PGM 19 - LEGENDADO - CINEMÁTICA DAS ROTAÇÕES PARTE 1
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONSIDERARÁ INICIALMENTE OS CASOS DE ROTAÇÃO EM TORNO DE UM EIXO FIXO, COMO O CASO DE MOVIMENTO DE ROLDANAS, ROTORES, CDS, ENTRE OUTROS.
Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000
Ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV, sintonizando o canal 2.2 na região metropolitana de São Paulo, 3.2 na região de Santos, 10.2 na região de Campinas, 4.2 na região de Ribeirão Preto e 27.2 na região de São José dos Campos. A Univesp TV é um canal de educação que leva você longe.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONSIDERARÁ INICIALMENTE OS CASOS DE ROTAÇÃO EM TORNO DE UM EIXO FIXO, COMO O CASO DE MOVIMENTO DE ROLDANAS, ROTORES, CDS, ENTRE OUTROS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS CRISES QUE ATINGIRAM A EUROPA NO FINAL DO SÉCULO XIX E AS CRISES INTERNACIONAIS QUE ACABARAM RESULTANDO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.
O MAIS COMUM É SER BIÓLOGO, QUÍMICO OU FÍSICO, MAS QUEM PROCURA A PÓS-GRADUAÇÃO EM LIMNOLOGIA SE TORNA UM ESPECIALISTA EM ESTUDOS DE ÁGUA DOCE.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONSIDERARÁ INICIALMENTE OS CASOS DE ROTAÇÃO EM TORNO DE UM EIXO FIXO, COMO O CASO DE MOVIMENTO DE ROLDANAS, ROTORES, CDS, ENTRE OUTROS.
COMO A ARTE NO SÉCULO XX É ATRAVESSADA PELO SEU TEMPO. O TEMPO DA TÉCNICA, DO IMPACTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO SOBRE O HOMEM -- DO MOVIMENTO DAS MÁQUINAS.
GRAVADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO, O PROGRAMA MOSTRA COMO AS PROFESSORAS ENSINAM AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE ESTATÍSTICA AOS ALUNOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, OU SEJA, A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS DESDE OS ANOS INICIAIS TEM O OBJETIVO DE PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O MUNDO EM QUE VIVEMOS. ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DÃO EXEMPLOS DE COMO A ESTATÍSTICA TRADUZ A REALIDADE E INFLUENCIA AS DECISÕES DAS PESSOAS.
A ARTE BIZANTINA NÃO TEM A FINALIDADE DE REPRESENTAR O SOFRIMENTO DE CRISTO. O OBJETIVO PRINCIPAL É MOSTRAR AOS FIÉIS O ESPLENDOR CELESTIAL, REPRESENTADO NO INTERIOR DAS IGREJAS COM DECORAÇÕES MAGNÍFICAS. NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DA UNESP DE SÃO PAULO, CONTA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BIZANTINO E ANALISA OS PRINCIPAIS ÍCONES DA ARTE BIZANTINA. ELE MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA, DOS MOSAICOS, A PRESENÇA DE FIGURAS BIDIMENSIONAIS E O SIGNIFICADO DAS CORES. E TAMBÉM FALA DOS SÍMBOLOS DO IMPÉRIO BIZANTINO, COMO IGREJA DE SANTA SOFIA, NA TURQUIA, E OS MOSAICOS BIZANTINOS DAS IGREJAS DE RAVENA, NA ITÁLIA.
NESTA AULA DO CURSO APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA, NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA MOSTRA QUE OS CONFLITOS DURANTE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL OCORRIAM POR DIFERENTES MOTIVOS. POR SER UMA ECONOMIA AGRÁRIA E, PORTANTO, INSTÁVEL, A SAFRA INSUFICIENTE PODERIA CAUSAR FOME E CONSEQUENTES LEVANTES ENTRE OS COLONOS. O NÃO PAGAMENTO DO SOLDO AOS MILICIANOS (NÃO HAVIA AINDA EXÉRCITO FORMAL) ERA OUTRA CAUSA RECORRENTE DOS MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO. SEGUNDO O PROFESSOR, A MAIORIA DESSES CONFLITOS, FORA A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, TINHA CARACTERÍSTICAS CONSERVADORAS. EM GERAL LUTAVA-SE PARA QUE FOSSE RESTABELECIDA UMA SITUAÇÃO ANTERIOR QUE FORA PERDIDA E NÃO PARA MUDAR O MUNDO.
JORGE FREITAS É O CARNAVALESCO DA ROSAS DE OURO, UMA ESCOLA DE SAMBA TRADICIONAL DE SÃO PAULO. ELE CONTA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES E O DIA A DIA DO PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DO CARNAVAL.
CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.
O MAIS COMUM É SER BIÓLOGO, QUÍMICO OU FÍSICO, MAS QUEM PROCURA A PÓS-GRADUAÇÃO EM LIMNOLOGIA SE TORNA UM ESPECIALISTA EM ESTUDOS DE ÁGUA DOCE.
COMO A ARTE NO SÉCULO XX É ATRAVESSADA PELO SEU TEMPO. O TEMPO DA TÉCNICA, DO IMPACTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO SOBRE O HOMEM -- DO MOVIMENTO DAS MÁQUINAS.
NA ÚLTIMA PARTE DO PROGRAMA, ANTÔNIO NÓBREGA FAZ UMA PALESTRA-ESPETÁCULO AO INTERPRETAR VÁRIAS DANÇAS REGIONAIS BRASILEIRAS. O BAILARINO FALA UM POUCO DO TRABALHO REALIZADO AO LONGO DE 40 ANOS COMO PESQUISADOR DAS LINGUAGENS CORPORAIS DAS DANÇAS BRASILEIRAS.
TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.
NESTE PROGRAMA, O PROFESSOR JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO, DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS DA UNESP, ANALISA AS CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS DA ARTE GÓTICA, QUE SURGIU NA EUROPA, NO FINAL DO SÉCULO 12 E INÍCIO DO SÉCULO 13. A ARQUITETURA RELIGIOSA É A PRINCIPAL MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA DESSE PERÍODO E MUITAS IGREJAS ROMÂNICAS SE TRANSFORMARAM EM CATEDRAIS GÓTICAS, UM EXEMPLO É A CATEDRAL DE CHARTRES, NA FRANÇA. AS TORRES ALTAS E A LUMINOSIDADE SÃO AS MARCAS DESSE ESTILO E O PROFESSOR MOSTRA DETALHES DE ALGUNS SÍMBOLOS GÓTICOS, COMO A CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE PARIS E A BASÍLICA DE SAINT-DENIS, TAMBÉM NA FRANÇA.
NESTA AULA DO CURSO "APOGEU, CRISE E FIM DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA", NA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA USP, O PROFESSOR JOÃO PAULO PIMENTA DISCORRE SOBRE A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL, SEGUNDO A OBRA DO HISTORIADOR FERNANDO NOVAIS. A CRISE NO PERÍODO ENTRE 1777 E 1808 NÃO SE RESTRINGE A PORTUGAL E BRASIL, MAS ABRANGE TODAS AS METRÓPOLES EUROPEIAS E SUAS COLÔNIAS. DE ACORDO COM O AUTOR, A DOMINAÇÃO POLÍTICA SOBRE AS COLÔNIAS E A PROTEÇÃO AO COMÉRCIO, SEMPRE NA DEFESA DOS INTERESSES DAS METRÓPOLES, FORAM AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS TENSÕES DA ÉPOCA. A SITUAÇÃO SE AGRAVA QUANDO ALGUMAS COLÔNIAS COMEÇAM A SE TORNAR ECONOMICAMENTE MAIS FORTES QUE AS METRÓPOLES.
NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP ABORDA OS TÓPICOS: CICLO DE CNO, CADEIA P-P, CICLO DO TRIPLO ALFA.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE BENTÔNICO DA PLATAFORMA CONTINENTAL, COMO AS COMUNIDADES DE MACROFAUNA SE RELACIONAM COM ESSE AMBIENTE E COMO ESSES ORGANISMOS SE RELACIONAM ENTRE SI, SÃO ALGUNS DOS ASSUNTOS ABORDADOS PELA PROFESSORA ANA MARIA VANIN NESTE PROGRAMA.
O PROFESSOR LUIZ MARCO BRESCANSIN CONSIDERARÁ INICIALMENTE OS CASOS DE ROTAÇÃO EM TORNO DE UM EIXO FIXO, COMO O CASO DE MOVIMENTO DE ROLDANAS, ROTORES, CDS, ENTRE OUTROS.
O PROFESSOR PETER DEMANT, DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FALA SOBRE AS CRISES QUE ATINGIRAM A EUROPA NO FINAL DO SÉCULO XIX E AS CRISES INTERNACIONAIS QUE ACABARAM RESULTANDO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
COMO A ARTE NO SÉCULO XX É ATRAVESSADA PELO SEU TEMPO. O TEMPO DA TÉCNICA, DO IMPACTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO SOBRE O HOMEM -- DO MOVIMENTO DAS MÁQUINAS.