PGM 09 - LEGENDADO - FORÇA E MOVIMENTO II PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE OS RESULTADOS DA GUERRA DA CRIMÉIA E A FRAQUEZA DA GRÃ BRETANHA NO PERÍODO SUBSEQUENTE. O PROFESSOR FALA TAMBÉM SOBRE A REVOLTA INDIANA DE 1857, A EXPANSÃO INDUSTRIAL DA FRANÇA, E OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS.
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.
O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
O PROGRAMA ABORDA AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS E AS LETRAS DE MÚSICAS COMO ELO PARA O CONTEÚDO HISTÓRICO, ATRAVÉS DE DOIS CASOS PRÁTICOS: EM UM DELES, UMA ESCOLA DE CAMPINAS NA QUAL A PROFESSORA TRABALHA A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES E, NO OUTRO, O PROFESSOR ALEXANDRE VIZZOTTO, DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR ADOLFO GORDO NUMA AULA SOBRE "UTOPIA".
NA PRIMEIRA PARTE, PEDRO MEIRA INICIA O COLÓQUIO COM UMA DEFINIÇÃO DE SÍNCOPA QUE, SEGUNDO ELE, APONTA PARA UMA CONDIÇÃO DE QUEBRA, UM DESVIO DA ORDEM ESTABELECIDA. ESTA ORDEM ESTABELECIDA A QUE ELE SE REFERE COMEÇA PELA MÚSICA, CAMINHA PELA DANÇA E ENTRA NO PENSAMENTO. O PROFESSOR DE PRINCETON PRETENDE ENTENDER SE UMA REFLEXÃO SOBRE A SÍNCOPA AJUDARIA A COMPREENDER DE FORMA MAIS DENSA AS DINÂMICAS CULTURAIS A PARTIR DA MÚSICA E DA DANÇA.
PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA A DISCIPLINA METEOROLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, FALA DA ORIGEM DO CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. O QUE MUDOU NA SOCIEDADE E NA POLÍTICA DO IMPÉRIO DEPOIS QUE CONSTANTINO CONCEDEU LIBERDADE DE CULTO AOS CRISTÃOS E LEVOU A CAPITAL PARA CONSTANTINOPLA. A INFLUÊNCIA DOS TEMAS CRISTÃOS NAS ARTES E A COMPARAÇÃO COM AS PINTURAS CLÁSSICAS GRECO-ROMANAS. COMO AS IMAGENS ERAM USADAS PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO E COMO ERAM AS REPRESENTAÇÕES PLÁSTICAS DESTE PERÍODO. O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS, AS PINTURAS DAS CATACUMBAS E O TIPO DE ESCULTURA CRIADA PARA ORNAMENTAR SARCÓFAGOS DE IMPERADORES E RELIGIOSOS.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTIU A REALIDADE DA ESCRAVIDÃO, UM FATOR ESTRUTURAL DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE ATRAVESSA TODA A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, A PARTIR DO SÉCULO XVI. DE MUITAS MANEIRAS, AFIRMOU O PROFESSOR, HERDAMOS ALGUMAS DETERMINAÇÕES ESSENCIAIS DESSA SOCIEDADE ESCRAVISTA COLONIAL QUE PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE. UM EXEMPLO É O RACISMO QUE, AO LONGO DO TEMPO, TEM ASSOCIADO A COR DA PELE NEGRA A UMA DIFERENÇA SOCIAL.
O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.
O PROGRAMA ABORDA AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS E AS LETRAS DE MÚSICAS COMO ELO PARA O CONTEÚDO HISTÓRICO, ATRAVÉS DE DOIS CASOS PRÁTICOS: EM UM DELES, UMA ESCOLA DE CAMPINAS NA QUAL A PROFESSORA TRABALHA A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES E, NO OUTRO, O PROFESSOR ALEXANDRE VIZZOTTO, DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR ADOLFO GORDO NUMA AULA SOBRE "UTOPIA".
TRABALHADORES DO BRASIL É A SEGUNDA REPORTAGEM DA SÉRIE SOBRE OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL. NESTE PROGRAMA, VAMOS TENTAR ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA CLASSE TRABALHADORA NO PERÍODO DA QUARTA REPÚBLICA, QUE VAI DE 1946 A 1964. ESTUDIOSOS DO TEMA NOS AJUDAM A RESPONDER COMO ERA A RELAÇÃO DAS MASSAS POPULARES COM O GOVERNO GETÚLIO VARGAS E DE QUE MANEIRA ESTA APROXIMAÇÃO PODE TER CONTRIBUÍDO PARA O GOLPE DE 1964. FORAM ENTREVISTADOS PEDRO PAULO ZAHLUTH BASTOS, DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP, ANGELA DE CASTRO GOMES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RODRIGO PATTO SÁ MOTA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, E JOSÉ ÁLVARO MOISÉS E MARCOS NAPOLITANO, DA USP.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP O HISTORIADOR, DOUTOR E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, JORGE FERREIRA, FAZ UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO GOLPE DE 64. ELE PARTE DA PREMISSA DE QUE O GOLPE NÃO ERA INEVITÁVEL E QUE OS ATORES POLÍTICOS DA ÉPOCA NÃO TINHAM COMO SABER QUE AS DECISÕES QUE TOMARAM IRIAM SE TRANSFORMAR EM 20 ANOS DE DITADURA. ELE TAMBÉM DEFENDE QUE O GOLPE NÃO FOI CONTRA AS REFORMAS DE BASE PROPOSTAS POR JANGO, MAS SIM CONTRA AS ESQUERDAS. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DESDE O DESCOBRIMENTO ATÉ O SÉCULO XVIII. DURANTE A COLÔNIA NÃO HAVIA NO BRASIL UM SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE AS PROVÍNCIAS. O PROFESSOR DÁ O EXEMPLO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, EM 1789, QUE FOI UM ACONTECIMENTO RESTRITO A MINAS GERAIS, NÃO SE EXPANDIU PELAS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O CONCEITO DE NAÇÃO, DE SER BRASILEIRO, SÓ SURGIU MESMO APÓS A INDEPENDÊNCIA, EM 1822.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, ESTUDA AS LUAS DE JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO, MARTE E DA TERRA. ELE TAMBÉM FALA DA ÁGUA E DOS TIPOS DE CHUVA PRESENTES EM PLANETAS E LUAS DA VIA LÁCTEA. O PROFESSOR TAMBÉM CITA OS ANÉIS DE SATURNO E A ATIVIDADE GEOLÓGICA DE PLANETAS COMO A TERRA.
BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESSA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN TRABALHA AS FORÇAS FUNDAMENTAIS, FORÇAS DE ATRITO E O ATRITO EM FLUIDOS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE OS RESULTADOS DA GUERRA DA CRIMÉIA E A FRAQUEZA DA GRÃ BRETANHA NO PERÍODO SUBSEQUENTE. O PROFESSOR FALA TAMBÉM SOBRE A REVOLTA INDIANA DE 1857, A EXPANSÃO INDUSTRIAL DA FRANÇA, E OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS.
O PROGRAMA ABORDA AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS E AS LETRAS DE MÚSICAS COMO ELO PARA O CONTEÚDO HISTÓRICO, ATRAVÉS DE DOIS CASOS PRÁTICOS: EM UM DELES, UMA ESCOLA DE CAMPINAS NA QUAL A PROFESSORA TRABALHA A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES E, NO OUTRO, O PROFESSOR ALEXANDRE VIZZOTTO, DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR ADOLFO GORDO NUMA AULA SOBRE "UTOPIA".