PGM 18 - LEGENDADO - DIFERENCIAÇÃO IMPLICITA E DERIVADAS SUPERIORES - PARTE 1
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
A GUERRA DE TRINTA ANOS FOI DIVIDIDA EM 4 PARTES: BOÊMICA, DINAMARQUESA, SUECA, FRANCESA. O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA O QUE ACONTECEU EM CADA FASE DA GUERRA. A GUERRA ENTRE AS POTÊNCIAS PROTESTANTES E OS HABSBURGOS CATÓLICOS TEM UMA VIRADA QUANDO A FRANÇA, CATÓLICA, DECIDE SE ALIAR AOS PROTESTANTES CONTRA OS HABSBURGOS, POR QUESTÕES GEOPOLÍTICAS. A GUERRA SE MANTÉM E NENHUM DOS LADOS SE MOSTRA CAPAZ DE DOMINAR O OUTRO EXÉRCITO. A FORMA DE ACABAR COM A GUERRA É O ACORDO DE PAZ NA EUROPA, A PAZ DE WESTFÁLIA. ESSE ACORDO DE PAZ MOLDA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA EUROPA POR MAIS DE UM SÉCULO.
O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIA DAS DESIGUALDADES, COMO O BRASIL MUDOU NOS ÚLTIMOS 50 ANOS" ACONTECEU EM JUNHO DE 2015. O LIVRO REÚNE CATORZE ENSAIOS QUE DESCREVEM UM PANORAMA COMPLEXO DAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2010, E É RESULTADO DE DOIS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DA EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. OS ARTIGOS FORAM FEITOS USANDO COMO BASE OS DADOS ESTATÍSTICOS DOS CENSOS DO IBGE LEVANTADOS NO PERÍODO, E ESTÃO DIVIDIDOS EM CINCO EIXOS CENTRAIS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA; EDUCAÇÃO E RENDA; POLÍTICAS PÚBLICAS; DEMOGRAFIA; MERCADO DE TRABALHO.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
NO QUARTO EPISÓDIO DA SÉRIE, CHICO FAZ AS ENTREVISTAS QUE COMPÕEM A PESQUISA DE CAMPO. A FIM DE EXPLORAR A RELAÇÃO ENTRE VIOLÃO E CANÇÃO, ELE FALA COM OS COMPOSITORES LUIZ TATIT, PAULO BELLINATI, GUINGA, PAULO CÉSAR PINHEIRO, SÉRGIO ASSAD, JOÃO BOSCO E MARCO PEREIRA.
ADEUS WEBER É COORDENADO E APRESENTADO PELO SOCIÓLOGO GABRIEL COHN, DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP E ESPECIALISTA NA OBRA DE MAX WEBER. A PALESTRA É CENTRADA NA APRESENTAÇÃO DA IDEIA QUE PERMEIA O PENSAMENTO DE MAX WEBER, DO RELACIONAMENTO ENTRE AÇÃO E INSTITUIÇÃO. O PROFESSOR GABRIEL COHN VAI AO NÚCLEO DO PENSAMANTO WEBERIANO: O PODER NÃO COMO ATRIBUTO DE ALGUÉM, MAS COMO RELAÇÃO ENTRE OS HOMENS. ELE LANÇA O DESAFIO: O QUE AINDA PODEMOS APRENDER COM WEBER HOJE? ESTADO, PODER, TRADIÇÃO DE MAQUIAVEL E HOBBES EM WEBER, SÃO ALGUNS DOS TEMAS QUE VAMOS ENCONTRAR NESTA AULA.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
NESTA ENTREVISTA DA PROFESSORA DE FILOSOFIA JEANNE MARIE GAGNEBIN, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS: A LINGUAGEM COMO ELEMENTO FORMADOR DO HOMEM E O PAPEL DA MEMÓRIA NESTE PROCESSO; A MEMÓRIA COLETIVA NA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN E AS ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, NARRATIVA E HISTÓRIA.
A ANTROPÓLOGA MANUELA CARNEIRO DA CUNHA, PESQUISADORA DO CEBRAP E PROFESSORA EMÉRITA DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS NA PRESERVAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE BRASILEIRA. ELA EXPLICA COMO ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS OS PROJETOS-PILOTOS DE PESQUISA SOBRE O TEMA, QUE AGORA CONTAM COM O APOIO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. PARA A ANTROPÓLOGA, ESSES PROJETOS-PILOTOS SERVIRÃO DE EXEMPLO DE COMO É POSSÍVEL A COLABORAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E LOCAIS, CAPAZES DE DAR GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE PLANTAS.
NA ÚLTIMA AULA SOBRE ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO APRESENTA INSPIRAÇÕES DA ARTE RUPESTRE NA OBRA DO PINTOR PABLO PICASSO E ESCULTURAS DO PERÍODO PALEOLÍTICO LIGADAS À FERTILIDADE.
NA TERCEIRA PARTE DA AULA, O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA ANALISA A OCUPAÇÃO EUROPEIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO A PARTIR DO TRATADO DE TORDESILHAS E DA DIVISÃO DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS ENTRE ESPANHÓIS E PORTUGUESES. TAMBÉM DESTACA A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DAS CAPITANIAS COMO UM REGIME DE RELAÇÕES SENHORIAIS E PARTE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CAPITALISMO EM ESCALA MUNDIAL.
DE QUE MANEIRA A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS É TRATADA NA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO? O PROGRAMA DEBATE ESSA QUESTÃO AO MESMO TEMPO EM QUE MOSTRA COMO O ARTIGO 210 DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 OBRIGA A DISCUSSÃO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL DO PAÍS, AJUDOU NA CRIAÇÃO DE ESCOLAS INDÍGENAS. A EXPERIÊNCIA DA ALDEIA INDÍGENA TENONDEPORÃ , ONDE EM 2001 FOI IMPLANTADA A ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA GWYRA PEPÓ É EXEMPLO E FIO CONDUTOR DO PROGRAMA.
O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.
COMO ENCANTAR A MATEMÁTICA. É O TEMA DA ENTREVISTA COM NILSON JOSÉ MACHADO, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DO PAÍS DA RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA. O PESQUISADOR DA USP CONTA COMO A LITERATURA INFANTIL PODE SER USADA EM SALA DE AULA PARA APRESENTAR UM CONTEÚDO MUITAS VEZES CONSIDERADO COMPLICADO PARA AS CRIANÇAS. O PROGRAMA TAMBÉM MOSTRA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PESSOAIS DOS ALUNOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
PROGRAMA PRODUZIDO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP / UNIVESP TV.
NESTA ENTREVISTA DA PROFESSORA DE FILOSOFIA JEANNE MARIE GAGNEBIN, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS: A LINGUAGEM COMO ELEMENTO FORMADOR DO HOMEM E O PAPEL DA MEMÓRIA NESTE PROCESSO; A MEMÓRIA COLETIVA NA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN E AS ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, NARRATIVA E HISTÓRIA.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO APRESENTA A PRIMEIRA PIRÂMIDE EGÍPCIA, QUE FOI CONTRUÍDA EM 2750 AC PARA O FARAÓ ZHOSER. FOI A PRIMEIRA GRANDE ESTRUTURA ARQUITETÔNICA FEITA EM PEDRA.
PARA UMA EUROPA ABALADA POR SUAS CRISES DE SUBSISTÊNCIA, O MITO DO PARAÍSO MÍSTICO E TRANSCENDENTE NUMA TERRA CARACTERIZADA PELA EXUBERANTE PAISAGEM, RIQUEZAS ABUNDANTES E CLIMAS FAVORÁVEIS CRIA NO IMAGINÁRIO DOS COLONIZADORES O CENÁRIO IDEAL DE LUGAR QUE GOSTARIAM DE ENCONTRAR.
MÚSICA É UM MEIO DE EXPRESSÃO? A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, EXPLICA O CONCEITO DE MÚSICA PROGRAMÁTICA A AS DIFERENÇAS ENTRE ELA E A MÚSICA ABSOLUTA. DEFINIÇÃO DE MÚSICA PROGRAMÁTICA: MÚSICA QUE PROCURA EXPRESSAR OU DESCREVER UMA OU MAIS IDEIAS NÃO MUSICAIS, IMAGENS OU EVENTOS. A MÚSICA PROGRAMÁTICA TEM UMA LIGAÇÃO COM A LITERATURA, A PAISAGEM E AS ARTES VISUAIS.
QUE TEMAS ATRAEM O CLÁSSICO? E O CONTEMPORÂNEO, QUAIS ASSUNTOS TRABALHA? O BAILARINO COMO INTÉRPRETE E COMO CRIADOR. MARCOS DA DANÇA NO SÉCULO XX: ISADORA DUNCAN; MARTA GRAHAM.
DISCUSSÃO ANALÍTICA DE TRECHOS DO ROMANCE SÃO BERNARDO (1934), DE GRACILIANO RAMOS, À LUZ DO TEXTO DE RAYMUNDO FAORO ESTUDADO ANTERIORMENTE.
NO CÁLCULO, A DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA É UM MEIO DE DERIVAR EQUAÇÕES IMPLÍCITAS, OU SEJA, FUNÇÕES ONDE Y NÃO ESTÁ DEFINIDO COMO FUNÇÃO EXPLÍCITA DE X.
A GUERRA DE TRINTA ANOS FOI DIVIDIDA EM 4 PARTES: BOÊMICA, DINAMARQUESA, SUECA, FRANCESA. O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA O QUE ACONTECEU EM CADA FASE DA GUERRA. A GUERRA ENTRE AS POTÊNCIAS PROTESTANTES E OS HABSBURGOS CATÓLICOS TEM UMA VIRADA QUANDO A FRANÇA, CATÓLICA, DECIDE SE ALIAR AOS PROTESTANTES CONTRA OS HABSBURGOS, POR QUESTÕES GEOPOLÍTICAS. A GUERRA SE MANTÉM E NENHUM DOS LADOS SE MOSTRA CAPAZ DE DOMINAR O OUTRO EXÉRCITO. A FORMA DE ACABAR COM A GUERRA É O ACORDO DE PAZ NA EUROPA, A PAZ DE WESTFÁLIA. ESSE ACORDO DE PAZ MOLDA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA EUROPA POR MAIS DE UM SÉCULO.
NESTA ENTREVISTA DA PROFESSORA DE FILOSOFIA JEANNE MARIE GAGNEBIN, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS: A LINGUAGEM COMO ELEMENTO FORMADOR DO HOMEM E O PAPEL DA MEMÓRIA NESTE PROCESSO; A MEMÓRIA COLETIVA NA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN E AS ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, NARRATIVA E HISTÓRIA.