PGM 14 - LEGENDADO - ENERGIA POTENCIAL PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN FINALIZA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN FINALIZA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INICIA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE O IMPERIALISMO, PERÍODO QUE VAI DE 1870 A 1914. ELE FALA SOBRE O CRESCIMENTO DA INSTABILIDADE INTERNACIONAL A PARTIR DE 1870 E DO AUMENTO DAS DISPARIDADES ENTRE AS POTÊNCIAS. OS RESULTADOS SÃO: A EMERGÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, JAPÃO E ALEMANHA; A CRISE DA FRANÇA E DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO; E A INDUSTRIALIZAÇÃO DA RÚSSIA.
O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.
O PROGRAMA, DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, DISCUTE DE QUE MANEIRA OS AFRICANOS SÃO RETRATADOS PELA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, "A HISTÓRIA, O AFRICANO E O AFRO-BRASILEIRO" MOSTRA COMO A LEI 10.639, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESLOCAMENTO DA PERSPECTIVA HISTÓRICA AFRICANA, TRADICIONALMENTE CENTRADA NA EUROPA.
NESTA ENTREVISTA DA PROFESSORA DE FILOSOFIA JEANNE MARIE GAGNEBIN, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS: A LINGUAGEM COMO ELEMENTO FORMADOR DO HOMEM E O PAPEL DA MEMÓRIA NESTE PROCESSO; A MEMÓRIA COLETIVA NA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN E AS ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, NARRATIVA E HISTÓRIA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN FINALIZA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
PROGRAMA COMPLEMENTAR DA DISCIPLINA D-21, CONTEÚDO E DIDÁTICA DA HISTÓRIA, DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, TRAZ TRECHOS DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO INDIGENISTA EM DEZEMBRO DE 1999 AO PROGRAMA RODA VIVA, DA TV CULTURA. ELE FALA DA VIDA COM OS ÍNDIOS, DA CRIAÇÃO DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU E DO EMBATE ENTRE A CULTURA INDÍGENA E A CULTURA BRANCA.
OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESTA AULA DA PROFESSORA ANA MARIA VANIN.
A cidade de São Paulo que até os anos vinte do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português , se transforma com a criação da Academia de Direito , atual Faculdade de Direito da USP . No Largo São Francisco nasce uma geração de escritores . Nascem também novas idéias que levarão a importantes transformações políticas no país , como o abolicionismo.
ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.
O PROGRAMA ABORDA AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS E AS LETRAS DE MÚSICAS COMO ELO PARA O CONTEÚDO HISTÓRICO, ATRAVÉS DE DOIS CASOS PRÁTICOS: EM UM DELES, UMA ESCOLA DE CAMPINAS NA QUAL A PROFESSORA TRABALHA A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES E, NO OUTRO, O PROFESSOR ALEXANDRE VIZZOTTO, DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR ADOLFO GORDO NUMA AULA SOBRE "UTOPIA".
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN FINALIZA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INICIA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE O IMPERIALISMO, PERÍODO QUE VAI DE 1870 A 1914. ELE FALA SOBRE O CRESCIMENTO DA INSTABILIDADE INTERNACIONAL A PARTIR DE 1870 E DO AUMENTO DAS DISPARIDADES ENTRE AS POTÊNCIAS. OS RESULTADOS SÃO: A EMERGÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, JAPÃO E ALEMANHA; A CRISE DA FRANÇA E DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO; E A INDUSTRIALIZAÇÃO DA RÚSSIA.
PROGRAMA COMPLEMENTAR DA DISCIPLINA D-21, CONTEÚDO E DIDÁTICA DA HISTÓRIA, DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP, TRAZ TRECHOS DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO INDIGENISTA EM DEZEMBRO DE 1999 AO PROGRAMA RODA VIVA, DA TV CULTURA. ELE FALA DA VIDA COM OS ÍNDIOS, DA CRIAÇÃO DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU E DO EMBATE ENTRE A CULTURA INDÍGENA E A CULTURA BRANCA.