PGM 10 - LEGENDADO - FORÇA E MOVIMENTO II PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DÁ CONTINUIDADE AOS CONCEITOS DE FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DÁ CONTINUIDADE AOS CONCEITOS DE FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CONTINUA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA. O CENÁRIO GEOGRÁFICO DA ÉPOCA, E OS ESTÁGIOS DESSA UNIFICAÇÃO, QUE SEMPRE FORAM FEITOS ATRAVÉS DE GUERRAS. APÓS A UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA, É A VEZ DA ALEMANHA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX APARECE PELA PRIMEIRA VEZ UM NACIONALISMO ALEMÃO. É UM PROCESSO CONSERVADOR E AUTORITÁRIO PRUSSIANO RESPONSÁVEL PELA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
NA PRIMEIRA PARTE, PEDRO MEIRA INICIA O COLÓQUIO COM UMA DEFINIÇÃO DE SÍNCOPA QUE, SEGUNDO ELE, APONTA PARA UMA CONDIÇÃO DE QUEBRA, UM DESVIO DA ORDEM ESTABELECIDA. ESTA ORDEM ESTABELECIDA A QUE ELE SE REFERE COMEÇA PELA MÚSICA, CAMINHA PELA DANÇA E ENTRA NO PENSAMENTO. O PROFESSOR DE PRINCETON PRETENDE ENTENDER SE UMA REFLEXÃO SOBRE A SÍNCOPA AJUDARIA A COMPREENDER DE FORMA MAIS DENSA AS DINÂMICAS CULTURAIS A PARTIR DA MÚSICA E DA DANÇA.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
USAR CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SÓ PROFISSÃO? É O QUE O BIOINFORMATA FAZ.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DÁ CONTINUIDADE AOS CONCEITOS DE FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROGRAMA ABORDA A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRIAÇÃO DE FERROVIAS - UTILIZANDO PARA ISSO O SISTEMA FERROVIÁRIO PAULISTA. O CAFÉ, A FERROVIA E A IMIGRAÇÃO COMO FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO SÃO CONTEÚDOS SUBJACENTES A "HISTÓRIA E FERROVIAS".
UMA ARTE FEITA POR MONGES, EM PALÁCIOS E MOSTEIROS, PARA SER VISTA PELOS OLHOS DIVINOS E NÃO PELOS OLHOS DA MULTIDÃO. ESSA É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ILUMINURAS, A ARTE MONÁSTICA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA OCIDENTAL POR INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO. NAS REPRESENTAÇÕES DE CRISTO E DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, ESTÃO PRESENTES A DILUIÇÃO DA MATÉRIA E DO CORPO, PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DA ESCOLA DE ARTE DA CORTE DE CARLOS MAGNO. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, TAMBÉM ANALISA ILUMINURAS DO EVANGELHO DE LINDISFARNE E DO LIVRO DE KELLS. COMO ELAS ERAM CONFECCIONADAS, A UTILIZAÇÃO DO PERGAMINHO, O TIPO DE TINTA E O SIGNIFICADO DAS DECORAÇÕES.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTIU A REALIDADE DA ESCRAVIDÃO, UM FATOR ESTRUTURAL DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE ATRAVESSA TODA A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, A PARTIR DO SÉCULO XVI. DE MUITAS MANEIRAS, AFIRMOU O PROFESSOR, HERDAMOS ALGUMAS DETERMINAÇÕES ESSENCIAIS DESSA SOCIEDADE ESCRAVISTA COLONIAL QUE PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE. UM EXEMPLO É O RACISMO QUE, AO LONGO DO TEMPO, TEM ASSOCIADO A COR DA PELE NEGRA A UMA DIFERENÇA SOCIAL.
USAR CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SÓ PROFISSÃO? É O QUE O BIOINFORMATA FAZ.
O PROGRAMA ABORDA A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRIAÇÃO DE FERROVIAS - UTILIZANDO PARA ISSO O SISTEMA FERROVIÁRIO PAULISTA. O CAFÉ, A FERROVIA E A IMIGRAÇÃO COMO FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO SÃO CONTEÚDOS SUBJACENTES A "HISTÓRIA E FERROVIAS".
O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DESDE O DESCOBRIMENTO ATÉ O SÉCULO XVIII. DURANTE A COLÔNIA NÃO HAVIA NO BRASIL UM SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE AS PROVÍNCIAS. O PROFESSOR DÁ O EXEMPLO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, EM 1789, QUE FOI UM ACONTECIMENTO RESTRITO A MINAS GERAIS, NÃO SE EXPANDIU PELAS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O CONCEITO DE NAÇÃO, DE SER BRASILEIRO, SÓ SURGIU MESMO APÓS A INDEPENDÊNCIA, EM 1822.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, ABORDA OS SEGUINTES TEMAS: COMETA DE HALLEY, MODELO DE WIPPLE, COMETA ISON E A NUVEM DE OORT.
BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESSA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN DÁ CONTINUIDADE AOS CONCEITOS DE FORÇAS ESPECIAIS, FORÇA GRAVITACIONAL, TRAÇÃO, NORMAL E A TERCEIRA LEI DE NEWTON.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CONTINUA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA. O CENÁRIO GEOGRÁFICO DA ÉPOCA, E OS ESTÁGIOS DESSA UNIFICAÇÃO, QUE SEMPRE FORAM FEITOS ATRAVÉS DE GUERRAS. APÓS A UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA, É A VEZ DA ALEMANHA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX APARECE PELA PRIMEIRA VEZ UM NACIONALISMO ALEMÃO. É UM PROCESSO CONSERVADOR E AUTORITÁRIO PRUSSIANO RESPONSÁVEL PELA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA.
O PROGRAMA ABORDA A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRIAÇÃO DE FERROVIAS - UTILIZANDO PARA ISSO O SISTEMA FERROVIÁRIO PAULISTA. O CAFÉ, A FERROVIA E A IMIGRAÇÃO COMO FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO SÃO CONTEÚDOS SUBJACENTES A "HISTÓRIA E FERROVIAS".