PGM 17 - LEGENDADO - COLISÕES PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN UTILIZA DEMONSTRAÇÕES EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CONCEITOS SOBRE COLISÕES.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN UTILIZA DEMONSTRAÇÕES EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CONCEITOS SOBRE COLISÕES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE O CONGRESSO DE BERLIM, A BRIGA DOS COLONIZADORES PELA ÁFRICA E PELA ÁSIA CENTRAL. O PROFESSOR INICIA TAMBÉM SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A QUESTÃO ORIENTAL. A CHINA, MAIS CONSERVADORA, TENTA LIMITAR O COMÉRCIO COM OS OUTROS PAÍSES, ALEGANDO QUE SÃO AUTOSSUFICIENTES. A GRÃ BRETANHA COMEÇA COM UMA PENETRAÇÃO OCIDENTAL INFORMAL NA CHINA, EXPORTANDO ÓPIO E VICIANDO A POPULAÇÃO. QUANDO O IMPERADOR CHINÊS FECHA TOTALMENTE AS PORTAS PARA ESSE COMÉRCIO, ACONTECE UMA GUERRA, CONHECIDA COMO A GUERRA DO ÓPIO. A CHINA É DERROTADA E OS BRITÂNICOS PASSAM A IMPORTAR LIVREMENTE SEUS PRODUTOS AOS CHINESES, ABRINDO ESPAÇO PARA AS OUTRAS POTÊNCIAS EUROPEIAS TAMBÉM EXPORTAREM.
O PROGRAMA LEIS DO ELETROMAGNETISMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS DESCOBERTAS DO FÍSICO ESCOCÊS JAMES CLERK MAXWELL NO FINAL DO SÉCULO XIX E COMO ELAS MUDARAM O MUNDO. A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITOU O LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON, EM CAMPINAS, E A USINA DE TRAIÇÃO, NA CAPITAL PAULISTA, PARA SABER COMO AS CONTRIBUIÇÕES DE MAXWELL ESTÃO NA CIÊNCIA, NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E EM TODAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DO NOSSO DIA A DIA. PROGRAMA PRODUZIDO PELA UNIVESP TV PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS USP/UNIVESP.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.
NA SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA, JOSÉ MIGUEL WISNIK EXEMPLIFICA COM MÚSICA O CONCEITO DE SINCOPAÇÃO E AMPLIA PARA AS QUESTÕES DO PENSAMENTO.
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN UTILIZA DEMONSTRAÇÕES EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CONCEITOS SOBRE COLISÕES.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCUTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DESDE O DESCOBRIMENTO ATÉ O SÉCULO XVIII. DURANTE A COLÔNIA NÃO HAVIA NO BRASIL UM SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE AS PROVÍNCIAS. O PROFESSOR DÁ O EXEMPLO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, EM 1789, QUE FOI UM ACONTECIMENTO RESTRITO A MINAS GERAIS, NÃO SE EXPANDIU PELAS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O CONCEITO DE NAÇÃO, DE SER BRASILEIRO, SÓ SURGIU MESMO APÓS A INDEPENDÊNCIA, EM 1822.
O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.
GRAVADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO, O PROGRAMA MOSTRA COMO AS PROFESSORAS ENSINAM AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE ESTATÍSTICA AOS ALUNOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, OU SEJA, A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS DESDE OS ANOS INICIAIS TEM O OBJETIVO DE PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O MUNDO EM QUE VIVEMOS. ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DÃO EXEMPLOS DE COMO A ESTATÍSTICA TRADUZ A REALIDADE E INFLUENCIA AS DECISÕES DAS PESSOAS.
A ARTE ROMÂNICA DOS SÉCULOS X AO XIII É O TEMA DESTE PROGRAMA. O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS, DA UNESP, DE SÃO PAULO, CONTA A ORIGEM DA ARTE ROMÂNICA E ANALISA AS PRINCIPAIS IGREJAS DESTE PERÍODO. O TERMO ROMÂNICO SURGIU NA FRANÇA, NO SÉCULO XIX, E SE REFERE À ARQUITETURA RELIGIOSA QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA ENTRE OS SÉCULOS X E XIII. O PROFESSOR MOSTRA COMO AS IGREJAS ROMÂNICAS ERAM CONSTRUÍDAS, O QUE MUDOU COM RELAÇÃO ÀS IGREJAS ANTERIORES, OS MATERIAIS UTILIZADOS, A RELAÇÃO COM AS CATEDRAIS GÓTICAS E A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA ROMANA. ENTRE OS EXEMPLOS ESTÃO A CATEDRAL DE PISA E A BASÍLICA DE SANTO AMBRÓSIO, EM MILÃO, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCORRE SOBRE A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL, SEGUNDO A OBRA DO HISTORIADOR FERNANDO NOVAIS. A CRISE NO PERÍODO ENTRE 1777 E 1808 NÃO SE RESTRINGE A PORTUGAL E BRASIL, MAS ABRANGE TODAS AS METRÓPOLES EUROPEIAS E SUAS COLÔNIAS. DE ACORDO COM O AUTOR, A DOMINAÇÃO POLÍTICA SOBRE AS COLÔNIAS E A PROTEÇÃO AO COMÉRCIO, SEMPRE NA DEFESA DOS INTERESSES DAS METRÓPOLES, FORAM AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS TENSÕES DA ÉPOCA. A SITUAÇÃO SE AGRAVA QUANDO ALGUMAS COLÔNIAS COMEÇAM A SE TORNAR ECONOMICAMENTE MAIS FORTES QUE AS METRÓPOLES.
O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP FALA SOBRE: ESPECTROSCOPIA, A LEI DE WIEN E SUBCLASSES DE TEMPERATURA.
OS ORGANISMOS QUE VIVEM NO SUBSTRATO OCEÂNICO RESPONDEM DE MANEIRAS DIFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES DO MEIO AMBIENTE. POR ISSO, MUITOS PODEM SER UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL. NESSA AULA VEMOS COMO E PORQUÊ ESSES ORGANISMOS RESPONDEM ÀS ALTERAÇÕES E QUAIS SÃO OS MELHORES PARA ALGUMAS SITUAÇÕES.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN UTILIZA DEMONSTRAÇÕES EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CONCEITOS SOBRE COLISÕES.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE O CONGRESSO DE BERLIM, A BRIGA DOS COLONIZADORES PELA ÁFRICA E PELA ÁSIA CENTRAL. O PROFESSOR INICIA TAMBÉM SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A QUESTÃO ORIENTAL. A CHINA, MAIS CONSERVADORA, TENTA LIMITAR O COMÉRCIO COM OS OUTROS PAÍSES, ALEGANDO QUE SÃO AUTOSSUFICIENTES. A GRÃ BRETANHA COMEÇA COM UMA PENETRAÇÃO OCIDENTAL INFORMAL NA CHINA, EXPORTANDO ÓPIO E VICIANDO A POPULAÇÃO. QUANDO O IMPERADOR CHINÊS FECHA TOTALMENTE AS PORTAS PARA ESSE COMÉRCIO, ACONTECE UMA GUERRA, CONHECIDA COMO A GUERRA DO ÓPIO. A CHINA É DERROTADA E OS BRITÂNICOS PASSAM A IMPORTAR LIVREMENTE SEUS PRODUTOS AOS CHINESES, ABRINDO ESPAÇO PARA AS OUTRAS POTÊNCIAS EUROPEIAS TAMBÉM EXPORTAREM.