ANTROPÓLOGA, ESSES PROJETOS-PILOTOS SERVIRÃO DE EXEMPLO DE COMO É POSSÍVEL A COLABORAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E LOCAIS, CAPAZES DE DAR GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE PLANTAS.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
O TRABALHO COM A ESTRATÉGIA DE PROJETOS LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE PROGRAMA SÃO APRESENTADAS DUAS EXPERIÊNCIAS ONDE O APRENDIZADO DE HISTÓRIA SE DÁ EM PROCESSO, NO PRÓPRIO PERCURSO DA PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR. COM A PARTICIPAÇÃO DE ULISSES ARAÚJO, DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP E NILSON JOSÉ MACHADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.
COMO ENCANTAR A MATEMÁTICA. É O TEMA DA ENTREVISTA COM NILSON JOSÉ MACHADO, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DO PAÍS DA RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA. O PESQUISADOR DA USP CONTA COMO A LITERATURA INFANTIL PODE SER USADA EM SALA DE AULA PARA APRESENTAR UM CONTEÚDO MUITAS VEZES CONSIDERADO COMPLICADO PARA AS CRIANÇAS. O PROGRAMA TAMBÉM MOSTRA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PESSOAIS DOS ALUNOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
NA PRIMEIRA AULA SOBRE CULTURA EGÍPCIA DA ANTIGUIDADE, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO APRESENTA AS LIGAÇÕES DA ARTE EGÍPCIA COM A RELIGIÃO NO IMPÉRIO TEOCRÁTICO.
TRADICIONALMENTE CENTRADA EM PORTUGAL E NOS PORTUGUESES, A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA DA AMÉRICA É AQUI OBSERVADA DO PONTO DE VISTA FRANCÊS, DE ENSAIO E MONTAGEM DE UM IMPÉRIO COLONIAL QUE NÃO SÓ COMPETIRIA DIRETAMENTE COM O PORTUGUÊS, MAS QUE TAMBÉM ESTABELECERIA SUAS PRÓPRIAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O PROGRAMA APRESENTA O LABORATÓRIO DE PALEOMAGNETISMO DO IAG/USP. O PROFESSOR RICARDO TRINDADE FALA SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SEU REGISTRO NAS ROCHAS. NO MESMO LABORATÓRIO, COORDENADO PELA PROFESORA MÁRCIA ERNESTO, TAMBÉM SÃO EFETUADOS ESTUDOS DE ARQUEOMAGNETISMO, QUE USAM O MAGNETISMO REGISTRADO EM TIJOLOS PARA ESTUDAR O CAMPO MAGNÉTICO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS.
O TRABALHO COM A ESTRATÉGIA DE PROJETOS LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE PROGRAMA SÃO APRESENTADAS DUAS EXPERIÊNCIAS ONDE O APRENDIZADO DE HISTÓRIA SE DÁ EM PROCESSO, NO PRÓPRIO PERCURSO DA PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR. COM A PARTICIPAÇÃO DE ULISSES ARAÚJO, DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP E NILSON JOSÉ MACHADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIA DAS DESIGUALDADES, COMO O BRASIL MUDOU NOS ÚLTIMOS 50 ANOS" ACONTECEU EM JUNHO DE 2015. O LIVRO REÚNE CATORZE ENSAIOS QUE DESCREVEM UM PANORAMA COMPLEXO DAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2010, E É RESULTADO DE DOIS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DA EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. OS ARTIGOS FORAM FEITOS USANDO COMO BASE OS DADOS ESTATÍSTICOS DOS CENSOS DO IBGE LEVANTADOS NO PERÍODO, E ESTÃO DIVIDIDOS EM CINCO EIXOS CENTRAIS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA; EDUCAÇÃO E RENDA; POLÍTICAS PÚBLICAS; DEMOGRAFIA; MERCADO DE TRABALHO.
UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO APRESENTA A GRANDE ESFINGE DE GIZÉ CONSTRUÍDA EM CERCA DE 2500 AC PARA O FARAÓ QUÉFREN, QUE REINOU DURANTE A QUARTA DINASTIA DO ANTIGO IMPÉRIO EGÍPCIO.
NA TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE DESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA OBSERVA E ANALISA ILUSTRAÇÕES E OBRAS DE ARTISTAS QUE RETRATARAM O IMAGINÁRIO EUROPEU ACERCA DO NOVO MUNDO.
A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE O LIED E A CHANSON, COMPOSIÇÕES TÍPICAS DO FINAL DO SÉCULO XIX. SÃO COMPOSIÇÕES COM LETRAS (NO GERAL, BASEADAS EM POESIAS) E ACOMPANHAMENTO DE PIANO. OS COMPOSITORES DO LIED TEM UM ENTUSIASMO POR TUDO QUE É HISTÓRICO E FOLCLÓRICO. ESSE MODELO SE DESENVOLVEU PRINCIPALMENTE NA ALEMANHA.
DANÇA MODERNA E DANÇA CONTEMPORÂNEA: DIFERENÇAS E PARTICULARIDADES.
NESTA AULA, PRETENDE-SE APRESENTAR O CONCEITO DE ?ESCRAVISMO COLONIAL? DESENVOLVIDO POR JACOB GORENDER NA OBRA HOMÔNIMA DE SUA AUTORIA, ENFATIZANDO A APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ALGUNS CONCEITOS MARXISTAS FUNDAMENTAIS EMPREENDIDOS PELO AUTOR EM SUA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DAS BASES ECONÔMICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
ÂNGELA MÜLLER DE TOLEDO, BIBLIOTECÁRIA DA ESCOLA DA VILA, UMA DAS MAIS CONCEITUADAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE SÃO PAULO, TRAÇA UM PANORAMA DO TRABALHO EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR. ELA CRITICA O COMPROMETIMENTO DA BIBLIOTECA COM O CURRÍCULO DA ESCOLA, FUNCIONANDO MAIS COMO UMA FORNECEDORA DE LIVROS DE APOIO ÀS DISCIPLINAS ENSINADAS DO QUE PROPRIAMENTE COMO UM LOCAL DE LEITURA. ÂNGELA PARTICIPOU DO EVENTO "ENCONTROS NA BIBLIOTECA", ORGANIZADO PELA FUNDAÇÃO SM E PELA BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL MONTEIRO LOBATO, EM SETEMBRO DE 2011.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE OS ACORDOS TERRITORIAIS NA EUROPA, OS PRINCÍPIOS DA PAZ DE WESTFÁLIA, O EQUILÍBRIO DE FORÇAS QUE EVITA NOVAS GUERRAS DE RELIGIÃO E AS TENTATIVAS DE HEGEMONIA.
O TRABALHO COM A ESTRATÉGIA DE PROJETOS LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE PROGRAMA SÃO APRESENTADAS DUAS EXPERIÊNCIAS ONDE O APRENDIZADO DE HISTÓRIA SE DÁ EM PROCESSO, NO PRÓPRIO PERCURSO DA PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR. COM A PARTICIPAÇÃO DE ULISSES ARAÚJO, DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP E NILSON JOSÉ MACHADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.