PGM 13 - LEGENDADO - ENERGIA POTENCIAL PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA O SISTEMA BISMARCKIANO E O SISTEMA DIPLOMÁTICO NA EUROPA. A ALEMANHA TENTA COMBATER O REVANCHISMO FRANCÊS E CRIA UMA SÉRIE DE ALIANÇAS. O CHANCELER ALEMÃO CONVOCA O CONGRESSO DE BERLIM, EM 1876, E SE DECLARA COMO ?CORRETOR DA PAZ? NA EUROPA. APÓS O AVANÇO TERRITORIAL DA FRANÇA, BISMARCK LANÇA ?TODOS CONTRA A FRANÇA?, A ALIANÇA QUE INCLUI ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO, ITÁLIA.
A AULA TRAZ A HISTÓRIA DAS GEOCIÊNCIAS E SUAS DESCOBERTAS AO LONGO DA CIVILIZAÇÃO: A INTRODUÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO MUNDO ANTIGO ATRAVÉS DE ARISTÓTELES; O CONFRONTO DE IDEIAS ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO; O DESENVOLVIMENTO DA GEOLOGIA NOS SÉCULOS 19 E 20 E A REVOLUÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS DE 1950 A 1970. DURANTE A AULA, O PROFESSOR WILSON TEIXEIRA APONTA EXEMPLOS DE CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS, COMO: GEORGIUS AGRICOLA (1494 - 1555) - CONSIDERADO ?PAI DA MINERALOGIA? POR APRESENTAR NO LIVRO ?DE RE METALLICA? UM TRATADO SOBRE MINERAIS E MINÉRIOS; NIELS STENSEN (STENO) (1638 - 1686) - RESPONSÁVEL POR INSTITUIR OS TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ESTRATIGRAFIA, DENTRE ELES A ?SUPERPOSIÇÃO DE CAMADAS?, QUE PERMITIU UMA CORRETA VISÃO GEOLÓGICA DO MUNDO, E WILLIAN SMITH - MENTOR DO PRIMEIRO MAPA (1815) DE CAMADAS GEOLÓGICAS COM BASE NA CORRELAÇÃO TEMPORAL DE FÓSSEIS E ?CAMADAS-GUIA?.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
O TRABALHO COM A ESTRATÉGIA DE PROJETOS LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE PROGRAMA SÃO APRESENTADAS DUAS EXPERIÊNCIAS ONDE O APRENDIZADO DE HISTÓRIA SE DÁ EM PROCESSO, NO PRÓPRIO PERCURSO DA PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR. COM A PARTICIPAÇÃO DE ULISSES ARAÚJO, DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP E NILSON JOSÉ MACHADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA SOBRE: AS FAMÍLIAS ORBITAIS E ESPECTRAIS DOS ASTEROIDES, O CINTURÃO DE KUIPER, PEQUENOS E GRANDES CORPOS NO SISTEMA SOLAR E OS OBJETOS COM ÓRBITAS PRÓXIMAS À TERRA.
A cidade de São Paulo que até os anos vinte do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português , se transforma com a criação da Academia de Direito , atual Faculdade de Direito da USP . No Largo São Francisco nasce uma geração de escritores . Nascem também novas idéias que levarão a importantes transformações políticas no país , como o abolicionismo.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.
NESTA ENTREVISTA DA PROFESSORA DE FILOSOFIA JEANNE MARIE GAGNEBIN, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS: A LINGUAGEM COMO ELEMENTO FORMADOR DO HOMEM E O PAPEL DA MEMÓRIA NESTE PROCESSO; A MEMÓRIA COLETIVA NA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN E AS ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, NARRATIVA E HISTÓRIA.
DANDO CONTINUIDADE À AULA SOBRE; ATELIÊS EXPANDIDOS NO BRASIL, MARISA FLÓRIDO CESAR, DA ESCOLA DE BELAS ARTES - UFRJ, APRESENTA LOCAIS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS DESTACANDO OS CASOS DOS BRASILEIROS LETÍCIA PARENTE, CARLOS ZÍLIO, ANDRÉ SANTANGELO, BEATRIZ LEMOS E CRISTINA RIBAS.
EM SUA PALESTRA, A HISTORIADORA PAULA VERMEERSCH DESTACA FIGURAS COMO MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE, CONSIDERADO O PATRONO DA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA. OUTROS PERSONAGENS SÃO O ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR E O JOVEM JOAQUIM NABUCO QUE DURANTE DOIS ANOS SUSTENTARAM UMA POLÊMICA SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO JORNAL "O GLOBO". A EXPRESSÃO "ESCOLA BRASILEIRA DE ARTE" , QUE APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ NUMA EXPOSIÇÃO DA ACADEMIA IMPERIAL DE ARTES DO RIO DE JANEIRO, CAUSOU POLÊMICA ENTRE OS ARTICULISTA DO SÉCULO XIX. FATOS COMO ESTE ENVOLVERAM NOMES IMPORTANTES DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL, COMO O DO JORNALISTA LUIZ GONZAGA DUQUE ESTRADA.
"ARISTOCRACIA, GOVERNO E SOCIEDADE: AS INTERVENÇÕES DO MESTRE DE CRISTO NAS DISPUTAS ENTRE O CABIDO DA SÉ DE COIMBRA E O COMENDADOR DE SOURE ENTRE 1330 - 1350" - PALESTRA DO HISTORIADOR FABIANO FERNANDES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, NO ENCONTRO INTERNACIONAL FRANCO-BRASILEIRO "ARISTOCRACIA E IGREJA NA IDADE MÉDIA" DO GRUPO DE ESTUDOS MEDIEVAIS PORTUGUESES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. AS ORDENS RELIGIOSAS PORTUGUESAS FORAM FUNDAMENTAIS NA RECONQUISTA DO TERRITÓRIO EM POSSE DOS MUÇULMANOS, ENTRE OS SÉCULOS XII E XIII. EM RECOMPENSA PELO APOIO MILITAR, AS ORDENS RECEBERAM DOS REIS EXTENSOS DOMÍNIOS DE TERRAS. E OS MESTRES DAS ORDENS TORNARAM-SE PERSONAGENS CENTRAIS NA POLÍTICA DO REINO.
O programa traz a apresentação do cubano Aléxis Mendes, ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, do brasileiro Fabiano Borges, ganhador do IV Festival de Música Instrumental Brasileira (FEMIB, promovido pelo SESC), em 2002. Guitarríssimo é uma realização da Univesp TV e do Instituto Cervantes. Alexis Méndez nasce na Cidade de Havana, em Cuba. Gradua-se em 1995 com "Título de Ouro" do Instituto Superior de Arte, obteve diferentes prêmios em concursos Nacionais e Internacionais de violão. Ofereceu recitais, concertos e aulas magistrais em diferentes festivais internacionais de violão bem como em cenários da Bélgica, França, México, Peru, Chile, Argentina, Equador, Colômbia, Bolívia e Cuba. Até esta data tem três gravações "Habana en tus ojos"( 2001) produzido com guitarmasters na Argentina, " De la Rumba son "( 2006) e "En otra Dimensión" ( 2008) produzidos com a RTV no Peru. Fabiano Borges estuda o choro brasileiro e ao violão de sete cordas. Foi ganhador do IV Festival de Música Instrumental Brasileira (FEMIB, promovido pelo SESC), em 2002, e foi finalista de outros concursos e festivais. Seu trabalho é difundido no Equador, Peru, Argentina, Espanha e Alemanha, países nos quais já se apresentou como instrumentista.
A POLÊMICA QUE MARCOU A VIDA E A OBRA DE NELSON RODRIGUES ESTÁ NO LITERATURA DESTA SEMANA. AUTOR DE PEÇAS TEATRAIS, ROMANCES, CONTOS E FOLHETINS PARA JORNAIS, O ESCRITOR CRIOU ENREDOS EXPLOSIVOS QUE COLOCARAM O DESEJO E A TRAGÉDIA NA VIDA COTIDIANA. O PROGRAMA MOSTRA ENTREVISTAS MARCANTES E DIVERSAS VERSÕES DE SEUS TEXTOS PARA O CINEMA E O TEATRO.
O GOLPE É A PRIMEIRA REPORTAGEM DA SÉRIE 1964 E TRATA DO GOLPE CIVIL-MILITAR PROPRIAMENTE DITO. COM A AJUDA DOS PESQUISADORES JORGE FERREIRA (UFF), CARLOS FICO (UFRJ), LUIZ MONIZ BANDEIRA (UNIVERSIDADE DE HEIDELBERG) E JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO (UFSCAR), A UNIVESP TV CONTA COMO FORAM OS MESES FINAIS DO GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964), CULMINANDO NA DEPOSIÇÃO QUE LEVOU O PAÍS A UMA DITADURA DE 21 ANOS. QUAL BRASIL COUBE A GOULART GOVERNAR? QUAIS FORAM OS FATOS QUE LEVARAM AO GOLPE? POR QUE O PRESIDENTE NÃO RESISTIU? ESSAS SÃO AS PERGUNTAS QUE A REPORTAGEM TENTA RESPONDER.
A CIENTISTA POLÍTICA E DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE CHICAGO ARGELINA CHEIBUB FALA DA CRISE POLÍTICA QUE ANTECEDEU O GOLPE CIVIL MILITAR DE 64, INCLUSIVE A AMEAÇA DE GOLPE QUE QUASE IMPEDIU A POSSE DE JANGO EM 1961. ARGELINA PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE A CRISE FOI FRUTO DE UMA INCAPACIDADE DE SE CONCILIAR AS REFORMAS DE BASE QUE ERAM NECESSÁRIAS COM UM REGIME DEMOCRÁTICO.
QUARTA PARTE DA ADAPTAÇÃO DA PEÇA RICARDO III, DE SHAKESPEARE. O REI ESTÁ MORTO! EDUARDO IV MORRE POUCO TEMPO APÓS O SEU IRMÃO GEORGE E DEIXA O CAMINHO MAIS CURTO PARA RICARDO ASSUMIR O TRONO. MONTAGEM DE 2013, GRAVADA NO TEATRO JOÃO CAETANO, EM SÃO PAULO, TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JORGE LOURAÇO E DIREÇÃO DE MARCELO LAZZARATTO. O ELENCO, FORMADO POR 14 ATORES, É PROTAGONIZADO POR CHICO CARVALHO E MAYARA MAGRI.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA O SISTEMA BISMARCKIANO E O SISTEMA DIPLOMÁTICO NA EUROPA. A ALEMANHA TENTA COMBATER O REVANCHISMO FRANCÊS E CRIA UMA SÉRIE DE ALIANÇAS. O CHANCELER ALEMÃO CONVOCA O CONGRESSO DE BERLIM, EM 1876, E SE DECLARA COMO ?CORRETOR DA PAZ? NA EUROPA. APÓS O AVANÇO TERRITORIAL DA FRANÇA, BISMARCK LANÇA ?TODOS CONTRA A FRANÇA?, A ALIANÇA QUE INCLUI ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO, ITÁLIA.
O TRABALHO COM A ESTRATÉGIA DE PROJETOS LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE PROGRAMA SÃO APRESENTADAS DUAS EXPERIÊNCIAS ONDE O APRENDIZADO DE HISTÓRIA SE DÁ EM PROCESSO, NO PRÓPRIO PERCURSO DA PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR. COM A PARTICIPAÇÃO DE ULISSES ARAÚJO, DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP E NILSON JOSÉ MACHADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.