PGM 05 - LEGENDADO - MOVIMENTO EM 2D E 3D PARTE 1
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA A EXPANSÃO FINANCEIRA DA EUROPA NO SÉCULO XIX, A POBREZA E O DECLÍNIO DO MUNDO FORA DO CONTINENTE EUROPEU. AS ECONOMIAS ASIÁTICAS E AFRICANAS SÃO TOTALMENTE DEPENDENTES DA ECONOMIA EUROPEIA: ESTE É O OUTRO LADO DA INDUSTRIALIZAÇÃO EM MEADOS DO SÉCULO XIX. O PROFESSOR FALA TAMBÉM DA HEGEMONIA DA GRÃ BRETANHA, O AUGE DO IMPERIALISMO DO LIVRE COMÉRCIO, E COMO A SUPREMACIA NAVAL BRITÂNICA CONTRIBUIU PARA ESSA HEGEMONIA.
SP ARQUEOLOGIA VAI AO LITORAL SUL DE SÃO PAULO ENCONTRAR MARIA CRISTINA MINEIRO SCATAMACCHIA, LIVRE DOCENTE EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA PELO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. LÁ, FOMOS CONHECER UM SAMBAQUI (MONTE DE CONCHAS, EM TUPI) EM ILHA COMPRIDA, MARCA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO, QUE ERAM COLETORES-PESCADORES.
NA ÚLTIMA AULA DO CURSO ADEUS WEBER, ORGANIZADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA, O PROFESSOR GABRIEL COHN CONTA COMO O FILÓSOFO MAX WEBER ENFRENTA A QUESTÃO DA MODERNIDADE. NA AULA, O PROFESSOR DA FFCLH-USP FALA SOBRE O DESCONFORTO DEMONSTRADO POR WEBER E CONFRONTA SEU PENSAMENTO COM O DO SOCIÓLOGO ALEMÃO, NIKLAS LUHMANN.
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO (LABJOR) DA UNICAMP COMEMOROU 20 ANOS COM O SIMPÓSIO "A QUESTÃO DA IMPRENSA: TECNOLOGIA, TRANSPARÊNCIA, AUTORREGULAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO", REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2014. CRIADO EM 1994 NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE (NUDECRI), JUNTAMENTE COM O LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB), O LABJOR É UM DOS PRINCIPAIS CENTROS DE REFERÊNCIA EM JORNALISMO CIENTÍFICO DO PAÍS, TENDO FORMADO MAIS DE 400 JORNALISTAS, PESQUISADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. COMO CONVIDADOS ESPECIAIS, OS FUNDADORES DO LABORATÓRIO: PROFESSOR E COORDENADOR CARLOS VOGT, E O JORNALISTA ALBERTO DINES, EDITOR DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, QUE REPRESENTOU O TERCEIRO IDEALIZADOR DO PROJETO, PROFESSOR JOSÉ MARQUES DE MELO, DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
O TEMPO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA HISTÓRIA; A RELAÇÃO ENTRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E O IMBRICAMENTO E O PAPEL DO HISTORIADOR NESSE PROCESSO CONSTITUTIVO SÃO OS TEMAS DESTE PROGRAMA.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, FALA DA ORIGEM DO CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. O QUE MUDOU NA SOCIEDADE E NA POLÍTICA DO IMPÉRIO DEPOIS QUE CONSTANTINO CONCEDEU LIBERDADE DE CULTO AOS CRISTÃOS E LEVOU A CAPITAL PARA CONSTANTINOPLA. A INFLUÊNCIA DOS TEMAS CRISTÃOS NAS ARTES E A COMPARAÇÃO COM AS PINTURAS CLÁSSICAS GRECO-ROMANAS. COMO AS IMAGENS ERAM USADAS PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO E COMO ERAM AS REPRESENTAÇÕES PLÁSTICAS DESTE PERÍODO. O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, AS PINTURAS DAS CATACUMBAS E O TIPO DE ESCULTURA CRIADA PARA ORNAMENTAR SARCÓFAGOS DE IMPERADORES E RELIGIOSOS.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA USA MAPAS ANTIGOS PARA MOSTRAR COMO O DESENHO DA AMÉRICA FOI SENDO DEFINIDO CONFORME SUA OCUPAÇÃO. ELE MOSTRA COMO É POSSÍVEL IDENTIFICAR SITUAÇÕES E MOMENTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO E COMPARAÇÃO DE FRONTEIRAS E TERRITÓRIOS DE DIFERENTES ÉPOCAS.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
A EQUIPE DA UNIVESP TV VIAJOU ATÉ OS MUNICÍPIOS DE IPORANGA E APIAÍ, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA CONHECER O BAGRE CEGO DE IPORANGA, O PRIMEIRO PEIXE DE CAVERNA DESCRITO NA AMÉRICA DO SUL. PARA ENTENDER MELHOR COMO ESTA ESPÉCIE SE DESENVOLVEU, A REPORTAGEM ENTREVISTOU PESQUISADORES E VISITOU UMA DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, O PETAR.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O TEMPO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA HISTÓRIA; A RELAÇÃO ENTRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E O IMBRICAMENTO E O PAPEL DO HISTORIADOR NESSE PROCESSO CONSTITUTIVO SÃO OS TEMAS DESTE PROGRAMA.
NA PRIMEIRA PARTE, PEDRO MEIRA INICIA O COLÓQUIO COM UMA DEFINIÇÃO DE SÍNCOPA QUE, SEGUNDO ELE, APONTA PARA UMA CONDIÇÃO DE QUEBRA, UM DESVIO DA ORDEM ESTABELECIDA. ESTA ORDEM ESTABELECIDA A QUE ELE SE REFERE COMEÇA PELA MÚSICA, CAMINHA PELA DANÇA E ENTRA NO PENSAMENTO. O PROFESSOR DE PRINCETON PRETENDE ENTENDER SE UMA REFLEXÃO SOBRE A SÍNCOPA AJUDARIA A COMPREENDER DE FORMA MAIS DENSA AS DINÂMICAS CULTURAIS A PARTIR DA MÚSICA E DA DANÇA.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
UMA ARTE FEITA POR MONGES, EM PALÁCIOS E MOSTEIROS, PARA SER VISTA PELOS OLHOS DIVINOS E NÃO PELOS OLHOS DA MULTIDÃO. ESSA É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ILUMINURAS, A ARTE MONÁSTICA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA OCIDENTAL POR INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO. NAS REPRESENTAÇÕES DE CRISTO E DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, ESTÃO PRESENTES A DILUIÇÃO DA MATÉRIA E DO CORPO, PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DA ESCOLA DE ARTE DA CORTE DE CARLOS MAGNO. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, TAMBÉM ANALISA ILUMINURAS DO EVANGELHO DE LINDISFARNE E DO LIVRO DE KELLS. COMO ELAS ERAM CONFECCIONADAS, A UTILIZAÇÃO DO PERGAMINHO, O TIPO DE TINTA E O SIGNIFICADO DAS DECORAÇÕES.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA PORQUE HÁ TANTOS AUTORES DESCONHECIDOS DURANTE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL, TANTO NA LITERATURA QUANTO NA POESIA, PRINCIPALMENTE NOS SÉCULOS XV E XVI. SEGUNDO O PROFESSOR, A AUTORIA DE OBRAS LITERÁRIAS TORNA-SE MAIS VISÍVEL SÓ NO SÉCULO XVIII, COINCIDINDO COM A FORMAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA E O SENTIMENTO DE BRASILIDADE.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, EXPLICA O QUE SÃO PLANETAS ANÕES E CITA CINCO PLANETAS CLASSIFICADOS COMO ANÕES: PLUTÃO, CERES, HAUMEA, MAKEMAKE E ERIS. ELE TAMBÉM CITA ALGUNS CANDIDATOS, TAIS COMO ORCUS, SALACIA E QUAOAR.
OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESTA AULA DA PROFESSORA ANA MARIA VANIN.
AULA DO CURSO REGULAR DE GRADUAÇÃO FÍSICA GERAL I, DO INSTITUTO DE FÍSICA "GLEB WATAGHIN" DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, COM O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA A EXPANSÃO FINANCEIRA DA EUROPA NO SÉCULO XIX, A POBREZA E O DECLÍNIO DO MUNDO FORA DO CONTINENTE EUROPEU. AS ECONOMIAS ASIÁTICAS E AFRICANAS SÃO TOTALMENTE DEPENDENTES DA ECONOMIA EUROPEIA: ESTE É O OUTRO LADO DA INDUSTRIALIZAÇÃO EM MEADOS DO SÉCULO XIX. O PROFESSOR FALA TAMBÉM DA HEGEMONIA DA GRÃ BRETANHA, O AUGE DO IMPERIALISMO DO LIVRE COMÉRCIO, E COMO A SUPREMACIA NAVAL BRITÂNICA CONTRIBUIU PARA ESSA HEGEMONIA.
O TEMPO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA HISTÓRIA; A RELAÇÃO ENTRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E O IMBRICAMENTO E O PAPEL DO HISTORIADOR NESSE PROCESSO CONSTITUTIVO SÃO OS TEMAS DESTE PROGRAMA.