PGM 16 - LEGENDADO - SISTEMAS DE PARTÍCULAS PARTE 2
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN SEGUE COM AS EXPLICAÇÕES SOBRE SISTEMA DE PARTÍCULAS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN SEGUE COM AS EXPLICAÇÕES SOBRE SISTEMA DE PARTÍCULAS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA AS CAUSAS ESTRUTURAIS, ECONÔMICAS, DEMOGRÁFICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS DO IMPERIALISMO. O PROFESSOR EXPLICA TAMBÉM OS TIPOS DE SOCIEDADES COLONIZADAS: SOCIEDADES PRÉ-ESTATAIS, SEM ESTADO; E VELHOS IMPÉRIOS OCIDENTAIS, QUE JÁ TÊM UM ESTADO E SÃO MAIS RESISTENTES À COLONIZAÇÃO. A EXCEÇÃO É O JAPÃO.
O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN SEGUE COM AS EXPLICAÇÕES SOBRE SISTEMA DE PARTÍCULAS.
NA SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA, JOSÉ MIGUEL WISNIK EXEMPLIFICA COM MÚSICA O CONCEITO DE SINCOPAÇÃO E AMPLIA PARA AS QUESTÕES DO PENSAMENTO.
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DESDE O DESCOBRIMENTO ATÉ O SÉCULO XVIII. DURANTE A COLÔNIA NÃO HAVIA NO BRASIL UM SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE AS PROVÍNCIAS. O PROFESSOR DÁ O EXEMPLO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, EM 1789, QUE FOI UM ACONTECIMENTO RESTRITO A MINAS GERAIS, NÃO SE EXPANDIU PELAS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O CONCEITO DE NAÇÃO, DE SER BRASILEIRO, SÓ SURGIU MESMO APÓS A INDEPENDÊNCIA, EM 1822.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O PROGRAMA TRATA DO CURTO PERÍODO DO GAÚCHO JOÃO GOULART NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. DA RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS ATÉ O GOLPE CIVIL-MILITAR QUE INTERROMPEU A DEMOCRACIA BRASILEIRA MUITA COISA ACONTECEU. JANGO GOVERNOU SOB DOIS REGIMES DIFERENTES, PARLAMENTARISTA E PRESIDENCIALISTA; ENFRENTOU FORTE OPOSIÇÃO DA ELITE CONSERVADORA NO CONGRESSO NACIONAL; CONVIVEU DIARIAMENTE COM ACUSAÇÕES QUE O LIGAVAM A COMUNISTAS REVOLUCIONÁRIOS; TENTOU DAR CABO A UMA INFLAÇÃO ALARMANTE E A UMA PROGRESSIVA ELEVAÇÃO DO CUSTO DE VIDA ELABORANDO O PLANO TRIENAL; APROXIMOU-SE, ENFIM, DAS ESQUERDAS, A FIM DE CONSEGUIR APOIO POPULAR E PRESSIONAR O LEGISLATIVO A APROVAR REFORMAS DE BASE, ESTRUTURAIS, COMO A REFORMA AGRÁRIA. JANGO É CONSIDERADO FRACO E VACILANTE POR ALGUNS. POR OUTROS, UM POLÍTICO QUE TINHA BOAS INTENÇÕES E NÃO PODIA ADIVINHAR UM GOLPE QUE INSTITUIRIA UMA DITADURA DE 21 ANOS.
GRAVADO EM MARÇO DE 2014 NO SESC CONSOLAÇÃO - SP O HISTORIADOR E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, CARLOS FICO, FAZ UM RESUMO DE SEUS ESTUDOS E PESQUISAS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS SOBRE A REPRESSÃO DURANTE O REGIME MILITAR. ELE FAZ UMA DISTINÇÃO ENTRE REPRESSÃO POLÍTICA E VIOLÊNCIA POLICIAL, APLICADAS PELOS MILITARES, E TAMBÉM COMENTA A TESE DE ALGUNS HISTORIADORES QUE DEFENDEM QUE A VIOLÊNCIA DO REGIME SÓ ACONTECEU ENQUANTO O AI-5 ESTAVA EM VIGOR, DE 1968 A 1979, ANÁLISE COM A QUAL CARLOS FICO DISCORDA. REALIZAÇÃO: CENTRO BRASILEIRO DE ÁNALISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP
A ARTE ROMÂNICA DOS SÉCULOS X AO XIII É O TEMA DESTE PROGRAMA. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS, DA UNESP, DE SÃO PAULO, CONTA A ORIGEM DA ARTE ROMÂNICA E ANALISA AS PRINCIPAIS IGREJAS DESTE PERÍODO. O TERMO ROMÂNICO SURGIU NA FRANÇA, NO SÉCULO XIX, E SE REFERE À ARQUITETURA RELIGIOSA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA ENTRE OS SÉCULOS X E XIII. O PROFESSOR MOSTRA COMO AS IGREJAS ROMÂNICAS ERAM CONSTRUÍDAS, O QUE MUDOU COM RELAÇÃO ÀS IGREJAS ANTERIORES, OS MATERIAIS UTILIZADOS, A RELAÇÃO COM AS CATEDRAIS GÓTICAS E A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA ROMANA. ENTRE OS EXEMPLOS ESTÃO A CATEDRAL DE PISA E A BASÍLICA DE SANTO AMBRÓSIO, EM MILÃO, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA QUE OS CONFLITOS DURANTE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL OCORRIAM POR DIFERENTES MOTIVOS. POR SER UMA ECONOMIA AGRÁRIA E, PORTANTO, INSTÁVEL, A SAFRA INSUFICIENTE PODERIA CAUSAR FOME E CONSEQUENTES LEVANTES ENTRE OS COLONOS. O NÃO PAGAMENTO DO SOLDO AOS MILICIANOS (NÃO HAVIA AINDA EXÉRCITO FORMAL) ERA OUTRA CAUSA RECORRENTE DOS MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO. SEGUNDO O PROFESSOR, A MAIORIA DESSES CONFLITOS, FORA A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, TINHA CARACTERÍSTICAS CONSERVADORAS. EM GERAL LUTAVA-SE PARA QUE FOSSE RESTABELECIDA UMA SITUAÇÃO ANTERIOR QUE FORA PERDIDA E NÃO PARA MUDAR O MUNDO.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP ABORDA OS TÓPICOS: ESCALA DE MAGNITUDE, A COR DAS ESTRELAS E PARALAXE TRIGONOMÉTRICA.
OS ORGANISMOS QUE VIVEM NO SUBSTRATO OCEÂNICO RESPONDEM DE MANEIRAS DIFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES DO MEIO AMBIENTE. POR ISSO, MUITOS PODEM SER UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL. NESSA AULA VEMOS COMO E PORQUÊ ESSES ORGANISMOS RESPONDEM ÀS ALTERAÇÕES E QUAIS SÃO OS MELHORES PARA ALGUMAS SITUAÇÕES.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN SEGUE COM AS EXPLICAÇÕES SOBRE SISTEMA DE PARTÍCULAS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EXPLICA AS CAUSAS ESTRUTURAIS, ECONÔMICAS, DEMOGRÁFICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS DO IMPERIALISMO. O PROFESSOR EXPLICA TAMBÉM OS TIPOS DE SOCIEDADES COLONIZADAS: SOCIEDADES PRÉ-ESTATAIS, SEM ESTADO; E VELHOS IMPÉRIOS OCIDENTAIS, QUE JÁ TÊM UM ESTADO E SÃO MAIS RESISTENTES À COLONIZAÇÃO. A EXCEÇÃO É O JAPÃO.