PGM 04 - LEGENDADO - ESCALARES E VETORES
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA COMO O EMPRESÁRIO HENRY FORD CONTRIBUIU PARA O AUMENTO DO SALÁRIO DOS EMPREGADOS DE SUA FÁBRICA, MOVIMENTO CONHECIDO NA HISTÓRIA COMO FORDISMO. O PROFESSOR FALA TAMBÉM DOS MOVIMENTOS TRABALHISTAS, DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E DO DESEMPREGO. COM O DESEMPREGO, COMEÇA A ONDA DE EMIGRAÇÕES PARA AS COLÔNIAS BRITÂNICAS, PRINCIPALMENTE PARA OS ESTADOS UNIDOS.
MARIO DE ANDRADE SEMPRE VIVO ¿ EVENTO EM HOMENAGEM AOS ESCRITOR BRASILEIRO COM UMA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE A VIDA E OBRA DO AUTOR SEMPRE COM UMA APRESENTAÇÃO MUSICAL AO FINAL.
SP ARQUEOLOGIA VAI AO LITORAL SUL DE SÃO PAULO ENCONTRAR MARIA CRISTINA MINEIRO SCATAMACCHIA, LIVRE DOCENTE EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA PELO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. LÁ, FOMOS CONHECER UM SAMBAQUI (MONTE DE CONCHAS, EM TUPI) EM ILHA COMPRIDA, MARCA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO, QUE ERAM COLETORES-PESCADORES.
NA ÚLTIMA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA, O PROFESSOR GABRIEL COHN CONTA COMO O FILÓSOFO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. NA AULA, O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO, NIKLAS LUHMANN.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
O PROGRAMA DISCUTE O ENSINO DA NORMA CULTA (AQUELA REGIDA PELA GRAMÁTICA DE UMA DETERMINADA LÍNGUA) NA ALFABETIZAÇÃO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO DURANTE ESTE PROCESSO. O PROGRAMA OUVIU O GRAMÁTICO EVANILDO BECHARA E A DOUTORA PELA UFRJ EM EDUCAÇÃO LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, FALA DA ORIGEM DO CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. O QUE MUDOU NA SOCIEDADE E NA POLÍTICA DO IMPÉRIO DEPOIS QUE CONSTANTINO CONCEDEU LIBERDADE DE CULTO AOS CRISTÃOS E LEVOU A CAPITAL PARA CONSTANTINOPLA. A INFLUÊNCIA DOS TEMAS CRISTÃOS NAS ARTES E A COMPARAÇÃO COM AS PINTURAS CLÁSSICAS GRECO-ROMANAS. COMO AS IMAGENS ERAM USADAS PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO E COMO ERAM AS REPRESENTAÇÕES PLÁSTICAS DESTE PERÍODO. O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, AS PINTURAS DAS CATACUMBAS E O TIPO DE ESCULTURA CRIADA PARA ORNAMENTAR SARCÓFAGOS DE IMPERADORES E RELIGIOSOS.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA FALA SOBRE A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO DURANTE O PERÍODO POMBALINO E DE COMO AS MUDANÇAS IMPOSTAS POR SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO, MAIS CONHECIDO COMO MARQUÊS DE POMBAL, INFLUENCIARAM A HISTÓRIA DE COLÔNIAS COMO O BRASIL.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
O PROGRAMA MOSTRA COMO A CIÊNCIA AVANÇOU NO CONHECIMENTO DO ELÉTRON E DE SEUS ATRIBUTOS: MASSA, CARGA E SPIN.
O PROGRAMA DISCUTE O ENSINO DA NORMA CULTA (AQUELA REGIDA PELA GRAMÁTICA DE UMA DETERMINADA LÍNGUA) NA ALFABETIZAÇÃO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO DURANTE ESTE PROCESSO. O PROGRAMA OUVIU O GRAMÁTICO EVANILDO BECHARA E A DOUTORA PELA UFRJ EM EDUCAÇÃO LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
UMA ARTE FEITA POR MONGES, EM PALÁCIOS E MOSTEIROS, PARA SER VISTA PELOS OLHOS DIVINOS E NÃO PELOS OLHOS DA MULTIDÃO. ESSA É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ILUMINURAS, A ARTE MONÁSTICA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA OCIDENTAL POR INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO. NAS REPRESENTAÇÕES DE CRISTO E DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, ESTÃO PRESENTES A DILUIÇÃO DA MATÉRIA E DO CORPO, PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DA ESCOLA DE ARTE DA CORTE DE CARLOS MAGNO. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, TAMBÉM ANALISA ILUMINURAS DO EVANGELHO DE LINDISFARNE E DO LIVRO DE KELLS. COMO ELAS ERAM CONFECCIONADAS, A UTILIZAÇÃO DO PERGAMINHO, O TIPO DE TINTA E O SIGNIFICADO DAS DECORAÇÕES.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTIU A REALIDADE DA ESCRAVIDÃO, UM FATOR ESTRUTURAL DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE ATRAVESSA TODA A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, A PARTIR DO SÉCULO XVI. DE MUITAS MANEIRAS, AFIRMOU O PROFESSOR, HERDAMOS ALGUMAS DETERMINAÇÕES ESSENCIAIS DESSA SOCIEDADE ESCRAVISTA COLONIAL QUE PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE. UM EXEMPLO É O RACISMO QUE, AO LONGO DO TEMPO, TEM ASSOCIADO A COR DA PELE NEGRA A UMA DIFERENÇA SOCIAL.
NESTA PARTE DA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS GASOSOS: JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESSA AULA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN EXPLICA A SOMA DE VETORES, COMPONENTES DE VETOR E PRODUTOS ESCALAR E VETORIAL.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA COMO O EMPRESÁRIO HENRY FORD CONTRIBUIU PARA O AUMENTO DO SALÁRIO DOS EMPREGADOS DE SUA FÁBRICA, MOVIMENTO CONHECIDO NA HISTÓRIA COMO FORDISMO. O PROFESSOR FALA TAMBÉM DOS MOVIMENTOS TRABALHISTAS, DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E DO DESEMPREGO. COM O DESEMPREGO, COMEÇA A ONDA DE EMIGRAÇÕES PARA AS COLÔNIAS BRITÂNICAS, PRINCIPALMENTE PARA OS ESTADOS UNIDOS.
O PROGRAMA DISCUTE O ENSINO DA NORMA CULTA (AQUELA REGIDA PELA GRAMÁTICA DE UMA DETERMINADA LÍNGUA) NA ALFABETIZAÇÃO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO DURANTE ESTE PROCESSO. O PROGRAMA OUVIU O GRAMÁTICO EVANILDO BECHARA E A DOUTORA PELA UFRJ EM EDUCAÇÃO LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE.