PGM 03 - LEGENDADO - MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA OS CONCEITOS DE POSIÇÃO, DESLOCAMENTO, TRAJETÓRIA, VELOCIDADE MÉDIA E INSTANTÂNEA E ACELERAÇÃO MÉDIA E INSTANTÂNEA.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA OS CONCEITOS DE POSIÇÃO, DESLOCAMENTO, TRAJETÓRIA, VELOCIDADE MÉDIA E INSTANTÂNEA E ACELERAÇÃO MÉDIA E INSTANTÂNEA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, QUE ACONTECEU PELA PRIMEIRA VEZ NA GRÃ BRETANHA, NO FINAL DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO SÉCULO XIX. A CRIAÇÃO DAS FÁBRICAS E A MECANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO AUMENTOU A PRODUÇÃO E REDUZIU O PREÇO DAS MERCADORIAS. A PARTIR DAÍ, SEGUE UMA SÉRIE DE REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS, COMO POR EXEMPLO, A INVENÇÃO DO TREM, NA INGLATERRA, NO SÉCULO XIX. INICIALMENTE OS TRENS FORAM USADOS NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS. COMO CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TROUXE O PROLETARIADO E A URBANIZAÇÃO.
O MAIS COMUM É SER BIÓLOGO, QUÍMICO OU FÍSICO, MAS QUEM PROCURA A PÓS-GRADUAÇÃO EM LIMNOLOGIA SE TORNA UM ESPECIALISTA EM ESTUDOS DE ÁGUA DOCE.
MARIO DE ANDRADE SEMPRE VIVO ¿ EVENTO EM HOMENAGEM AOS ESCRITOR BRASILEIRO COM UMA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE A VIDA E OBRA DO AUTOR SEMPRE COM UMA APRESENTAÇÃO MUSICAL AO FINAL.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA OS CONCEITOS DE POSIÇÃO, DESLOCAMENTO, TRAJETÓRIA, VELOCIDADE MÉDIA E INSTANTÂNEA E ACELERAÇÃO MÉDIA E INSTANTÂNEA.
SP ARQUEOLOGIA VAI AO LITORAL SUL DE SÃO PAULO ENCONTRAR MARIA CRISTINA MINEIRO SCATAMACCHIA, LIVRE DOCENTE EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA PELO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. LÁ, FOMOS CONHECER UM SAMBAQUI (MONTE DE CONCHAS, EM TUPI) EM ILHA COMPRIDA, MARCA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO, QUE ERAM COLETORES-PESCADORES.
NA ÚLTIMA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA, O PROFESSOR GABRIEL COHN CONTA COMO O FILÓSOFO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. NA AULA, O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO, NIKLAS LUHMANN.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO TRATA DO PERÍODO DA ROMA ANTIGA DESDE A SUA FUNDAÇÃO ATÉ O FIM DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE. COMO METODOLOGIA, O PROFESSOR FAZ UMA COMPARAÇÃO DA ARTE E DA CULTURA ROMANA COM A ARTE E A CULTURA GREGA. ELE TAMBÉM MOSTRA AS PARTICULARIDADES DA ARTE ROMANA, COMO OS BUSTOS REALISTAS. DURANTE A AULA, TAMBÉM SERÃO ANALISADOS OS PRINCIPAIS MONUMENTOS ROMANOS, COMO O COLISEU E O PANTEÃO.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA FALA SOBRE A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO DURANTE O PERÍODO POMBALINO E DE COMO AS MUDANÇAS IMPOSTAS POR SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO, MAIS CONHECIDO COMO MARQUÊS DE POMBAL, INFLUENCIARAM A HISTÓRIA DE COLÔNIAS COMO O BRASIL.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
UMA ARTE FEITA POR MONGES, EM PALÁCIOS E MOSTEIROS, PARA SER VISTA PELOS OLHOS DIVINOS E NÃO PELOS OLHOS DA MULTIDÃO. ESSA É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ILUMINURAS, A ARTE MONÁSTICA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA OCIDENTAL POR INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO. NAS REPRESENTAÇÕES DE CRISTO E DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, ESTÃO PRESENTES A DILUIÇÃO DA MATÉRIA E DO CORPO, PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DA ESCOLA DE ARTE DA CORTE DE CARLOS MAGNO. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, TAMBÉM ANALISA ILUMINURAS DO EVANGELHO DE LINDISFARNE E DO LIVRO DE KELLS. COMO ELAS ERAM CONFECCIONADAS, A UTILIZAÇÃO DO PERGAMINHO, O TIPO DE TINTA E O SIGNIFICADO DAS DECORAÇÕES.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTIU A REALIDADE DA ESCRAVIDÃO, UM FATOR ESTRUTURAL DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE ATRAVESSA TODA A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, A PARTIR DO SÉCULO XVI. DE MUITAS MANEIRAS, AFIRMOU O PROFESSOR, HERDAMOS ALGUMAS DETERMINAÇÕES ESSENCIAIS DESSA SOCIEDADE ESCRAVISTA COLONIAL QUE PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE. UM EXEMPLO É O RACISMO QUE, AO LONGO DO TEMPO, TEM ASSOCIADO A COR DA PELE NEGRA A UMA DIFERENÇA SOCIAL.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA SOBRE OS PLANETAS: JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
PROGRAMA PRODUZIDO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP / UNIVESP TV.
OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESSA AULA DA PROFESSORA ANA MARIA VANIN.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA OS CONCEITOS DE POSIÇÃO, DESLOCAMENTO, TRAJETÓRIA, VELOCIDADE MÉDIA E INSTANTÂNEA E ACELERAÇÃO MÉDIA E INSTANTÂNEA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, QUE ACONTECEU PELA PRIMEIRA VEZ NA GRÃ BRETANHA, NO FINAL DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO SÉCULO XIX. A CRIAÇÃO DAS FÁBRICAS E A MECANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO AUMENTOU A PRODUÇÃO E REDUZIU O PREÇO DAS MERCADORIAS. A PARTIR DAÍ, SEGUE UMA SÉRIE DE REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS, COMO POR EXEMPLO, A INVENÇÃO DO TREM, NA INGLATERRA, NO SÉCULO XIX. INICIALMENTE OS TRENS FORAM USADOS NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS. COMO CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TROUXE O PROLETARIADO E A URBANIZAÇÃO.
O PROGRAMA EXPOSIÇÕES REGISTRA A MOSTRA QUE REÚNE 70 OBRAS DA ARTISTA ANITA MALFATTI, CONSIDERADA A PRECURSORA DO MOVIMENTO MODERNISTA NO BRASIL. REALIZADA NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO, A EXPOSIÇÃO EXIBE DESENHOS E PINTURAS QUE ILUSTRAM RETRATOS, PAISAGENS E NUS DE TRÊS FASES DISTINTAS DA TRAJETÓRIA DA ARTISTA, AO LADO DE FOTOGRAFIAS, CARTAS E CATÁLOGOS.